Crítica Filme "O Menino e a Garça" por Rita Vaz.

Estreia nesta quinta-feira a animação japonesa “O Menino e a Garça”, dirigida pelo cineasta Hayao Miyazaki, que tem em seu currículo os longas “A Viagem de Chihiro”, “Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar” entre outros.

“O Menino e a Garça” foi o primeiro longa animado não realizado em língua inglesa a receber a nomeação no Globo de Ouro e a conquistar a vitória na categoria. Está indicado na categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar 2024.

Foi ainda indicado em 7 categorias na 51ª edição do ANNIE AWARDS (Melhor Filme, Melhor Animação de Personagens, Melhor Direção, Melhor Trilha Musical, Melhor Design de Produção, Melhor Storyboarding e Melhor Roteiro) e já ganhou diversos prêmios ao longo de 2023.

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. 

Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. 

Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. 

Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo.

Os filmes do diretor Hayao Miyazaki são densos, sempre cheios de simbolismos, mostram figuras do folclore oriental e trabalham sentimentos.

Ele consegue transformar a sua história, mesmo que recheada de referências orientais, em histórias universais, como é o caso de “O Menino e a Garça” que fala de amadurecimento, de luto, e de uma forma tão lúdica, que chega a comover. 

O diretor também constrói um mundo divertido e espantoso de ver, o traço dos desenhos são impressionantes, algumas cenas são de pura poesia, de tão bem-feitas que são.

“O Menino e a Garça” é uma animação bonita de se ver, literalmente falando, e cheia de aprendizados no que diz respeito ao humano. Recomendo muito. 

Nenhum comentário:

Com vozes de Giovanna Antonelli e Murilo Benício, 'Amigos Imaginários' ganha novo trailer

Longa chega aos cinemas do país em 16 de maio Assista ao trailer DUBLADO AQUI Está no ar mais uma prévia do mundo de encanto que toma cont...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba