Festival de Gramado: Telecine marca presença com estande interativo, coproduções em competição e especial na programação

 

Telecine preparou atividades interativas, brindes e ações promocionais voltadas para o público, em Gramado. Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto 

De 11 a 19 de agosto, os olhares dos fãs de cinema estarão voltados para uma das mais tradicionais premiações do Brasil: o Festival de Gramado. O Telecine não poderia ficar de fora dessa grande celebração ao cinema e será apoiador da 51ª edição do festival. Quem comparecer ao evento será impactado pela presença da marca especialista em cinema com atividades interativas, entrega de brindes e ações promocionais. O Telecine também dedica sua programação às obras premiadas em edições anteriores, com especiais nos canais Touch e Cult, além de trilho em destaque no catálogo, dentro do Globoplay e via operadoras.

 

No estande do Telecine (localizado ao lado da Rua Coberta), em mais um ano de parceria com a Claro, o público poderá tirar fotos com um painel do Kikito - o famoso troféu que é símbolo do festival - em neon e neve artificial. A marca também traz ativações no tapete vermelho, no aquário do Palácio dos Festivais e dentro da sala de cinema, com apresentação da peça estrelada por Dira Paes para o projeto Mulheres Fazem Cinema, lançada em março a partir do conceito "O Cinema Tem Sempre uma Boa História Contada por Mulheres". 

Coproduzido pelo Telecine, 'Mussum, O Filmis’ é um dos indicados na competição de longas-metragens brasileiros. Foto: divulgação

Consolidado entre os principais coprodutores de cinema do país, o Telecine se faz presente também nessa frente, com duas coproduções indicadas na competição de longas-metragens brasileiros — 'Mussum, O Filmis' e 'Uma Família Feliz', ambas em coprodução com a Globo Filmes. Está representado ainda com 'O Barulho da Noite', um pré-licenciamento com o Canal Brasil. 

 

Programação especial nos canais Touch e Cult

 

Nos dias de abertura e encerramento da premiação, os canais Touch e Cult exibem o Especial Festival de Gramado com filmes que já passaram pelo evento. No dia 11, o Telecine Touch apresenta, a partir das 17h50, ‘Elis’, cinebiografia da cantora Elis Regina que levou três Kikitos para casa: melhor atriz (para Andréia Horta), melhor montagem e melhor filme do júri popular.

 

Em seguida, é a vez de 'Marte Um', filme de Gabriel Martins que venceu as categorias de melhor roteiro, melhor trilha musical, melhor longa pelo júri popular e prêmio especial do júri. O filme também foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar® 2023. Encerrando o especial vem ‘A Porta Ao Lado’, dirigido por Julia Rezende e estrelado por Bárbara Paz e Letícia Colin. O filme concorreu na categoria Longas Brasileiros em 2022.

 

No dia 19, o Telecine Cult abre a programação, às 18h20, com ‘Benzinho’, filme de Gustavo Pizzi que venceu quatro prêmios em Gramado, incluindo o de melhor atriz, para Karine Teles, e o de melhor atriz coadjuvante, para Adriana Esteves. Em seguida, às 20h, é exibido ‘Edifício Master’, documentário de Eduardo Coutinho agraciado com o Kikito de melhor documentário, em 2002.

 

Às 22h, é a vez de um dos maiores clássicos da filmografia nacional: ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ (1976), dirigido por Bruno Barreto e estrelado por um elenco de peso, que conta com os nomes de Sônia Braga, José Wilker, Mara Rúbia e Mauro Mendonça. O filme saiu vencedor nas categorias de melhor direção e melhor trilha sonora, além do prêmio especial do júri para Anísio Medeiros, responsável pelo figurino e direção de arte da obra.

 

Vencedor de oito categorias em 2019, ‘Pacarrete’ encerra a programação à 00h05. O longa acompanha uma professora de dança aposentada que sonha com o dia em que irá estrelar um balé na grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Entre os prêmios que ganhou em Gramado estão o de filme, direção para Allan Deberton e atriz para Marcélia Cartaxo.

 

Outros destaques do acervo Telecine são encontrados no trilho 'Festival de Gramado', que reúne 11 filmes que já passaram pelo festival. Entre eles, estão 'O Homem Cordial', 'Raia 4', 'Hebe: A Estrela do Brasil', 'Ferrugem' e 'Todos os Mortos'.

 

Especial Festival de Gramado

No Telecine Touch, dia 11, a partir das 17h50.

 

Elis (2016)

No Telecine Touch, dia 11, às 17h50. No catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Cinebiografia da cantora Elis Regina. O filme narra sua trajetória desde jovem, quando ainda buscava seu grande sonho, até conquistar o Brasil. Com sua voz marcante, personalidade intensa e talento único, Elis teve uma vida e uma carreira marcadas por altos e baixos.

Diretor: Hugo Prata

Elenco: Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado, Júlio Andrade, Lúcio Mauro Filho, Zé Carlos Machado

Drama |14 anos | BRA | 115’

 

Marte Um (2022)

No Telecine Touch, dia 11, às 19h55. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Uma família negra e periférica busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

Direção: Gabriel Martins

Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco e Camilla Damião

Drama | 16 anos | BRA | 115’

 

A Porta ao Lado (2020) 

No Telecine Touch, dia 11, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Mari e Rafa são um casal monogâmico, que mantém uma relação tradicional. A estabilidade do casamento, no entanto, é abalada com a mudança para o apartamento ao lado de Isis e Fred, que têm um relacionamento aberto. O encontro dos dois casais leva cada um a reavaliar suas escolhas.

Diretor: Julia Rezende

Elenco: Letícia Colin, Bárbara Paz, Dan Ferreira, Tulio Starling

Drama |16 anos | BRA | 113’

 

Especial Festival de Gramado

No Telecine Cult, dia 19, a partir das 18h20.

 

Benzinho (2018)

No Telecine Cult, dia 19, às 18h20. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Mãe de família casada e com quatro filhos, Irene está exausta. A situação fica ainda mais complicada quando o primogênito anuncia que está indo viver na Alemanha para jogar handebol.

Diretor: Gustavo Pizzi

Elenco: Adriana Esteves, César Troncoso, Karine Teles, Mateus Solano, Otávio Müller

Drama | 12 anos | BRA | 93’

 

Edifício Master (2002)

No Telecine Cult, dia 19, às 20h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: A trama expõe o cotidiano de moradores do Edifício Master, em Copacabana. Jovens, casais e idosos abrem seus conjugados para o cineasta Eduardo Coutinho. A obra faz parte da Retomada do Cinema Brasileiro.

Diretor: Eduardo Coutinho

Elenco: Fernando José

Documentário | Livre | BRA | 110’

 

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

No Telecine Cult, dia 19, às 22h. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Dona Flor fica abalada após a morte de seu marido, o mulherengo Vadinho. Ela tenta seguir a vida com Teodoro, mas, quando o fantasma de Vadinho aparece em sua cama, o relacionamento toma um rumo inesperado.

Diretor: Bruno Barreto

Elenco: José Wilker, Mara Rúbia, Mauro Mendonça, Sônia Braga

Comédia | 18 anos | BRA | 116’

 

Pacarrete (2019)

No Telecine Cult, dia 19, à 00h05. E no catálogo do Telecine, disponível dentro do Globoplay, Prime Video Channels e via operadoras.

Sinopse: Anos após deixar a cidade de Russas para viver o sonho de ser bailarina clássica, Pacarrete está de volta. Com o desejo de continuar expressando sua arte, ela acaba tendo que lidar com a rejeição de alguns.

Diretor: Allan Deberton

Elenco: Edneia Tutti, João Miguel, Marcélia Cartaxo, Soia Lira, Zezita Matos

Drama | 12 anos | BRA | 98’

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba