Dia Internacional Contra o Racismo: Telecine traz 'Corra!', 'Medida Provisória' e mais

Nesta quinta (dia 21), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que aconteceu na África do Sul, em 1966 — ano em que o Apartheid ainda era institucionalizado no país. O catálogo do Telecine — disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e nas plataformas de streaming das operadoras — reúne nove filmes que abordam a discriminação racial e que se aprofundam sobre o tema. 

Entre eles, está ‘Corra!’, filme de Jordan Peele premiado com a estatueta de melhor roteiro do Oscar® em 2018. Na trama, Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro, viaja para conhecer os pais de sua namorada branca. Tudo vai bem até que ele nota que há alguma coisa de errado naquela família e se vê enredado em uma armadilha. Já em ‘Medida Provisória’, a narrativa é ambientada em um futuro distópico em que o governo brasileiro baixa uma lei que determina a expatriação de pessoas negras. Adaptação da peça teatral ‘Namíbia, não!’, do dramaturgo Aldri Anunciação, o elenco traz Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch. Lázaro Ramos assina a direção. 

Cinebiografia exibida no Festival de Cannes de 2022, ‘As Gêmeas Silenciosas’ é centrado em duas irmãs que, vitimadas pelo racismo, decidiram não se comunicar com as pessoas, somente entre si. Elas, então, devem decidir entre se separarem ou permanecerem juntas e serem internadas em um hospital psiquiátrico. Inspirado livremente na história de Ron Stallworth, ‘Infiltrado na Klan’ acompanha a missão de um policial negro que se infiltra em uma célula da fraternidade racista Ku Klux Klan a fim de investigá-la. Dirigido por Spike Lee, o longa conta com as atuações de John David Washington e Adam Driver. Em 2019, o filme ganhou o Oscar® de melhor roteiro adaptado.

Também de Spike Lee, ‘Faça a Coisa Certa’ aborda questões como racismo e divisão social a partir de um conflito entre dois homens negros e um descendente de italianos que é dono de uma pizzaria no Brooklyn, em Nova York. O longa foi indicado a duas categorias do Oscar® em 1990. Em ‘Armageddon Time’, o racismo é debatido a partir da amizade entre dois meninos. A trama acompanha Paul (Banks Repeta), um adolescente de família branca e judia que é impedido de manter amizade com Johnny (Jaylin Webb), um menino negro. Indicado à Palma de Ouro, o elenco tem Anthony Hopkins e Anne Hathaway. 

Em ‘Django Livre’, filme de Quentin Tarantino ambientando no período escravagista dos EUA, Jamie Foxx interpreta um homem negro livre que vai ao Mississipi resgatar Broomhilda, sua esposa, que ainda é escravizada. O acervo também conta com o documentário de Agnès Varda ‘Os Panteras Negras’, em que a cineasta reuniu diversos depoimentos de integrantes da agremiação política que tinha como bandeira a defesa da população negra e a derrubada do capitalismo. Além dele, está disponível ‘Alice’, em que Keke Palmer vive uma mulher que é resgatada de uma fazenda, onde era escravizada, e vai em busca de vingança. 

Filmes sobre discriminação racial no Telecine:

1. Alice (2022)

2. Armageddon Time

3. Corra!

4. Django Livre

5. Faça a Coisa Certa

6. As Gêmeas Silenciosas

7. Infiltrado na Klan

8. Medida Provisória

9. Os Panteras Negras (Agnès Varda)

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba