Filmado em 2021, estreia nesta sexta-feira (06) o primeiro filme com roteiro e direção do multiartista Novíssimo Edgar: "Erva de Gato". A primeira sessão do curta, que foi produzido pela artista Giulia Del Bel ("As Five", "Meu nome é Bagdá"), que também faz parte do elenco, ao lado de Grace Passô ("Praça Paris") e Ítalo Martins (novela "Terra e Paixão", da Globo), acontece dentro da 25ª edição do Festival do Rio, que inicia esta semana. O curta será exibido dentro da Mostra Première Brasil: Competição Novos Rumos Curta-Metragem.
"Erva de Gato" terá duas sessões no Festival, sendo uma fechada para
convidados e uma aberta ao público, conforme abaixo:
06/10 (sexta-feira) - 20h45 - Estação NET Gávea (para
convidados)
07/10 (sábado) - 19h00 - Estação NET Rio 5
O filme é uma obra de ficção que se passa em um Brasil separado em três fronteiras, após uma guerra civil: "Confederalismo Democrático do Nordeste", "Sul é Meu País" e "Amazônia". Um grupo de amigos se encontram em uma casa no "Estado Autônomo" e após uma brincadeira, despertam o espírito adormecido em corpo de gato e recebem uma missão.
"Estou muito feliz que finalmente 'Erva de Gato' será apresentado ao mundo", afirmou Edgar. "Tenho muito orgulho desse trabalho, que foi feito com muito carinho e dedicação por tanta gente. Acho que ele não poderia ter uma estreia melhor do que no Festival do Rio, um evento tão importante para a nossa cultura."
Artista brasileiro, Novíssimo Edgar nasceu na periferia de Guarulhos, São Paulo em 1993. Atualmente vive e trabalha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Poeta, artista plástico, compositor, performer, sua obra transborda autenticidade e liberdade, passando por diversos suportes e segmentos de pesquisas de metalinguagens e transmídia. Além da parceria musical com Elza Soares, tem participações com João Donato, Céu e Baiana System. Ganhou dois prêmios como artista revelação no ano de 2018, pela SIM e pela APCA, e recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares da Legislação de São Paulo pela sua influência na luta anti-racista em 2019.
"Realizar este curta acho é tanto uma realização pessoal e profissional, quanto coletiva", comentou Edgar. "Creio que também é uma oportunidade para que outras pessoas que acompanham o meu trabalho consigam ver, produzir e assumir esses postos, da mesma forma como eu assumi. Eu acho que deixar de ser um fetiche para outros diretores em cima dos universos e ficções que eu crio e eu mesmo ter conseguido pegar e ser o timoneiro desta embarcação, junto à toda equipe que acreditou, é muito importante. Esse é um grande ponto, porque todas as outras produções que eu realizei, desde videoclipes ou audiovisuais, sempre fiquei com a co-direção ou fui o responsável pelo argumento… e no caso de "Erva de Gato", esse é o meu roteiro e a direção total na íntegra, e isso faz uma grande diferença", finaliza o artista nascido em Guarulhos-SP.
Um dos pontos altos de "Erva de Gato" é, sem dúvida, sua trilha sonora, assinada por Pupillo. Produtor musical, baterista, compositor de trilhas sonoras, ex-integrante da banda Nação Zumbi, Pupillo vem produzindo artistas desde 2000, a exemplo de Mundo Livre S/A, Otto, Lirinha, Céu, Gal Costa, Erasmo Carlos e Paulo Miklos. Recentemente, lançou o EP do projeto Orquestra Frevo do Mundo – Volume 2, produzido por ele com participação de Nando Reis, Martins e Bala Desejo. O trabalho, que também é uma iniciativa do produtor artístico Marcelo Soares, apresenta canções com uma sonoridade carnavalesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário