Série “Ashes to Ashes” chega com exclusividade ao Petra Belas Artes À La Carte no dia 2 de maio


Voltar no tempo pode ser coisa que só acontece em filmes de ficção científica com máquinas enormes de teletransporte, mas este não é o caso da série inglesa
“Ashes to Ashes”. Com 8 episódios, de aproximadamente uma hora cada, a primeira temporada da série estreia, com exclusividade, na plataforma Petra Belas Artes À La Carte no dia 2 de maio. Produzida pela Kudos Film & Television e transmitida originalmente pela BBC One em 2008, “Ashes to Ashes” é um spin-off da série “Life on Mars” (2006).

“Ashes to Ashes”, assim como “Life on Mars”, foi um sucesso de público! Em sua estreia em fevereiro de 2008 alcançou 7 milhões de espectadores no Reino Unido. No entanto, mesmo que seja a sucessora da antiga série protagonizada por Philip Glenister, a tamanha popularidade desta nova versão logo na estreia se deve, em boa parte, ao roteiro do projeto, que acompanha a história da detetive Alex Drake (Keeley Hawes), que viaja no tempo (mais especificamente para os anos 1980) após levar um tiro de um criminoso em fuga.

No decorrer dos episódios, após ser baleada e viajar no tempo, a detetive Alex Drake passa a solucionar casos e crimes antigos, ao mesmo tempo que tenta entender o que de fato ocasionou a morte precoce de seus pais, acontecimento que tem ligação direta com a efervescente onda política de protestos contra a primeira-ministra Margaret Thatcher em 1981. Conhecida também como “Dama de Ferro”, a líder da Oposição foi extremamente conservadora durante todo o seu mandato, que durou de 1979 até 1990, quando renunciou ao cargo.

Criada por Matthew Graham e Ashley Pharoah e produzida por Beth Willis, “Ashes to Ashes”, faz várias referências a David Bowie, e o próprio título da produção sequencial vem de uma canção homônima dele, que foi seu primeiro single número um no Reino Unido. Além dos paralelos musicais, a série ainda traz um ritmo narrativo nostálgico e fotografia com paleta de cores frias, o que faz com que a produção inglesa agrade (e muito!) os fãs de um bom suspense policial com uma pitada de ficção científica e fantasia.

Outro ponto a favor da série é sua trilha sonora, que é um prato cheio para os fãs do rock e pop inglês dos anos 1980. Uma bela lista musical com faixas como “Fade to Grey” (Visage); “Over You” (Roxy Music); “Don’t You Want Me” (The Human League); “To Cut a Long Story Short” (Spandau Ballet); “Girls On Film” (Duran Duran); “Enola Gay” (Orchestral Manoeuvres In The Dark); “London Calling” (The Clash); “Tainted Love” (Soft Cell), “Golden Brown”, (The Stranglers); e “Fame”, de David Bowie, acompanham os episódios da primeira temporada.

Já no elenco, ganham destaque nomes como Keeley Hawes, que dá vida à protagonista, bem como Philip Glenister, Marshall Lancaster e Dean Andrews, que atuaram na série original, “Life on Mars”, todos nos mesmos papéis.

Desde janeiro, a plataforma Petra Belas Artes À La Carte traz em seu catálogo séries clássicas e contemporâneas da BBC Studios. Já estão disponíveis as três temporadas da versão original da “House of Cards”, as inéditas “Maigret” e "Os Bolenas: Escândalo de família",  além das comédias “Absolutely Fabulous”, “French and Saunders”, “Fry and Laurie”  e “Yes, Prime Minister”.

Guia de Episódios de ASHES TO ASHES, com episódios novos disponíveis toda segunda-feira, a partir do dia 2 de maio.

Episódio 1  –  Depois de ser baleada em 2008 enquanto investigava o DCI Sam Tyler, DI Alex Drake acorda em 1981.

Episódio 2  –  DI Alex Drake acorda em na década de 1980 e acaba ficando cara a cara com Hunt.

Episódio 3 – O casamento real se aproxima, e cabe a Gene e uma inquieta Alex manter as ruas quietas.

Episódio 4  – Quando uma prostituta se queixa de estupro, Alex tem dificuldade em convencer Gene a levar o caso a sério. Ela é a voz solitária no CID, e apenas o link para uma vítima de assassinato recente faz com que Gene leve a investigação adiante.

Episódio 5  – Quando o corpo de um trabalhador de um centro de pesquisa nuclear desaparece do necrotério, Alex sente o cheiro de uma conspiração.

Episódio 6 – Alex acha que ela está à beira da morte e tem que manter seu cérebro vivo resolvendo o caso: uma batida em um correio. Gene acredita que o culpado é Chas Cale, um blagger que ele cruzou uma vez.

Episódio 7 – Milhares de libras arrecadadas para caridade foram roubadas, e a única pista é Gil Hollis, o homem que a levantou. Alex tem certeza de que Gil sabe mais do que imagina e que ela pode convencê-lo. Mas quando Gene é humilhado em um apelo de TV, ele recorre ao seu método 'primeiro os punhos, perguntas depois'.

Episódio 8  – É o maior dia da vida de Alex: o dia em que seus pais foram mortos. Ela acredita que se puder evitar que isso aconteça, ela pode deixar a prisão de 1981 e voltar para sua filha Molly.

ASHES TO ASHES será lançado exclusivamente na plataforma Petra Belas Artes À La Carte.

Sinopse

Depois de ser baleada em 2008 enquanto investigava o DCI Sam Tyler, a investigadora Alex Drake acorda em 1981, passando a solucionar crimes antigos em Londres, enquanto tenta entender o motivo que ocasionou a morte precoce de seus pais no mesmo ano.

Ficha Técnica

Direção: Jonny Campbell , Bille Eltringham e Catherine Morshead

Roteiro: Ashley Pharoah, Matthew Graham, Julie Rutterford, Mark Greig  e Mick Ford

Produção: Beth Willis

Elenco: Philip Glenister, Keeley Hawes, Dean Andrews, Marshall Lancaster, Montserrat Lombard, Amelia Bullmore, Stephen Campbell Moore, Adam James, Joseph Long e Geff Francis

Gênero: suspense, fantasia

País: Reino Unido

Ano: 2008

Duração: 8 episódios com cerca de 1h cada

Nenhum comentário:

Crítica Filme Miss França por Rita Vaz

  Estreia nessa quinta-feira, a comédia dramática francesa “Miss França”, dirigida pelo ator e cineasta luso-francês Ruben Alves (Uma Famí...