A Academia Brasileira de Cinema e Artes
Audiovisuais está em festa. O 22º Grande
Prêmio do Cinema Brasileiro será realizado no dia 23 de
agosto, a partir das 21h, no Rio de Janeiro. A Cidade das Artes será mais uma
vez palco do evento, que reúne anualmente centenas de realizadores, atores e
profissionais do setor na maior premiação do audiovisual do país. Com
apresentação de Cláudia Abreu e Silvio Guindane, direção de Batman Zavareze e
roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o
país pelo Youtube da Academia e
pelo Canal Brasil, que estará com sinal aberto para não assinantes, dentro do
Globoplay.
Ao todo serão anunciados os vencedores de
29 troféus Grande
Otelo escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais do
setor associados à Academia Brasileira de Cinema e pelo público, que elege o
Melhor Filme do Júri Popular. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por
profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia,
entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos
envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC
Brasil.
O grande homenageado deste ano é o cineasta
paraibano Vladimir
Carvalho. Apelidado por Glauber Rocha de "Vertov da
Caatinga" (em referência ao revolucionário documentarista russo Dziga
Vertov, que no século passado retratava de forma poética o cotidiano urbano),
Vladimir tem uma vasta obra e mais de vinte filmes, como “O País de São Saruê”
(1971), “Quilombo” (1975), “Conterrâneos Velhos de Guerra” (2001) e “Rock
Brasília - Era de Ouro” (2011).
Hoje, aos 88 anos, Vladimir segue como
referência do "cinema verdade" e inspiração para novas gerações de
documentaristas. Suas produções, carregadas com elementos do Cinema Novo,
contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante
da tela. Ainda em celebração ao documentário,
a Academia homenageia o crítico de cinema, escritor e jornalista Amir Labaki, idealizador
do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
A lista de finalistas de 2023 reúne mais de
200 profissionais indicados em 34 diferentes longas-metragens brasileiros e 12
longas estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de
ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 14 séries (4 de animação, 5
documentários e 5 de ficção). Neste ano, as séries de ficção passam a concorrer
em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV
aberta, TV Paga e OTT. E a categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá
exclusivamente ao Voto Popular.
Uma novidade desta edição é que pela
primeira vez os filmes finalistas ibero-americanos foram indicados não pelos
distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos países: Academia de
Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la
Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España,
Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de
Cinema.
“Chegar à 22ª edição do Grande Prêmio do
Cinema Brasileiro significa que somos muito mais poderosos do que poderíamos
imaginar. Estarmos aqui, tendo ultrapassado tudo o que passamos nos últimos
anos, significa que, certamente, dias muito melhores estão à nossa espera. Viva
o cinema brasileiro!”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da
Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O Grande Prêmio do Cinema
Brasileiro 2023 conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,
por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
''O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
voltou para o Rio no ano passado e é muito importante continuarmos a ter esse
evento aqui na Capital do Audiovisual. A maior premiação do setor audiovisual
nacional, com mais de 200 profissionais indicados em diversas categorias nessa
22ª edição, só ajuda a fazer o Rio de Janeiro ser tão desejado. Acabamos de
lançar o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023, que vai
investir mais de R$64 milhões no setor, o maior investimento da história da
RioFilme. A produção audiovisual gera reflexão, mas também gera empregos, sendo
uma atividade econômica muito importante nessa cidade, que tem potencial enorme
de protagonismo nas telas. Para 2024, a projeção é de ultrapassarmos a
quantidade de 8 mil diárias de filmagem autorizadas na cidade. Viva o nosso
cinema'', diz Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
VEJA A LISTA
COMPLETA DOS FINALISTAS POR CATEGORIA
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