Enem 2023: oito filmes brasileiros para assistir e estudar para o exame

Confira os títulos presentes na internet e nos streamings relacionados a assuntos de alta incidência no vestibular

Existem inúmeras formas de contar histórias. Seja por meio de livros, jogos, filmes, séries ou músicas, narrar acontecimentos é inerente à humanidade. Assim, é possível aprender e estudar diversos conteúdos consumindo diferentes mídias. E, quando o assunto é história do Brasil, alguns filmes e documentários relacionados a temas que geralmente marcam presença nos exames podem ajudar na jornada de estudos. 

“Esses métodos não substituem os livros didáticos, mas são essenciais para construir repertório, principalmente para as redações dos vestibulares. Uma dica é assistir durante as férias, para aliar cultura e diversão sem perder o ritmo de estudos, o que é superimportante”, sugere o professor Paulo Jubilut, CEO e fundador da plataforma digital de educação Aprova Total. 

É importante ter discernimento sobre as fontes usadas nessas obras e escolher aquelas que fazem sentido de fato. “Há várias que cumprem o papel de dinamizar o processo de estudo e funcionar como ferramenta facilitadora do aprendizado”, enfatiza o especialista.  

Confira uma lista de oito filmes para assistir e estudar para o Enem! 

1) Brasil em Transe (2019) 

Disponível no site da BBC e no Youtube 

BRASIL EM TRANSE - EPISÓDIO 1 - O SONHO ACABOU 

Lançado em português como “Brasil em Transe”, What Happened to Brazil é um documentário de três partes elaborado por Kennedy Alencar, jornalista brasileiro especializado em cobertura política. A obra, financiada pela BBC World, narra os acontecimentos políticos do Brasil entre 2013 e 2018 e traz entrevistas com diversas personalidades brasileiras, incluindo quatro ex-presidentes da república. O primeiro episódio (vídeo acima) leva o título “O Sonho Acabou”. 

 

2) Marighella (2019) 

Disponível na Globoplay 

Marighella | Trailer Oficial 

Esse filme conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia e cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura civil-militar. Ele ficou mundialmente conhecido como o guerrilheiro que coordenava planos e ataques contra o governo e foi declarado inimigo público número um. Morto em 1969 em uma emboscada do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), apesar de ser representado, ora como vilão, ora como herói, Marighella é considerado uma das principais lideranças de resistência ao regime ditatorial no Brasil. 

 

3) O dia que durou 21 anos (2012) 

Disponível no Youtube 

O dia que durou 21 anos | Documentário Completo 

O documentário aborda os anos iniciais da ditadura civil-militar no Brasil e tem como proposta principal analisar o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 e na manutenção do regime. O filme foi elaborado por Camilo Galli Tavares, filho de um guerrilheiro banido do país e que participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick. 

 

4) Guerras do Brasil.doc (2019) 

Disponível na Netflix 

Série Guerras do Brasil.doc - Luiz Bolognesi 

Esse documentário com cinco episódios foi produzido por Luiz Bolognesi e aborda os principais conflitos armados da história do Brasil, da conquista portuguesa em 1500, passando pela Guerra do Paraguai e chegando até a formação de organizações criminosas e a guerra ao tráfico no final dos anos 1990. A produção reúne relatos de historiadores e jornalistas especializados nessas pautas. Em 2019, o filme recebeu o prêmio de melhor roteiro de série documental pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra). 

 

5) O Que é Isso, Companheiro? (1997) 

Disponível na Amazon Prime 

Trailer | O Que é isso, Companheiro? (1997) 

Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme narra a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, em 1969, por um grupo de guerrilheiros brasileiros que agiam contra a ditadura. Gabeira fez parte do grupo e conta o episódio em detalhes, desde o planejamento até a resposta do governo ao ataque. O livro é considerado um dos mais importantes relacionados às memórias do período e frequentemente aparece em listas obrigatórias de vestibulares. 

 

6) Olga 

Olga (2004) - Trailer 

O filme é baseado na biografia de Olga Benário, membro da organização Internacional Comunista que foi enviada ao Brasil para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Olga era alemã de origem judaica e, após os eventos da Intentona Comunista, em 1935, foi presa e deportada de volta para a Alemanha. Chegando lá, foi executada em um campo de extermínio a mando da Gestapo. O episódio até hoje é relembrado como um dos momentos em que a política externa brasileira cooperou com o governo nazista. 

 

7) Getúlio (2014) 

Disponível na Netflix e para alugar no Youtube, Google Play e na Apple TV 

Getúlio Trailer 

O longa reproduz os últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1954. A trama foca especialmente o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, principal opositor do governo Vargas, e o movimento político dentro da Câmaras dos Deputados e do Senado brasileiro. O suicídio de Vargas marca o final de uma era na política brasileira e traz consigo questões relacionadas à interferência externa na política brasileira. 

 

8) Doutor Gama 

Disponível na Globoplay 

Doutor Gama I Trailer 

Esse filme conta a história de Luís Gama, advogado, escritor e um dos principais líderes do movimento abolicionista no Brasil. Vendido como escravo aos 10 anos de idade, ele conseguiu judicialmente sua liberdade e passou a atuar em prol das causas de seus semelhantes. A partir da aprovação da Lei do Ventre Livre, em 1871, Gama conseguiu a alforria de outros escravos, chegando a libertar mais de 500 pessoas. 

Nenhum comentário:

Expocine 2024, a maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua d...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba