Arte por toda parte na 17ª CineOP, com atrações para todas as idades


Apresentações incluem shows de grandes expoentes da cena musical nacional, como a mineira Marina Sena e a potiguar Potyguara Bardo. Grande novidade desta edição, é a Festa Junina da CineOP em um festejo beneficente que valoriza a arte, o sabor e a tradição mineira

Nem só de filmes e debates se faz um festival de cinema! A 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 22 a 27 de junho, promove uma intensa programação artística, que inclui performance, exposições, lançamento de livros, shows, lounge musical, cortejo da arte, show de mágica e festa junina espalhando arte por toda parte no cenário da histórica Ouro Preto.

Em parceria com o Sesc em Minas, o ponto de encontro da CineOP será no Sesc Cine Lounge Show, com programação diária, em dois palcos instalados no Centro de Convenções - palco lounge e palco principal para apresentação de DJs e shows. Tem também o Bar da Mostra para bebidas e delícias gastronômicas e o Cine-Café 3 Corações para atender o público e realização das atividades culturais e artísticas.

E para começar, no dia 22 de junho (quarta-feira) será inaugurada a exposição “Preservar, Transformar, Persistir”, no hall do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, a partir das 18h, para dar às boas-vindas aos participantes da 17ª CineOP. Serão painéis e estruturas com imagens, fotos e textos sobre as temáticas do evento. Temática Preservação: “Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e Resiliência no Tempo”; Temática Histórica: “Cinemas Indígenas: Memórias em Transmissão” e Temática Educação: Cinemas e Educações: Diálogos”, além de um destaque para os homenageados deste ano: Kuaray (Ariel Ortega) e Pará Yxapy (Patrícia Ferreira).

No dia 23 (quinta-feira), às 19h30, na Praça Tiradentes, será realizada a abertura oficial da 17ª CineOP com performance audiovisual que apresenta em sons, imagens e movimentos os eixos centrais da CineOP - Temática Preservação: “Memória Audiovisual no Brasil: Resistência e Resiliência no Tempo”; Temática Histórica: Cinemas Indígenas: Memórias em Transmissão” e Temática Educação: “Cinemas e Educações: Diálogos”. E logo após, a partir das 21h30, será aberto o Sesc Cine Lounge Show, no Centro de Artes e Convenções, para apresentações musicais e shows todas as noites durante o evento.

Com o tema "Tributo a Mãe Natureza", a primeira noite conta com as apresentações da DJ Kingdom e de Brisa Flow. Thaís Alvim (Kingdom) é uma mulher preta DJ e produtora nascida, criada em Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Seu projeto musical consiste no estudo & mix de ritmos variados da cultura musical negra brasileira e mundial. Ela é DJ da girlgang belohorizontina 'FENDA', e também é uma das precursoras dos projetos Baile Room e Bronka.

Na sequência, é a vez de Brisa Flow. A artista recebeu influências desde criança da música e cultura dos povos andinos através dos seus pais artistas chilenos. Iniciou sua carreira no Hip Hop em Belo Horizonte frequentando batalhas de rap. Sua música traz mensagens sobre sua vivência de mulher ameríndia periférica na América Latina.

Na sexta-feira (24 de junho), a partir das 21h30, começa a "Noite das Águas" com o som animado da DJ Kingdom e o show de Marina Sena. Gostoso de ouvir e bom para dançar: esta é a síntese do álbum de estreia da carreira solo da cantora mineira, "De Primeira" - uma mistura de música pop com um som genuinamente brasileiro. Com um repertório sobre desejo, romance e paixão, Marina sobe ao palco apresentando um talento impressionante para compor e um timbre autêntico - que lhe rendem prêmios e o reconhecimento de ser "o mais novo melhor acontecimento na música brasileira".

No sábado (25/06), as atrações animam o público logo cedo. É o dia do tradicional Cortejo da Praça, às 11h30, com saída da Praça Tiradentes até chegar ao Cine Vila Rica. Será um passeio contagiante com a regência e a animação de bandas, grupos e artistas convidados, numa mistura de ritmos e sonoridades que vão alegrar moradores, turistas e o público em geral. O cortejo contará com a participação dos grupos Bloco do Zé Pereira, Bloco Zé Bastião, Estandarte Cia. de Teatro, Contador de Histórias Xibil, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Quadrilha Pé de Moleque, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Moçambique Santa Efigênia e Personagens da Turma do Pipoca.

E à noite, a partir das 22h, é hora de curtir a "Festa do Fogo e Brasa" com o som do DJ Pátrida e show do "Bloco Volta Belchior”, no Sesc Cine Lounge Show. Pátrida é artista, produtor musical e cultural, pesquisador de raridades e alguns pops da música mundial, visando sempre a cultura musical brasileira, mas também flerta com as influências americanas e africanas, com sets intuitivos, passeando por diversos estilos e vertentes sonoras. Criado em 2016, no boêmio bairro Santa Tereza em Belo Horizonte, o "Bloco Volta Belchior” tem o compromisso de perpetuar e difundir a obra do artista cearense. Em seus shows, eles interpretam mais de 20 canções do Belchior adaptadas para ritmos carnavalescos, além de algumas músicas com as melodias originais. Desde sua fundação, o sucesso do Bloco cresce ano a ano, acompanhando o interesse cada vez maior pela obra de Belchior.

No domingo, (26/06), às 12h30, no Centro de Convenções acontece o lançamento de livros. É uma ampla seleção que inclui 35 livros (26 títulos impressos e 9 e-books) voltados para conteúdos de cinema e educação. A lista completa de todos os livros, autores e editoras está disponível no site www.cineop.com.br

À tarde, às 15h, no Cine-Teatro, no Centro de Artes e Convenções, o programa é para a criançada com a realização da Mostrinha com a exibição do filme “Poropópó”, de Luis Antonio Igreja, seguido de show de mágica com a Família Kradyn.

E às 18h, no Sesc Cine Lounge Show, começa a noite "Fartura da Terra" com o Festa Junina da CineOP onde o forró vai ‘comer solto’, com apresentações de quadrilhas, barraquinhas de comes e bebes, barraca de brincadeiras, brindes e muita alegria. As atrações no domingo contam com o DJ David, as quadrilhas “Pé de Moleque”, Quadrilha "Xorey Largardu" e show Candonguêro de São João.

Para fechar a programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto, na segunda à noite, dia 27 de junho, a noite "Novos Ventos" começa às 21h, com apresentações do DJ Pátrida e show de Potyguara Bardo, persona performática da multiartista que canta, atua, dubla e compõe. Natural do Rio Grande do Norte, inspirou-se em Rupaul’s Drag Race. Seu nome explica suas origens: Potyguara vem da etnia indígena Potyguara e Bardo vem do livro “A Experiência Psicodélica”, de Timothy Leary.

MOSTRA VALORES | FESTA JUNINA DA CINEOP

Uma das novidades desta edição é a Festa Junina da CineOP, que integra a Mostra Valores da 17a CineOP numa iniciativa e idealização da Universo Produção que vai reunir grupos artísticos e instituições sociais de Ouro Preto para participarem deste dia festivo numa ação conjunta que valoriza a arte, o sabor e a tradição num gesto de solidariedade e coletividade.

Duas quadrilhas - Pé de Moleque e Xorey Largadu, show Candonguêro de São João barraquinhas de comes e bebes, brincadeiras e instituições sociais marcam presença para fazer da Festa Junina um encontro festivo para reunir toda a família em clima de alegria e afeto com solidariedade e união. Uma oportunidade de dançar, divertir e matar saudade de uma festa junina presencial.

A Festa Junina da CineOP vai beneficiar três instituições sociais de Ouro Preto que estarão com as barracas de Comes e Bebes: o "Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto", "Associação Comunitária dos Deficientes de Ouro Preto" e a "Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira".

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

17ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba