Curso Gratuito de Cinema Antirracista realiza última edição no MUHCAB

 

Com coordenação do cineasta e educador Clementino Junior, temporada da iniciativa se encerra com aulas de 2 a 30 de setembro reforçando o propósito de formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas

 

O Curso de Cinema Antirracista, iniciativa gratuita que faz temporada itinerante no Rio de Janeiro, chega à sua reta final no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, com aulas de 2 a 30 de setembro, das 10h às 14h. Voltado para profissionais do audiovisual, da cultura e estudantes em geral interessados em ampliar o debate e a ação na luta antirracista através da linguagem cinematográfica, o projeto é realizado pela Associação Brincar e Crescer (ASBRINC) com apoio do Cineclube Atlântico Negro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A coordenação é do cineasta, cineclubista e educador audiovisual Clementino Junior, que comanda desde 2008 o Cineclube Atlântico Negro, voltado para o cinema da diáspora africana e tem em sua produção audiovisual diversos títulos com temas relacionados aos Direitos Humanos. Os encontros serão ministrados por Marco Aurélio da Conceição Correa (pedagogo, escritor e pesquisador), Rejane Neves (roteirista, diretora e educadora), André Sandino (cineasta e cineclubista) e Alek Lean (cineasta e pedagogo).

 

- Nosso propósito com o curso é formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas. Entendemos o cinema como suporte fundamental em nosso tempo presente para refletir sobre o mundo em que vivemos e, a partir disso, produzir novas formas de ser e estar em sociedade, promovendo debates éticos, estéticos, econômicos, políticos e culturais - explica Clementino Junior.

 

A temporada contou com edições realizadas em diferentes equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura desde maio. A última será filmada integralmente, editada com tradução em libras e disponibilizada à Secretaria de Cultura e Rede de Pontos de Cultura do município. Serão apresentados filmes e noções básicas sobre a linguagem audiovisual, o histórico referente às implementações de políticas públicas de direitos humanos, bem como suas representações fílmicas.

 

O MUHCAB fica na rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ASBRINC 

 

A ASBRINC é uma Organização Não Governamental que atua desde 2004 no apoio pedagógico e na ampliação do universo cultural de jovens moradores de zonas periféricas do Rio de Janeiro. A ASBRINC é ainda sede do primeiro ponto de cultura do Alto da Boa Vista, o Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa.

 

Para mais informações e saber como participar, acesse https://www.asbrinc.org/ ou @asbrinc

Nenhum comentário:

Expocine 2024, a maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua d...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba