9º FIA CINE – Festival Ibero-americano de Cinema divulga premiados


Chega ao fim o o 9º FIA CINE – Festival Ibero-americano de Cinema, dirigido por Beto Besant e com a produção de Allan Schneider e Cachaça Filmes. Nesta edição foram premiados filmes de várias partes do Brasil e do mundo.

Destaque para o documentário espanhol Dajla – Cine y Olvido, vencedor de dois prêmios, e para a ficção Daily Special, dirigida pela dupla Tango, formada por um argentino e um chileno. Esta produção levou três prêmios.

O júri ainda decidiu oferecer um Prêmio Especial em homenagem à carreira da atriz Laura Cardoso, que participou do festival com o filme Jadzia.

O júri de FICÇÃO NACIONAL foi formado pelos atores Eduardo Moscovis, Augusto madeira e pelo ator/diretor Luciano Vidigal. O júri de FICÇÃO INTERNACIONAL e DOCUMENTÁRIO foi formado pelo produtor Rodrigo Teixeira, pelo diretor/produtor João Daniel Tikhomiroff e pelo ator/músico argentino Javier Drolas. No concurso de roteiros, o júri foi formado pelos roteiristas Elena Soárez, Peddro Reinato, Vicente Vianna e Antônio e Freitas.

Os prêmios foram livros de cinema, cursos de cinema, locação de equipamento, finalização de imagem e trilha sonora composta pelo maestro espanhol Andreu Jacob, um prêmio oferecido pela Embaixada da Espanha no Brasil.

O 9º FIA CINE – Festival Ibero-americano de Cinema tem apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, Escola Roteiraria, Summus Editorial, Mistika Post, Naymovie, CTAv, ETHOS – Comunicação & Arte, Viana Cine Fest, Espaço Itaú de Cinema e do roteirista Pedro Reinato.

De 1 a 4 de dezembro, o festival acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no Estação Net Botafogo e, posteriormente, São Bernardo do Campo e Luanda (Angola).

Os filmes também estarão disponíveis gratuitamente na plataforma www.filmjoin.com


PREMIADOS DO CONCURSO DE ROTEIRO: 

1.   Melhor roteiro de curta-metragem: Pra ter Certeza que Acabou - de Hugo L. V. Oliveira

2.   Melhor roteiro de longa-metragem: Além do Quadrado – Rafael Soares Cardoso

 

PREMIADOS DO FESTIVAL DE CURTAS: 

FICÇÃO NACIONAL

3.   Melhor Roteiro: Cyntia – de Rafael Diniz Marques Gontijo (Belo Horizonte/MG)

4.   Melhor Direção: Jadzia – de KK Araújo (São Paulo/SP)

5.   Melhor Filme: Dois Cabras – de Alex Walker (Maceió/Al)

6.   Melhor Interpretação: Charles Fricks (Só Posso Ser Charles)

7.   Prêmio Especial do Júri: Laura Cardoso (Jadzia)

 

8.   DOCUMENTÁRIO

9.   Melhor Montagem: Dajla – Cine y Olvido (Espanha)

10.    Melhor Montagem: Dajla – Cine y Olvido (Espanha)

11.Prêmio Especial do Júri: Ana Rubia - Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda (Rondonópolis/MT) 12.Menção Honrosa: Gondwana – A Bola Conecta (Mônica Saraiva da Silva) 

FICÇÃO INTERNACIONAL

13.    Roteiro, Direção e Melhor Filme: “Daily Special” (Argentina/Chile)

14.    Melhor Interpretação: Paula García Sabio “Los Melocotones no Flotan en El Agua” (Espanha)

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba