Ana Petta e Helena Petta lançam 3a temporada da série Unidade Básica

A série UNIDADE BÁSICA sempre foi marcada pela sua proximidade com a realidade. A terceira temporada, que estreia neste domingo, às 21h30, no Universal TV, irá abordar a pandemia de Covid-19 no país. A produção é assinada pela Gullane, e conta com 8 episódios, que trarão o cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde, USB, brasileira desde o descobrimento do primeiro caso de Covid no país até a vacinação da primeira brasileira – tudo inspirado em casos reais. 

Na criação da série, estão as irmãs Ana Petta, atriz e cineasta, e Helena Petta, médica infectologista e cineasta, que foram vencedoras do festival É Tudo Verdade, em 2022, com o documentário Quando falta o ar, que abordava o trabalho de profissionais, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, que estiveram na luta conta da pandemia no Brasil.  A série foi originalmente criada por elas e o cineasta e roteirista Newton Cannito, e sua primeira temporada foi exibida em 2016. 

“Quando a pandemia iniciou comecei a conversar com colegas da linha de frente e as histórias eram muito chocantes. Isto fez com que produzíssemos o documentário Quando falta o Ar, e também muito deste material foi para o roteiro desta terceira temporada, que é toda baseada em casos reais”, explica Helena. A partir dessa vivência, foi criado o roteiro da nova temporada, que é assinado por ela, Cannito e Marcos Takeda. 

“Procuramos reproduzir nesta nova temporada como a crise sanitária afetou a atenção primária de saúde e impactou a vida dos profissionais e da população atendida pelo SUS. Mostramos o quão difícil foi o trabalho desses profissionais no começo da pandemia, como enfrentaram as adversidades como verdadeiros guerreiros para defender a população de suas comunidades”, explica Ana Petta, que interpreta a Dra. Laura, um dos personagens principais da série. 

Os novos episódios trazem o Dr. Paulo (Caco Ciocler) volta à UBS Cecília Donnangelo depois de uma licença forçada ao final da segunda temporada. Agora, ele precisará encarar os desafios do contexto pandêmico ao mesmo tempo em que lida com seu conturbado relacionamento com a Dra. Laura, que  está ainda mais mergulhada no trabalho. 

“É uma honra representar e contar, na ficção, a história dos profissionais do SUS, que estiveram na linha de frente durante a pandemia. As equipes das Unidades Básicas de Saúde de todo país  cuidaram e vacinaram as pessoas, apesar de enormes dificuldades. Essa temporada é uma homenagem a elas”, conclui Ana. 

O elenco também conta com Carlota Joaquina (de 3%) como a enfermeira Beth; e Vinicius de Oliveira (de Central do Brasil) como o agente de saúde Malaquias. Outros três personagens serão apresentados: Dr. Mariano (Marat Descartes, de Rotas do Ódio), o novo gerente da unidade, enviado pela Secretaria de Saúde; Dr. Waldir (Rodrigo dos Santos, de Onde Está Meu Coração?), médico que trabalha no SAMU e vai para a UBS buscar os pacientes em estado grave; e Gabi (Fernanda Marques, de Um Lugar ao Sol), estagiária hipocondríaca que integra a equipe da UBS. 

A direção geral da série é de Suzy Milstein, que também dirige alguns episódios, assim como Ciocler e Cannito. A produção é de Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis. 

Os oito episódios inéditos da terceira temporada serão sempre exibidos aos domingos, a partir das 21h30, no Universal TV. 

A terceira temporada de Unidade Básica é uma produção Gullane, em coprodução com NBCUniversal International Distribution, com patrocínio NBCUniversal International Networks, Inspirali, UniEduK, Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoio da Agência Nacional do Cinema, ANCINE.

 

Ficha Técnica:

Produtora: Gullane

Coprodução: NBCUniversal International Distribution

Produção Associada: Fábrica de Ideias e Clementina

Criadores: Newton Cannito, Helena Petta e Ana Petta

Produtores: Caio Gullane, Fabiano Gullane e André Novis

Direção Geral: Suzy Milstein

Diretores: Suzy Milstein, Caco Ciocler e Newton Cannito

Roteiristas: Newton Cannito, Marcos Takeda e Helena Petta

Produtores Executivos: Ana Saito, Pablo Torrecillas, Isabella Vidal e Marilia Alvarez Melo

Supervisão Artística: André Novis e Caio Gullane

Direção de Fotografia: Diego Garc

Direção de Arte: Coh Amaral

Montagem: Paulo Celestino, Danilo Queiroz e Fernanda Pacheco

Trilha Sonora Original: Diogo Poças e Leonardo Mendes

Direção de Elenco: Alessandra Tosi

Figurino: Cláudia Bezerra e Debora Ceccatto

Maquiagem: Lua Harumi

Som Direto: Marcelo Grell

Direção de Produção: Rafael Dutra

Supervisão de Pós Produção: Beatriz Almeida

Supervisão de Imagem: Dirceu Lustosa

Edição de Som e Mixagem: Estúdio Plug.in

1º Assistente de Direção: André Moreira

Elenco: Caco Ciocler, Ana Petta, Carlota Joaquina, Vinícius de Oliveira, Marat Descartes, Fernanda Marques e Rodrigo de Odé

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba