Documentário inédito "Você Não Sabia de Mim", de Alan Minas, estreia dia 21 de agosto



O Canal Brasil exibe o documentário inédito "Você Não Sabia de Mim", de Alan Minas, na segunda, dia 21 de agosto, às 20h15. O filme acompanha um grupo de pacientes com transtornos mentais desafiados a criar uma produção audiovisual. O projeto da pesquisa do longa começou com a intenção do diretor de recolher material para um roteiro de ficção, mas ao conviver com a realidade dos pacientes da Casa Verde, instituição localizada no Rio de Janeiro, entendeu que tinha uma história pronta e real diante de seus olhos.

A pesquisa de Alan começou na Casa Verde, que tem a proposta de acolher pessoas com transtornos mentais de forma mais livre, dando aos internos a liberdade de circularem pela casa, uns com mais, outros com menos autonomia. Durante os 11 meses que passou no lugar, o diretor teve a ideia de fazer dos personagens da pesquisa os próprios documentaristas, ao dar para eles a missão de criarem um filme, com cenas e roteiro pensados por eles próprios. 

À medida que as produções foram sendo criadas, as histórias dos pacientes se misturaram com a ficção e trouxeram para o documentário a visão real sobre os preconceitos enfrentados, a solidão, a exclusão, mas também o amor. O projeto foi exibido pela primeira vez no DocLisboa e no Festival do Rio em 2021 e no Festival de Cinema Brasileiro de Paris em 2022.


Você Não Sabia de Mim (2021) (79’)

INÉDITO

Horário: Segunda, 21/08, às 20h15
Direção: Alan Minas
Classificação: 12 anos
Sinopse: Rejane, Armandinho, Fátima, Paulo, Pedro, Eduardo, Fabiano e seus companheiros preparam-se para criar seus próprios filmes. Eles vão construindo suas narrativas ao percorrerem memórias, reflexões sobre si e relações sobre o mundo. Transitando entre seus espaços comuns e íntimos, Você Não Sabia de Mim tece um relato sobre loucura, amor, solidão e desafios que a vida nos impõe.

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba