85 Anos de Glauber Rocha: Telecine Cult homenageia cineasta com exibição de clássicos de sua obra

 


Rosa Maria Penna e Maurício do Valle em cena de 'O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro'

Em março, o especial Mestres do Cinema faz uma homenagem a um dos mais importantes diretores do país, o baiano Glauber Rocha, que marcou as décadas de 60 e 70 trazendo importantes inovações à indústria do cinema brasileiro. Nesta quinta (dia 14), ele completaria 85 anos, e para celebrar a data o Telecine exibe três de seus títulos, que concorreram à Palma de Ouro em Cannes.

 

Abrindo o especial, às 18h25, vem ‘O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro’, um clássico que traz Maurício do Valle interpretando Antônio das Mortes, um assassino de aluguel que vai ao encalço de cangaceiros rebeldes. O longa se debruça sobre a cultura popular nordestina e consagrou Glauber Rocha com o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1969. 

 

Em seguida, às 20h10, vai ao ar ‘Terra em Transe’, considerada uma das principais obras do cinema brasileiro. O filme tem como pano de fundo o ciclo das ditaduras militares de países latino-americanos dos anos 60, e apresenta o ator Jardel Filho como Paulo Martins, um poeta e intelectual com sonhos revolucionários em meio a uma dura guerra política. O longa foi agraciado com o prêmio da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) na edição de 1967 do festival francês.

 

Para fechar a programação com chave de ouro, às 22h, o Telecine Cult exibe ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ o segundo longa-metragem do diretor, filme em que colocou em prática os princípios da chamada 'estética da fome'. Na história, o vaqueiro Manuel se revolta contra a exploração dos coronéis, denunciando a realidade brutal do sertão nordestino daquela época.

 

Todos os títulos podem ser assistidos por meio do acervo do Telecine — disponível dentro do Globoplay, do Prime Video Channels e das plataformas de streaming das operadoras.

 

Mestres do Cinema - Glauber Rocha

No Telecine Cult, dia 14, a partir das 18h25. 

 

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969)

No Telecine Cult, dia 14, às 18h25. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: A obra é uma das mais simbólicas do Cinema Novo Brasileiro. Ela acompanha Antonio das Mortes, um matador que aceita eliminar cangaceiros rebeldes, mas acaba envolvido com a causa do grupo.

Direção: Glauber Rocha

Elenco: Maurício Do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Joffre Soares, Rosa Maria Penna, Mário Gusmão, Vinícius Salvatori

Drama |14 anos | BRA, DEU, FRA, USA | 99’

 

Terra em Transe (1967)

No Telecine Cult, dia 14, às 20h10. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Este filme é um de seus grandes feitos para o Cinema Novo Brasileiro. Na trama, o escritor Paulo Martins decide apoiar Porfírio Diaz, que busca o comando de Eldorado, na América Latina.

Diretor: Glauber Rocha

Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Sônia Clara, Joffre Soares, Paulo Gracindo, Danuza Leão, Mário Lago, Glauce Rocha

Drama |14 anos | BRA | 107’

 

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

No Telecine Cult, dia 14, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Esta obra-prima do Cinema Novo Brasileiro narra a saga do sertanejo Manoel que, após matar um coronel, foge e acaba se unindo a um grupo religioso. Indicado à Palma de Ouro em Cannes.

Diretor: Glauber Rocha

Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Othon Bastos, Maurício Do Valle, João Gama, Antônio Pinto, Sonia Dos Humildes, Milton Rosa, Roque

Drama | 13 anos | BRA | 84’

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba