ANIMAGE anuncia premiados da Mostra Competitiva de curtas 2023

 


O 13º ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco anuncia os filmes vencedores da Mostra Competitiva. O circuito internacional deste ano selecionou 68 curtas, de 32 países. Ice Merchants, de João Gonzalez, foi selecionado como o Melhor Curta-Metragem pelo júri, levando o Grande Prêmio ANIMAGE. 

Ice Merchants, escrito e realizado pelo português, João Gonzalez, traz uma realidade fantástica sobre um homem e seu filho que saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa presa no alto de um precipício gelado. O belo curta de 14 minutos, sobre o amor familiar e com técnicas de animação 2D, conquistou o júri do ANIMAGE 2023, onde teve sua estreia no Brasil.

O júri comenta sobre o grande vencedor desta 13 ª edição: “Tão original e autoral que é, tão pessoal e concomitantemente ousado como foi, tão inédito e histórico como será. A comovente honestidade vinculada à devastadora sinceridade que constroem essa animação que nos abraça, pra deitar junto. Carinho, afeto, dor e luta que nos fazem pensar sobre quem nos são mais queridos, caros e afetivos. Um filme feito de amor”.


A Mostra Competitiva de curtas reúne produções atuais de animação do mundo todo e premia em nove categorias. Este ano, o festival recebeu mais de 1700 inscrições de curtas para a competição, de 99 países, um novo recorde na história do evento. O prêmio principal de Melhor Curta, além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00. 

Pela votação do público, o escolhido como melhor curta foi brasileiro ‘Cadê Heleny?’, de Esther Vidal, vencedor na categoria Prêmio do Público. O curta, com narrativa de documentário, fala sobre Heleny Guariba, desaparecida política que foi torturada durante a ditadura militar.

Entre os premiados desta 13ª edição, também estão filmes da França, Reino Unido, Hungria, República Tcheca e Brasil. Além das categorias tradicionais da Mostra Competitiva, o júri selecionou dois filmes para menção honrosa, do Brasil e Ilha da Reunião.

O Melhor Curta Brasileiro foi ‘Carcinização’, de Denis Souza. “Uma animação que consegue cativar e envolver pelo conjunto completo da obra: um uso criativo, jovem e atual da técnica de animação em conjunto com a direção de arte, que se apresentam de formas tão diversas quanto cada momento da narrativa do roteiro parece pedir, embalados pelo som e trilha sonora que nos soam serem nativas daquele ambiente e história” compartilha o júri. O filme também venceu o Prêmio ABCA Melhor Curta Brasileiro - Troféu Jeorge Pereira.


O júri oficial do ANIMAGE 2023 foi formado por Ianah Maia, Marcelo Marão e Ulisses Brandão. Já o prêmio Jeorge Pereira, da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), uma parceria com o festival desde 2018, teve o júri composto por Camila Monart, Felipe Soares e Tarsila Tavares.


Confira os premiados em todas as categorias:




Premiados da Mostra Competitiva 2023

Melhor Curta - Grande Prêmio ANIMAGE: Ice Merchants, de João Gonzalez (Portugal)
Melhor Curta - Prêmio do Público: Cadê Heleny?, de Esther Vidal (Brasil)
Melhor Curta Infantil: Coelhitos e Gambazitas, de Thomate Larson (Brasil)
Melhor Curta Brasileiro: Carcinização, de Denis Souza (Brasil)
Melhor Direção: Ressources Humaines, de Trinidad Plass, Titouan Tillie e Isaac Wenzek (França)
Melhor Roteiro: My Name is Edgar and I Have a Cow, de Filip Diviak (República Tcheca)
Melhor Direção de Arte: Curiosa, de Tessa Moult-Milewska (Reino Unido)
Melhor Técnica: La Passante, de Hannah Letaif (França)
Melhor Som: Introduction aux Études Cinématographiques, de Géza M. Tóth (Hungria)
Menções Honrosas: Lapso, de Mônica Moura (Brasil) e Gromonmon, de Laurent Pantaleón (Ilha da Reunião)
Prêmio ABCA Melhor Curta Brasileiro - Troféu Jeorge Pereira: Carcinização, de Denis Souza (Brasil, 2023)
Menção Honrosa ABCA: Cadê Heleny?, de Esther Vidal (Brasil, 2022)

 

 

SUCESSO DA EDIÇÃO

A 13ª edição foi um sucesso de público, a maior parte das sessões aconteceram com lotação esgotada, totalizando mais de cinco mil espectadores.

O ANIMAGE segue consolidado como parte importante do cenário mundial, sendo o maior festival de cinema de animação em atividade do Brasil. "A cada edição constatamos um avanço consistente do reconhecimento nacional e internacional do ANIMAGE, o que nos permite dizer que estamos entre os mais representativos do mundo. Há um objetivo permanente de trazer para o público, a cada edição, um recorte preciso do melhor da animação", observa Antonio Gutierrez, diretor do ANIMAGE.

 

O Festival ANIMAGE tem incentivo do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife, apoio da Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Camões - Centro Cultural Português em Brasília, Embaixada da República Tcheca, Consulado Honorário da República Tcheca em Recife, ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.

 


Serviço:
ANIMAGE – 13º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 3 a 8 de outubro 2023
Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE
Ingresso: gratuito (distribuídos 1h antes de cada sessão)
Classificação indicativa na programação
Acesse: www.animagefestival.com, nas redes @animagefestival  

Nenhum comentário:

Expocine 2024, a maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua d...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba