A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de
Cinema (Iecine) abre inscrições para a oficina Repertório
de Documentários, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio
Grande.
Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom,
de 18 a 29 de julho, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A atividade será ministrada pelo mestre em Cinema Documental, Rafael
Valles. Interessados podem se matricular gratuitamente no link bit.ly/3P9OAa2
O curso será pautado pela apresentação e análise dos gêneros
que constituem o Cinema Documentário, ao tratar da sua diversidade de estilos
e abordagens, que serão responsáveis por se aproximar de uma definição
sobre a especificidade da prática documental frente às demais produções
audiovisuais.
“A visão estética de um documentarista nasce da apreciação de
obras de outros artistas, de diferentes escolas, diferentes tempos e movimentos
artísticos que constituem este repertório. Buscamos com esta oficina
democratizar a linguagem documental e ampliar a bagagem cultural de nossos
alunos”,
destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
01 – A ética
O primeiro encontro pretende delimitar conceitualmente
o termo documentário, analisando as suas características e problemáticas.
Serão apresentados fragmentos de filmes que evidenciam as particularidades do
documentário, através de distintos modos e contextos que apontam para uma
reflexão sobre a ética na prática documental.
02 – A palavra
O segundo encontro procura analisar as diferentes formas
relacionadas ao uso da palavra no documentário, tanto através de uma
perspectiva retórica como poética. Serão analisados fragmentos de filmes que
pensam a relação do documentarista com o outro, seja através de
entrevistas, de conflitos e negociações gerados entre ambos, assim como no uso
reflexivo e argumentativo da voice over.
3 – A performance
O terceiro encontro pretende analisar a questão da performance no
documentário, através das suas variadas vertentes. Serão analisados fragmentos
de filmes que entendem tanto o sentido performático dos personagens, como
também procuram problematizar a relação entre o real e a ficção, a partir de
dispositivos narrativos que ampliam a ideia de criação e representação.
04 – O método
O quarto encontro pretende fazer uma análise mais minuciosa sobre
a questão dos métodos construídos pelos documentaristas, para realizarem os
seus filmes. Serão analisados fragmentos de filmes que evidenciam a construção
de dispositivos narrativos e técnicos que delimitam a abordagem do realizador
sobre o que ele pretende mostrar no seu documentário.
05 – O pensamento
O quinto encontro procura abordar a questão do pensamento no
documentário, a partir de obras e conceitos relacionados ao ensaio e filme ensaio. Serão analisados fragmentos de filmes que
concebem o documentário como experimentação formal, seja a partir do uso da
metalinguagem, das elaborações intertextuais, da criação de conceitos que
correspondam ao ponto de vista buscado pelo documentarista.
06 – O arquivo
O sexto encontro pretende abordar a questão dos arquivos
fotográficos e audiovisuais no documentário, com destaque para as diferenças
entre filme de compilação e found footage. Serão analisados
fragmentos de filmes que problematizam a ressignificação das imagens de
arquivo, seja através da sua própria materialidade ou a partir das construções
narrativas no uso de imagens caseiras e imagens operativas.
07 – O autorretrato
O sétimo encontro pretende analisar questões relacionadas ao
autorretrato no documentário, através de práticas como filmes diários, vídeo cartas e documentários de busca. Serão apresentados
fragmentos de filmes que trabalham temas como o testemunho, o exílio, o
silêncio, a pós-memória, em obras que vão desde o cinema de vanguarda até o
documentário contemporâneo.
08 – O social
O oitavo encontro pretende abordar as relações entre cinema e
política, através de obras que procurem mostrar tanto um engajamento sobre
alguma questão social, como a intenção em realizar um cinema militante. Serão
apresentados fragmentos de filmes que pertencem a diferentes contextos, que
refletem um entendimento sobre o uso do documentário como meio para
conscientização e/ou mobilização social.
09 – O espaço
O nono encontro pretende analisar como o documentário trabalha a
questão da demarcação do espaço físico no qual o registro se insere e como isto
assume protagonismo nas escolhas narrativas e estéticas. Serão analisados
fragmentos de filmes que abordam desde a questão do confinamento num espaço
restrito, passando por temas como o uso do espaço cotidiano, lugares
abandonados e as relações que estabelecem com o tempo.
10 – As tecnologias
O décimo encontro procura analisar de que forma as inovações
tecnológicas contribuem para uma ampliação sobre o entendimento do
documentário, como é o caso de webdocumentários, projetos concebidos em cd-rom,
filmes feitos em celular. Serão apresentados trabalhos que problematizam a
ideia do documentário como filme, para expandir a sua atuação nos campos de
concepção, registro e exibição.
Ministrante
Rafael Valles é doutor em Comunicação Social (pela Pontifícia
Universidade Católica do RS), mestre em Cine Documental (pela Fundación
Universidad del Cine (FUC, Argentina), constam também no seu currículo dezenas
de cursos ligados ao audiovisual. Profissionalmente, Rafael também atuou como
professor universitário de cursos como O Que é Documentário, Laboratório de
Produção – Documentário de Criação e Cinema e Audiovisual, entre outros. Em
2002 ganhou o prêmio Montagem Cênica Palco Habitasul. Em 2010, Rafael foi
premiado como Melhor Documentário de Média Metragem, no Segundo Certamen
Internacional de Cortometrajes Roberto Di Chiara Florencio Varela 2010,
Argentina (por Memorias de un Sombrero), Segundo Certamen Internacional
de Cortometrajes Roberto Di Chiara..
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