Canal Brasil exibe entrevista inédita com Maeve Jinkings e maratona com filmes estrelados pela atriz

 Maeve Jinkings. Crédito: Gil Inoue

O Canal Brasil preparou uma mostra com diversos projetos da aclamada atriz brasileira Maeve Jinkings, que vai ao ar neste sábado, dia 6 de abril. Para abrir a maratona, às 18h, o canal exibe um Cinejornal inédito, em que Maeve conversa com Simone Zuccolotto sobre a sua trajetória no cinema brasileiro e comenta sobre alguns dos filmes que fazem parte da programação especial.

Na entrevista, a atriz fala sobre a importância dos filmes independentes em sua carreira, principalmente no cinema autoral nordestino e pernambucano, e menciona diretores como Kleber Mendonça Filho, Renata Pinheiro e Gabriel Mascaro, cineastas que assinam obras selecionadas para a programação de sábado. “Quando eu vim estudar teatro no sudeste, acho que de alguma maneira esqueci que existia um monte de coisa para além do eixo Rio - São Paulo. Quando fui para Pernambuco e conheci o cinema autoral pernambucano, eu estava vindo de uma trajetória de teatro coletivo de colaboração e entendi que ali eu poderia exercer uma coautoria. Então comecei a mergulhar em outras maneiras de atuar e de colaborar como atriz. De alguma maneira, acho que o cinema pernambucano me devolveu uma outra dimensão do nosso país", conta a atriz.

“Vaca Profana” é o primeiro filme da maratona e será exibido às 18h30, logo depois do Cinejornal. No curta do alagoano René Guerra, a atriz interpreta uma mãe perdida, que não se sente pronta para a maternidade. Às 18h50, vai ao ar “Era Uma Vez Eu, Verônica”, de Marcelo Gomes, que conta com uma participação especial de Maeve. Dirigido por Renata Pinheiro, “Amor, Plástico e Barulho”, de uma das "‘épocas de ouro’ do cinema pernambucano”, como diz Maeve no Cinejornal, ocupa a grade às 20h20. Pela performance no longa, a homenageada venceu troféus de Melhor Atriz em premiações como o Festival de Brasília e o BRAFFT, Festival de Cinema Brasileiro em Toronto.

Às 21h45 é a vez de “Carvão”, de Carolina Markowicz. O longa foi consagrado em diversos festivais internacionais e brasileiros, e traz Jinkings no papel de Irene, uma mãe do interior de São Paulo que decide esconder um criminoso argentino em casa, em troca de dinheiro. “Boi Neon”, que tem direção de Gabriel Mascaro e foi vencedor de quatro troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre eles o de Melhor Roteiro Original e Melhor Longa-metragem por votação popular,  vai ao ar às 23h35. À 1h20, o Canal Brasil exibe o renomado “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, mais uma parceria entre Maeve e o diretor recifense. Finalizando a mostra, vai ao ar “A Torre”, filme de 2018 dirigido por Sérgio Borges, em que a atriz interpreta Marina, ex-mulher do protagonista André, vivido por Enrique Diaz, em uma participação especial. 


Maratona Maeve Jinkings 

Horário: Sábado, dia 6/04, a partir das 18h

18h - Cinejornal: Maeve Jinkings - INÉDITO

18h30 - Vaca Profana (2017), de René Guerra

18h50 - Era Uma Vez Eu, Verônica (2012), de Marcelo Gomes

20h20 - Amor, Plástico e Barulho (2013), de Renata Pinheiro

21h45 - Carvão (2022), de Carolina Markowicz

23h35 - Boi Neon (2015), de Gabriel Mascaro

1h20 - Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho

3h45 - A Torre (2018), de Sérgio Borges

Nenhum comentário:

Com vozes de Giovanna Antonelli e Murilo Benício, 'Amigos Imaginários' ganha novo trailer

Longa chega aos cinemas do país em 16 de maio Assista ao trailer DUBLADO AQUI Está no ar mais uma prévia do mundo de encanto que toma cont...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba