"Uýra – A Retomada da Floresta" estreia no Canal Brasil com a história de uma artista trans indígena

 


O Canal Brasil exibe o inédito "Uýra – A Retomada da Floresta" na sexta, dia 8 de setembro, às 18h45. O documentário de Juliana Curi acompanha Uýra Sodoma, uma artista indígena trans que viaja pela Floresta Amazônica e, através da arte performática, ensina jovens sobre suas ancestralidades. O filme recebeu prêmios em festivais internacionais, como Melhor Documentário pelo Júri Popular no Frameline International LGBTQ+ Film Festival em São Francisco; Melhor Longa-Metragem Indígena no Bend Film Festival; e Prêmio do Júri na London Film Week. 

 

No longa, Uýra utiliza sua arte para educar jovens e lidera um movimento que promove a união e inspira movimentos LGBTQIAP+ e ambientalistas no coração da Floresta Amazônica. As performances da artista são motivadas principalmente pela natureza e pelas lutas sociais e retratam a destruição do solo e a violência contra a vida, que são vencidas pelo surgimento de plantas jovens que abrem caminho para um novo e mais forte ecossistema. 

 

 

Uýra – A Retomada da Floresta (2022) (70’)

INÉDITO

Horário: Sexta, 08/09, às 18h45

Direção:  Juliana Curi

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil.

Nenhum comentário:

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba