Confira na plataforma do Sesc Digital atrações para crianças e adultos aproveitarem durante as férias

 



O Sesc Digital preparou uma programação especial para tornar as férias de crianças e adultos ainda mais divertidas e enriquecedoras. A fim de facilitar a rotina naqueles dias em que não é possível realizar atividades fora de casa, a seleção reúne filmes e animações em curtas-metragens, além de um curso EAD para pais e educadores aprenderem como ensinar arte às crianças. Os conteúdos são abertos e gratuitos. 

EAD “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil”

O curso “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil”, desenvolvido pela arte-educadora Ana Mae Barbosa e pelo educador Sidiney Peterson Lima, está dividido em seis videoaulas de 15 minutos, e apresenta  conceitos e ferramentas que estimulam a reflexão dos alunos - sejam eles professores, familiares e cuidadores - sobre a importância da arte na educação de crianças de 3 a 5 anos, dando ideias e sugestões de como colocar tudo em prática. A grade disponibiliza experiências práticas e material complementar com indicações de leitura e dicas de atividades.

Para Ana Mae, “antes de tudo é importante entender que Abordagem Triangular é um processo que inclui no ensino da arte na primeira infância o fazer a arte para desenvolver a criatividade das pessoas, a leitura da obra para desenvolver a capacidade crítica e a contextualização.” Sem qualquer tipo de hierarquia, a proposta é o diálogo entre as seguintes ações: a leitura ou apreciação de imagens, a contextualização das obras e o fazer artístico.

 

Coleção de curta-metragens Crianças 

Com curadoria realizada pelo Sesc Digital e o SescTV, o público pode assistir a 25 curtas-metragens ficcionais, que englobam temas de inclusão social e meio ambiente, em animação ou live action. Destacam-se A Torneira Perfeita e Lily’s Hair e títulos da premiada produtora holandesa Blender Institute, como Elephants Dream e Big Buck Bunny. 

Todos os curtas podem ser assistidos pelo sescsp.org.br/colecaocriancas

 

Torneira Perfeita: animação em stop motion uruguaia, traz a história de Humberto, que inventa torneiras inteligentes para não desperdiçar água. Durante a animação, as crianças recebem informações sobre a economia de água, fontes subterrâneas em que são localizadas, a diferença entre a água limpa e a potável e detalhes sobre o processo de limpeza da água.

Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas

Big Buck Bunny: animação livre lançada em 2008, também conhecida como A Rabbit's Revenge. A sua trama segue um dia da vida do "Big Buck Bunny" que, cansado dos três roedores que se divertem assediando criaturas indefesas da floresta, deixa de lado sua natureza gentil e orquestra um plano complexo para combatê-los. 

Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas

Elephants Dream: curta experimental de animação digital produzido entre 2005 e 2006, pela então intitulada Orange Open Movie Project. Na produção os amigos Proog e Emo vivem em uma máquina imprevisível e aparentemente de poder ilimitado que tem um sinistro propósito. Todo o filme está sob a licença da Creative Commons 3.0 Attribution License.

Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas

Lily’s Hair: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas

 

Serviço

Curso EAD Sesc Digital: Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil

Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos

Acesso em: Plataforma EAD Sesc Digital

Concepção e apresentação: Ana Mae Barbosa, Sidiney Peterson Lima, Analice

Dutra Pillar, Moacir Simplício, Rita Noguera e Valéria Peixoto de Alencar

Direção audiovisual: Daniela Cucchiarelli

Produção: Recheio Digital

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba