Curitiba recebe pré-estreia do filme “Atrás dos meus olhos”

O filme “Atrás dos meus olhos” terá sua pré-estreia nesta sexta-feira, 26 de maio, na sala de cinema UCI Estação, em Curitiba (PR). A produção audiovisual conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada diagnosticada com a doença ocular da tireoide (DOT), que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi a um tradicional bairro de Salvador, na capital baiana. O evento de pré-estreia é gratuito e aberto para o público em geral.

“O filme mostra os desafios de quem convive com DOT e a longa jornada que, geralmente, essas pessoas percorrem até obter um diagnóstico conclusivo. Além de elevar a conscientização a respeito dessa doença que ainda é pouco conhecida e subdiagnosticada, realizar esse evento em Curitiba é de extrema importância para toda a sociedade e a classe médica de cirurgiões oculares local”, explica a idealizadora do projeto e diretora executiva do filme, Kely Nascimento.

A obra cinematográfica, que tem em sua trilha sonora a canção ‘Amor Raro’ de Carlinhos Brown e Fernanda Takai, é dirigida por Pedro Henrique Moutinho e conta com a participação de duas atrizes com DOT. “Por mostrar a realidade de quem vive com a doença, o filme encoraja outras pessoas a buscarem ajuda. O diagnóstico precoce da doença ocular da tireoide é essencial”, completa Kely.

Antes da exibição do filme, os visitantes serão convidados a visitar uma exposição com banners de cartunistas de várias regiões do Brasil que criaram cartoons como mais uma fonte facilitadora de informação sobre DOT. Após a exibição do média-metragem, a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, médica professora associada e chefe da Unidade de Tireoide na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mediará uma roda de conversa entre a plateia, elenco, associações de pacientes e profissionais da saúde para discutir a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, bem como para esclarecer dúvidas sobre a doença. “O tema é de muita seriedade e disseminar conhecimento é um diferencial que pode mudar o percurso e a qualidade de vida do paciente para melhor”, pondera a especialista.

O evento de pré-estreia do “Atrás dos meus olhos” conta com a organização do Instituto Renascimento e da associação de pacientes Crônicos do Dia a Dia e tem o apoio social da biofarmacêutica Horizon Therapeutics.

PRÉ-ESTREIA DO MÉDIA-METRAGEM “ATRÁS DOS MEUS OLHOS”

Data: 26 de maio
Local: UCI, localizado no Shopping Estação: Av. Sete de Setembro, 2775 - Rebouças, Curitiba.
Horário: às 19h - com duração estimada de três horas
Ingresso: é gratuito, mas é necessário se inscrever aqui

FICHA TÉCNICA

Direção: Pedro Henrique Moutinho. Direção executiva e argumento: Kely Nascimento. Produção: José Netho. Elenco principal: Kely Nascimento, José Netho, Cafi Otta, Bruno Kottÿ, Diego Machado e Lilian Burban Vogel. Produção local: Cleise Almeida

 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Ferrari" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Ferrari” dirigido pelo cineasta Michael Mann, que também já dirigiu grandes produções, como “O Último do...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba