A Secretaria da Cultura (Sedac),
por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre
inscrições para a oficina Design e Artes Gráficas para Cinema,
do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A
oficina vai ensinar os alunos a trabalhar com programas de ilustração e
design gráfico.
A
atividade será ministrada pelo artista visual e diretor de arte, Leo Lage.
Interessados podem se matricular gratuitamente, pelo link na bio do Instagram
@ieciners.
Os
encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 6 de
junho a 1º de julho (de segunda a sexta-feira) de 2022, das 15h às 18h.
“Designer
gráfico de cartazes e artes na área cultural, Leo Lage esbanja criatividade em
uma vasta colaboração ao cinema gaúcho. São séries, curtas, longas-metragens e
festivais de cinema com criações visuais do artista. A oficina busca
instrumentalizar com repertório e domínio técnico novos profissionais para as
artes gráficas dentro do campo audiovisual”, destaca Zeca Brito,
diretor do Instituto Estadual de Cinema.
Programa
Regras, conceito simples para o
desenvolvimento de layouts artísticos. - Introdução às técnicas das artes
gráficas, composição visual, criação, efeitos, aplicação de
resoluções.
Análises de imagens e obras
gráficas no contexto do cinema.
Aplicação de conceitos
teóricos.
Apresentação de referências e
ferramentas.
Exercícios práticos em
diferentes programas de ilustração e criação gráfica e design voltados
para o cinema.
Ministrante
Leo Lage
é artista visual, diretor de arte, ilustrador, fotógrafo
experimental (com trabalho na área de imagens analógicas). Iniciou a carreira
como assistente em uma pequena agência de publicidade em 1997. Por volta de
2000 foi designer de jogos eletrônicos e em 2001 entrou profissionalmente no
mercado publicitário gaúcho, onde atuou por mais de 7 anos como diretor de arte
publicitário de agências de grande porte como Escala e
DCS.
A partir
de 2008 trabalhou como diretor de arte, diretor de fotografia e manipulador de
imagens na Casulo Image Concepts e em 2009 na Santa Transmidia, empresas que
exigiram mudança para São Paulo onde morou por 5 anos.
Na
carreira publicitária, além de publicações internacionais do meio, como
revista Archive e alguns prêmios regionais, nacionais e internacionais como
série de anúncios para Havaianas em 2012, juntamente com o artista Ricardo
Pirecco, agência Norte e agência Almap, partilhou prêmios de bronze no
Festival de Publicidade de Cannes, Ouro na CCSP, e prata no OJO.
Em 2014
abriu a Aro33 para atuar exclusivamente no mercado cultural brasileiro, mais
especificamente Audiovisual, música e livros.
Em 2016, juntamente com Rodrigo Marroni e Lipe Aluquerque
ganhou prêmio Açorianos de melhor projeto gráfico para o álbum de estreeia da banda Dingo Bells.
Fora do
Brasil, Léo tem parceria com o selo Worldhaus Music (atuante nos USA, Brasil, Canadá). No audiovisual
participou de outros sessenta projetos, sendo em grande parte como designer,
ilustrador ou artista visual para a criação de identidades visuais.
Leo
também é responsável pela identidade visual do Festival de Roteiro Audiovisual
de Porto Alegre- Frapa, desde 2014 até os dias atuais, assim como dos
festivais MOPA - Mostra Polo Audiovisual RS), 4º Festival de Verão do RS de
Cinema Internacional, Festival da Fronteira, além do mais recente Festival
Pachamama de Cinema de Fronteira, no Acre. Tem cartazes presentes no Acervo da
Cinemateca Capitólio.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande
é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do
Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.
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