“SUZANNE DAVEAU”, longa dirigido pela cineasta portuguesa Luísa Homem estreia em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus hoje 26/05

Suzanne Blanche Daveau Ribeiro (Paris, 13 de Julho de 1925), mais conhecida por Suzanne Daveau, é uma geógrafa franco-portuguesa com uma extensa obra publicada sobre a geografia de Portugal e sobre temas de climatologia. É sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 17 de Fevereiro de 1998.

"Não há ciência, nem progressão do pensamento sem amor, sem paixão, sem identificação, mesmo quando nos concentramos em coisas aparentemente desprovidas de vida, como a evolução de uma ladeira ou a gênese de um aguaceiro. Aplicar uma técnica com pura objetividade, mas sem certeza você poderia descobrir algo novo a menos que o pesquisador estivesse totalmente envolvido no tópico que ele estava tentando investigar."

SUZANNE DAVEAU traça o perfil de uma mulher aventureira que atravessa o século 20, até os dias atuais, guiada por sua paixão pela geografia investigativa. O filme circula entre os inúmeros espaços-mundo percorridos pela geografia e os espaços-casa reservados que acolheram sua vida privada.

SINOPSE

Este documentário retrata a vida de Suzanne Daveau, uma geógrafa e aventureira francesa que nasceu em 1025. Além de fotos de arquivo, a diretora Luísa Homem divulga vários vídeos caseiros gravados por Suzanne, onde narra o que passou e presenciou: os tempos de estudante durante a Segunda Guerra Mundial, as pesquisas de campo que realizou na África e em Portugal, sua família, seus amores, seu feminismo e seus fascínios sobre os tempos modernos e o mundo ao seu redor.

DIRETORA LUÍSA HOMEM

Luísa Homem, formada em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, especializando-se na variante de Cinema. Durante o período acadêmico, colaborou com o Laboratório de Criação Cinematográfica, onde realizou a instalação Obsessões A Vulso, e dois documentários para o Departamento de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian sobre exposições de artistas, Pintura S/Título (Antonio Sena) e Short Story (Daniel Blaufuks).

Frequentou o Curso de Realização de Documentários dos Ateliers Varan, no âmbito do Programa de Criatividade e Criação Artística, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde realizou o documentário Cartas de Cabo Ruivo. Em 2006, cria a produtora Filmes com Pedro Pinho e Maria Mire.

Participou na produção, operação de câmara e montagem do documentário Bab Sebta, realizado por Pedro Pinho e Frederico Lobo, e na montagem de vários Filmes. 


FICHA TÉCNICA

DIRETOR Luisa Homem S.8 

FOTOGRAFIA Luisa Homem 

FOTOGRAFIAS Suzanne Daveau, Orlando Ribeiro 

SOM Giorgio Gristina, Mónica Baptista, Avelino Santollala, Luisa Homem 

EDITORA Luisa Homem, Luís Miguel Correia 

EDITOR DE SOM E MIXER Paulo Abelho, Avelino Santollala 

COORDENAÇÃO MUSICAL Avelino Santollala 

CORREÇÃO DE COR Paulo Américo 

GRÁFICOS Dayana Lucas 

GERENTE DE PRODUÇÃO João Gusmão, Luisa Homem 

COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO João Gusmão, Marta Lemos 

PRODUTORES João Matos, Leonor Noivo, Luisa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha

PRODUÇÃO TERRATREME Filmes 

DISTRIBUIÇÃO TERRATREME Filmes - Pedro Peralta, Gustavo Scofano

DISTRIBUIÇÃO BRETZ FILMES – Luiz Ernesto Bretz 

APOIO CEG - Centro de Estudos Geográficos, IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, FCG - Fundação Calouste Gulbenkian, CML - Câmara Municipal de Lisboa, ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual , Biblioteca Municipal José Baptista Martins, Cinemateca Portuguesa


FESTIVAIS

Doclisboa'19

Play-Doc - Festival Internacional de Cinema, Espanha'20

Caminhos do Cinema Português'19

IFF Roterdã'20

Festival de Documentários de Salónica, Grécia'20

Festival de Cinema de Vanguarda de Atenas, Grécia'20

38° Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai'20

Câmara Lúcida - Encontros Cinematográficos, Equador'20

Arte do Real - Lincoln Center, EUA'20

Festival Internacional de Documentários FIDOCS, Chile'20

Documentador de Cinema do Festival, Indonésia'20

XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, Brasil'21

Festival Internacional de Documentários Científicos Academia Film Olomouc, República Tcheca'21

10º Festival Primavera do Cine, Espanha'21

DocBuenos Aires, Argentina'21

Festival Internacional de Cinema de Dhaka, Bangladesh'22

9ª Semana do Cinema Português no MALBA, Argentina'22


BRETZ FILMES / BRASIL

Desde 1991 responsável pela distribuição de filmes e documentários no Brasil em cinemas, home vídeo, tvs e internet. Seu catálogo conta com aproximadamente 300 filmes de autor, de arte, clássicos e documentários, nacionais e internacionais.


LUIZ ERNESTO BRETZ / DISTRIBIDOR

Trabalhou no mercado de vídeo doméstico desde seus primórdios no início da década de 1980, distribuindo e representando empresas brasileiras e multinacionais. Em 1990 fundou a Bretz Filmes direcionada a este mercado. Passou a dirigir a área de aquisição e distribuição da Videofilmes em 2003 e, em 2011 retornou à Bretz Filmes, passando a distribuir em sua própria empresa, filmes nacionais e internacionais para cinema, vídeo, TV e VOD.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba