Diretor Guto Pasko realiza bate-papo sobre novo filme no domingo

                                                                Foto: Alvaro da Alma

Brasil arcaico, Ucrânia e relações familiares se encontram em novo longa-metragem do diretor Guto Pasko, que está em cartaz em Curitiba, São Paulo e outras capitais. 

O documentário “Aldeia Natal” ganha uma sessão especial no Cine Passeio, neste domingo (20/8), seguida de um bate-papo com o diretor do filme, Guto Pasko. O filme será exibido às 14h50 e o debate acontece a partir das 16h30. Pasko vai conversar sobre detalhes da produção e o conteúdo deste longa-metragem, que estreou em circuito nacional nesta semana. 

A obra relata uma jornada pessoal iniciada no interior do Paraná e concluída na Ucrânia. Guto Pasko parte de uma situação autobiográfica – a relação distante com os pais e a condição de descendente de imigrantes ucranianos – para montar um panorama sobre questões brasileiras e universais. Relacionamentos familiares, religiosidade, imigração, tradição cultural e a busca pelas raízes dos antepassados são alguns dos temas abordados pelo filme. 

O documentário foi filmado entre 2018 e 2019, com locações em Queimadas, área rural de Prudentópolis, e na Ucrânia. No país europeu, a equipe esteve na região oeste em novembro de 2019, distante dos territórios invadidos pelos russos, mas algumas das províncias visitadas também foram alvo de bombardeios recentes, como Lviv. A produção é de Andréia Kaláboa e Guto Pasko, sócios da GP7 Cinema. 

Com 98 minutos de duração, o novo filme retrata o retorno do cineasta Guto Pasko a sua “aldeia natal”, a bucólica Queimadas, e a busca por se reconectar com os pais, os irmãos e o legado histórico e cultural dos antepassados - imigrantes que fizeram parte das levas de ucranianos que vieram para o Brasil no final do século XIX. Este processo lento e gradual de reaproximação termina com uma viagem à Ucrânia, onde ele, o pai (João Pasko) e a mãe (Cecília Ternosky Pasko) percorrem aldeias isoladas procurando rastros dos antepassados que emigraram e parentes ainda vivos.

 

Sessão com Debate do Documentário “Aldeia Natal” 

Quando: domingo (20/8), às 14h50.

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba – PR)

Mais em: www.cinepasseio.org/ 

Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Ingressos disponíveis em nossa bilheteria, totem de autoatendimento ou pelo site www.ingresso.com

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba