Inscrições para edital Telecine de Incentivo a Cineclubes encerram nesta segunda-feira (21)

 

As inscrições para o edital nacional Projetar Telecine de Incentivo a Cineclubes 2023 encerram nesta segunda-feira (dia 21) e devem ser feitas através do site oficial. Para fomentar a assiduidade de atividades cineclubistas, o projeto contemplará seis grupos do Brasil com ações de apoio à estrutura e manutenção do cineclubismo em áreas periféricas. A lista de contemplados será publicada no site em 25 de setembro e os prêmios — que incluem telão, equipamentos de projeção de imagem e som, notebook e cadeiras — serão entregues a partir de 30 dias após a divulgação do resultado.

 

Para a inscrição, basta acessar o site, preencher o formulário de dados e enviar um vídeo caseiro de até 5 minutos em que o candidato demonstre: intenção de atuar em territórios vulneráveis e de baixo ou nenhum acesso ao cinema; conhecimento do território onde atua ou pretende atuar; capacidade de mobilização do público local para as exibições; e plano de ação em que conste as definições de local, frequência, horários, expectativa de público, canais de divulgação e estrutura necessária para a realização das exibições, considerando o que já existe e o que ainda precisa ser adquirido. O vídeo deve estar hospedado em um link não listado do Youtube.

 

Os vencedores desta primeira edição do edital Projetar se unem aos seis cineclubes inicialmente contemplados pelo projeto, expandindo a comunidade para doze grupos que, além de receberem o Kit Legado, irão participar de workshops, rodas de conversa e eventos especiais com sessões de filmes cedidos pelo Telecine. E mais, todos os interessados que acessarem o edital saem ganhando, já que o site disponibiliza dois cursos online gratuitos na área: Formação Cineclubista, com Adriana Gomes do CineMotriz, de Brasília, e Estratégia de Mídia Social, com Thiago Dutra, Coordenador de Redes Sociais no Telecine.

 

Criado em 2016, o Projetar é uma iniciativa social da marca Telecine e tem como foco contribuir para a democratização do acesso ao cinema. Suas ações oferecem às populações em situação de vulnerabilidade social e econômica a oportunidade de fruição cultural, engajando e fortalecendo atores sociais que fazem da sala ou espaço de exibição de filmes uma ferramenta de transformação.

 

Edital Projetar Telecine de Incentivo a Cineclubes 2023

A quem se destina: Cineclubistas e pessoas interessadas em montar um cineclube em áreas periféricas, onde a população residente tem baixo ou nenhum acesso ao cinema.

Inscrições: gratuitas, até 21 de agosto, através do site do edital.

Resultado: a partir de 25 de setembro, no site oficial do edital.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Ferrari" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Ferrari” dirigido pelo cineasta Michael Mann, que também já dirigiu grandes produções, como “O Último do...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba