FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO promove evento no Arsenal da Esperança

A edição 2023 do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chegou ao fim com uma sessão muito especial voltada para o público com deficiência visual e auditiva. O filme italiano Pato com Laranja (1975), de Luciano Salce, foi exibido com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendagem descritiva e LIBRAS) no Arsenal da Esperança no dia 14/12., seguido de oficina sobre os recursos de acessibilidade no audiovisual com João Gabriel Duarte Ferreira, doutorando e mestrado em pós graduação em estudos da tradução pela UFSC, licenciado em Letras-Libras, tradutor e intérprete de português>Libras<>ASL American Sign Language e SI Sinais Internacionais, além de produtor na série Crisálida, no curta Silêncio Bruto e coordenador de produção audiovisual na TraceOn.

A oficina abordou, além dos assuntos ligados à experiência pessoal do palestrante e às novas regras institucionais para facilitar a fruição dos audiovisuais para os deficientes visuais e auditivos,  as novas ferramentas que estão surgindo para esse público assistir aos filmes diretamente em aplicativos, plataformas e até nas salas de cinema. O evento contou com recursos de acessibilidade, como intérpretes de LIBRAS para deficientes auditivos e audiodescrição para pessoas com deficiência visual que estiveram presentes na palestra.

A edição de 2023 do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL trouxe uma variedade de produções cinematográficas recentes e clássicas do país, apresentando um vasto painel da Itália contemporânea, celebrando a sétima arte e também a capacidade do cinema de atravessar fronteiras culturais e emocionais, oferecendo aos espectadores brasileiros uma experiência única, rica e diversificada.  


Título do filme exibido na sessão inclusiva: L'ANATRA ALL'ARANCIA (Pato com Laranja)

Direção: Luciano Salce

Elenco: Monica Vitti, Ugo Tognazzi, Barbara Bouchet, John Richardson, Sabina De Guida e Antonio Allocca

País: Itália

Ano: 1975

Duração: 106 minutos

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse

Livio e Lisa Stefani são um casal em crise, depois de dez anos de casamento, com muitas aventuras extraconjugais. Agora Lisa está apaixonada pelo francês Jean-Claude e quer ir viver com ele na França. Livio fica cheio de ciúmes, mas em vez de reagir violentamente, toma uma atitude inesperada: propõe à mulher de passarem um fim de semana juntos, na sua casa de praia, convidando Jean-Claude, de quem ele pretende se tornar amigo. Lisa não pode negar o convite, mas Livio aproveita para levar a sua desinibida secretária (e amante), Patty.

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba