LANÇAMENTO DO CURTA-METRAGEM “O MICRONAUTA”- AVENTURAS GIGANTESCAS EM ESCALAS MICROSCÓPICAS


Próximo dos nossos olhos, mas longe de nossa visão, coisas incríveis acontecem, mesmo algo familiar como um simples grão de arroz, pode até parecer cenário de ficção científica. É estranho como algo tão próximo de nós pode parecer incrivelmente extraterrestre. A animação infantil “O Micronauta” possui a particularidade de ser a primeira animação sobre imagens capturadas por Microscópio de Varredura Eletrônica realizada no mundo. Mas muito além do simples ineditismo, isso confere um grande potencial criativo e educativo para a proposta, promovendo também o acesso do público a incríveis imagens geradas por um equipamento de altíssima tecnologia.

Sinopse:
O programa de maior audiência em sete sistemas estelares, finalmente chegou até a Terra. Micronauta o grande explorador espacial vai explorar esse imenso e exótico planeta, mas para essa difícil tarefa Micronauta vai contar com a ajuda da cadete Keka e Xb-12, seu companheirinho robô. O planeta Terra pode ser incrivelmente perigoso quanto se tem apenas 30 mícrons de altura, uma pequena formiga pode ser a criatura mais assustadora que já se viu! O curta-metragem destina-se à crianças em idade pré-escolar, tem objetivos educativos e científicos, nos quais reside seu valor social e cultural.
 
Classificação indicativa: livre para todas as idades. 
Curta-metragem em produção, lançamento em junho de 2023.
Projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

                                Animação feita sobre imagens vindas da microscopia eletrônica


Os cenários por onde Micronauta, cadete Keka e Xb-12 viverão suas aventuras, são capturados por meio de um microscópio eletrônico (recurso inédito no uso de um produto audiovisual), ou seja, a interação do personagem será sobre imagens reais, na escala real, sempre respeitando rigorosamente essa, afinal de contas Micronauta (nosso protagonista) tem 30 mícrons de altura, nenhum mícron a menos (um mícron corresponde à milésima parte do milímetro, também chamado de micrômetro). Esse cuidado especial com a escala é importante para o curta-metragem pelo seu teor científico, espera-se que ela funcione como um gigantesco microscópio, logo ali, na sala das casas de quem acompanha a história, nas salas de aulas onde for exibido, a criança tem com isso potenciais universos de exploração no seu próprio mundo, inspirada pela chegada da nave de Micronauta ao nosso planeta, agora se perguntando por características científicas dos elementos que já conhece.

Laboratório parceiro na captura das imagens: LabMic - Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução da
Universidade Federal de Goiás.

Democratização do conhecimento científico, primariamente para crianças na idade pré-escolar e escolar (até 6 anos, público da educação infantil), todavia não se limitando a essa faixa etária, uma vez que o produto cultural gerado é de classificação livre e estará disponível para acesso também livre em seu canal de vídeos na internet. Busca-se ainda a difusão desse conhecimento de uma maneira mais abrangente, pois Micronauta descreve em uma escala microscópica o ambiente que nos cerca e que é comum a todos nós. As imagens capturadas e utilizadas no curta-metragem estarão presentes na animação que será disponibilizada abertamente na internet e também na geração de material de apoio para professores utilizarem o curta-metragem pedagogicamente em sala de aula, fazendo com que um equipamento caríssimo como o Microscópio Eletrônico de Varredura esteja de certa forma disponível em salas de aula de qualquer escola com acesso a internet.
Todos os produtos culturais gerados pelo projeto terão sua distribuição 100% gratuita, potencializando a democratização do seu acesso.

Nenhum comentário:

O Longa NINGUÉM SAI VIVO DAQUI, de André Ristum, Acaba de Ganhar Cartaz Oficial

Com roteiro inspirado no livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, o longa NINGUÉM SAI VIVO DAQUI acompanha a jornada de Eli...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba