Inscrições Abertas Festival até o dia 25/09

PRORROGADA AS INSCRIÇÕES PARA A 6ª EDIÇÃO DO “LANTERNA MÁGICA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO” 

As inscrições podem ser feitas pela plataforma FilmFreeway através do link: https://filmfreeway.com/lanternamagicafestival .  


A 6ª. Edição do Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação, tem o intuito de promover e difundir o mercado de animação brasileiro e mundial – e acontece de 08 a 12 de novembro de 2023, (quarta-feira a domingo) na cidade de Goiânia, Goiás.

Os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial, formados por convidados que operam na área do mercado audiovisual de animação, e integram as mostras competitivas, não competitivas e especiais. As premiações são feitas a partir da escolha dos jurados e do público que acompanha as exibições.

A programação inclui mostras competitivas e não competitivas, oficinas, estudos de caso, palestras e algumas surpresas a mais.

O Festival, que fez sua estreia no calendário mundial em 20l7, atualmente é uma realização de Camila Nunes – produtora audiovisual.

Camila Nunes é uma mulher negra que se destaca como uma figura influente na produção audiovisual e na educação cinematográfica. Nascida na Bahia e formada em Cinema em Goiás, ela encontrou sua paixão pela comunicação e cinema desde jovem, desenvolvendo um amor especial pela magia da animação. Sua jornada entre o eixo Bahia-Goiás a levou a se tornar uma produtora jovem e renomada, comprometida em trazer mudanças positivas para o mundo através da arte e da educação.

Formada em Cinema pela Universidade Estadual de Goiás, Camila se viu atraída pelo poder da animação para alcançar públicos diversos quando ainda na faculdade produziu um videoclipe com a música do cantor Tom Zé com a técnica de animação Stop Motion e conseguiu elogios da equipe do cantor, de críticos e docentes da época.

Camila acredita que a animação é uma ferramenta única para transmitir mensagens complexas de maneira acessível, tornando-a uma escolha ideal para atingir as mentes jovens em formação. Com um olhar atento para o futuro, Camila foca seus esforços em influenciar positivamente a próxima geração, por isso um dos pontos fortes do Lanterna Mágica são as trocas entre profissionais renomados na animação, com discussões e formações sobre cinema com crianças e jovens da rede pública de ensino.

Ao longo de sua carreira, Camila trabalhou como professora da ONG Casa da Árvore, foi contratada pelo Mais Educação e também em parceria com a Mídia Ninja lecionou aulas de vídeos de bolso para os alunos de escolas públicas, periféricas ou com alguma vulnerabilidade social. Enquanto produtora, atuou em diversos projetos audiovisuais, desde curtas, longas, séries de TV à Festivais de Cinema, acumulando experiência valiosa e construindo uma rede de contatos dentro da indústria. No entanto, foi quando ela descobriu o potencial transformador da animação que seu verdadeiro propósito tomou forma.

REGRAS DO FESTIVAL:

6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

1) Objetivos

I – O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação tem por objetivo promover e divulgar o mercado brasileiro e mundial de animação por meio de exibições competitivas e não competitivas de curtas e longas-metragens, cujas diretrizes seguem este regulamento.

2) Assinaturas

I – As inscrições para a 6ª edição do Lanterna Mágica estarão abertas de 20 de Agosto até 20 Setembro de 2023, com possibilidades de prorrogação pela organização do festival.

II – Podem ser incluídos curtas-metragens de animação com duração máxima de 25 minutos originários de todo e qualquer território mundial.

III - Longas-metragens, médias-metragens, episódios de séries animadas e videoclipes só serão exibidos mediante convite da organização do festival.

IV – Não serão aceitos filmes lançados antes de 01 de Janeiro de 2022. Ao dizer “Lançado” queremos dizer a primeira exibição do filme em festivais.

V – Não serão considerados para avaliação os filmes selecionados e/ou exibidos em edições anteriores do festival Lanterna Mágica.

VI – Os filmes inscritos e não selecionados em edições anteriores poderão se reinscrever, desde que atendam aos requisitos deste regulamento.

VII – Os filmes devem ser do gênero animação, realizados em qualquer técnica.

VIII – Também serão aceitos filmes híbridos desde que utilizem técnicas de animação em pelo menos 50% de sua duração.

IX – Nesta 6ª edição do festival, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente através da plataforma FilmFreeway através do link: https://filmfreeway.com/festivals.

X - O responsável pelo cadastro deverá preencher os dados solicitados pela plataforma antes do envio do filme e estará sujeito à desclassificação caso estejam incompletos. Alguns materiais como teaser e pôster não são itens obrigatórios, mas é recomendável que sejam enviados.

XI – Stills, sinopse, país de produção, diretor e o próprio filme inteiro são informações/itens obrigatórios e sua ausência na plataforma será motivo de desclassificação do filme.

XII – Filmes que não tenham como idioma original o português, o inglês ou o espanhol deverão ser legendados em um desses idiomas, sob pena de desclassificação.

XIII - Cada filme poderá ser inscrito em apenas uma das categorias listadas na plataforma FilmFreeway, são elas: Curtas-metragens Brasileiros (Para curtas-metragens de diretores naturais ou naturalizados brasileiros); Curtas-metragens latino-americanos (para curtas-metragens de diretores naturais ou naturalizados latino-americanos); e Curtas-metragens Internacionais (para curtas-metragens de diretores estrangeiros).

XIV – Será cobrada uma taxa de inscrição de US$ 5 apenas para os filmes inscritos na categoria Curtas-Metragens Internacionais.

3) Seleção

I – Os filmes inscritos passarão por uma curadoria oficial que será posteriormente divulgada no site e redes sociais oficiais do festival.

II – Todos os filmes inscritos, sejam eles brasileiros, latino-americanos ou internacionais, serão divididos em mostras competitivas e/ou não competitivas, a critério da organização do festival.

III – Todas as mostras, oficiais e especiais, poderão ser compostas por filmes e/ou convidados, a critério da curadoria.

IV – Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão ficar atentos aos e-mails e telefones fornecidos no ato da inscrição, e atender às exigências do festival, como o envio de cópia da mostra e demais materiais de divulgação, sob pena de desclassificação se não atender às solicitações.

V – As despesas relativas ao envio do material para exibição são de responsabilidade do realizador.

VI - A lista dos filmes selecionados será divulgada em data estipulada posteriormente pela produção do festival.

4) Prêmios

I – O júri oficial elegerá os filmes vencedores das mostras competitivas. Os filmes vencedores receberão um certificado com menção aos respectivos prêmios.

II – O júri oficial poderá oferecer menção honrosa a um dos filmes em competição, a seu critério, que também receberá certificado.

III - O júri popular elegerá o Melhor Filme nas mostras competitivas. Os filmes vencedores do Júri Popular também receberão certificados.

V – Podem ser oferecidos prêmios de patrocinadores, apoiadores e parceiros em todas as exibições do festival: competitivas, não competitivas e especiais, de acordo com a combinação entre eles e a organização do Lanterna Mágica.

4) Disposições Finais

I – Todas as informações disponibilizadas na plataforma FilmFreeway poderão ser utilizadas para divulgação no site do festival, redes sociais e outros meios de comunicação.

II – O realizador concorda que stills, cartazes, teasers e imagens do filme (até 30 segundos) também poderão ser utilizados para fins de divulgação do festival.

III – O responsável pela inscrição do filme poderá optar pela autorização de exibições itinerantes sem fins lucrativos e com livre acesso à comunidade que o festival venha a promover em datas e locais diversos da programação oficial do Lanterna Mágica.

IV – Os filmes selecionados para a 6ª edição do “Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação”, autorizam, no simples ato de sua inscrição, a exibição do filme no mesmo, sem ônus para o festival.

V – O responsável pelo registro concorda com todos os termos deste regulamento no momento do registro do filme.


Serviços:

Evento: 6ª. Edição Lanterna Mágica

Data: De 08 a 12 de Novembro

Local: A definir

Inscrições: de 20 de agosto a 20 de setembro

Resultado: 16 de Outubro.

Nenhum comentário:

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba