11º Olhar de Cinema divulga seleção de curtas-metragens


O 11° Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 1º a 9 de junho em formato híbrido, divulga a seleção de curtas-metragens que integram a programação das mostras Olhares Brasil, Pequenos Olhares e Mirada Paranaense.

Reforçando sua vocação para celebrar o cinema independente, autoral e inventivo, a seleção de curtas-metragens traz títulos de diferentes estados brasileiros, com as mais diversas temáticas e estéticas.

Neste ano, a seleção da Mostra Olhares do Brasil apresenta filmes que se destacaram em importantes festivais e mostras brasileiros, enquanto a Mirada Paranaense faz um recorte da cada vez mais potente produção do Paraná. Já a Pequenos Olhares traz diversão e reflexão para as crianças de todas as idades.

Alguns dos títulos estarão disponíveis de forma online e gratuita para todo o Brasil. A programação será divulgada em breve.

Fichas técnicas: 

OLHARES BRASIL

CURUPIRA E A MÁQUINA DO DESTINO (Curupira e a Máquina do Destino, Brasil, 2022), de Janaina Wagner,  25’

Filmado no Amazonas de 2021, na Estrada Fantasma BR-319, Transamazônica BR-230 e na cidade real de Realidade, “Curupira e a máquina do destino” documenta o encontro no tempo presente entre uma curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem do filme “Iracema – uma transa amazônica”.


MANHÃ DE DOMINGO (Manhã De Domingo,  Brasil, 2022), de Bruno Ribeiro, 25’

Uma jovem pianista negra irá se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com sua falecida mãe desestabiliza sua mente e seu coração, colocando em risco a sua apresentação. A partir de uma série de encontros ao longo de um dia, ela começa uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe.


NÃO VIM NO MUNDO PARA SER PEDRA (Não Vim No Mundo Para Ser Pedra, Brasil, 2022), de Fábio Rodrigues Filho, 26’

Este ensaio toma uma fala de Grande Otelo como evidência para uma incursão especulativa na história do cinema brasileiro: e se Otelo tivesse chegado antes no Macunaima (livro e filmes)? A ordem dos fatores alteraria os resultados? Ao fim e a cabo, o rosto Otelo não confronta a máscara Macunaíma?


ORIXÁS CENTER (Orixás Center, Brasil, 2021) de Mayara Ferrão,13’

Produzido e filmado em Salvador - BA, o curta-metragem Orixás Center desdobra as narrativas dos arquétipos dos orixás, criando e resgatando vestígios da cosmologia yorubana através de referências estéticas, éticas, filosóficas e políticas.


SOLMATALUA (Solmatalua, Brasil, 2022), de Rodrigo Ribeiro-Andrade, 15’

Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo.


PEQUENOS OLHARES

A MENINA ATRÁS DO ESPELHO (A Menina Atrás Do Espelho, Brasil, 2022), de Iuri Moreno, 12’

Uma menina se tranca em seu quarto por medo dos monstros que a ameaçam do lado de fora, até que surge atrás do espelho uma nova realidade onde esses monstros simplesmente não existem e ela é livre para ser quem é ou quiser ser.


CAPITÃO TOCHA (Capitão Tocha, Brasil, 2022), de Matheus Amorim, 16’

Pedro, um menino aficcionado por bonecos de ação, certo dia encontra um boneco diferente, esquecido embaixo da cama de seu amigo.


ERA UMA VEZ EM ICAPUÍ (Era Uma Vez Em Icapuí, Brasil, 2021), de Alunos Do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul, 10’

Num luau em volta da fogueira, um pescador narra a aventura vivida em Icapuí em busca do tesouro guardado há muitas gerações.


EWÉ DE ÒSÁNYÌN: O SEGREDO DAS FOLHAS (Ewé De Òsányìn: O Segredo Das Folhas, Brasil, 2021), de Pâmela Peregrino, 22’

Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.


MEU NOME É MAALUM (Meu Nome É Maalum, Brasil, 2021), de Luísa Copetti, 8’

Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista.


O FUNDO DOS NOSSOS CORAÇÕES (O Fundo Dos Nossos Corações, Brasil, 2021), de Letícia Leão, 21’

Joana, uma curiosa menina de 7 anos, quer descobrir como veio ao mundo de duas barrigas.


O TEMPLO DO REI (O Templo Do Rei, Brasil, 2021), de Verônica Cabral, 5’

A Tranquilidade dos pacíficos cidadãos de Jaguara é interrompida quando uma velha profecia se torna real.


RUA A, NÚMERO 79: ASSENTO DELA (Gayeol 79Beon, Banditbul, Coreia do Sul, 2021), de Hyung-suk Lee, 8’

Pai e filha visitam um teatro onde não há ninguém.


RUA DINORÁ (Rua Dinorá, Brasil, 2022), de Natália Maia, Samuel Brasileiro, 17’

Dinorá é uma jovem atleta, que precisa vender rifas para custear uma viagem para o campeonato de karatê. Nessa pequena jornada, descobrirá a história do bairro em que mora.


SOBRE AMIZADE E BICICLETAS (Sobre Amizade e Bicicletas, Brasil, 2022), de Julia Vidal, 12’

Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.


MIRADA PARANAENSE

DEUS ME LIVRE (Brasil, 2021), de Carlos Henrique de Oliveira e Luis Ansorena Hervés, 17’

Para enfrentar a pandemia no maior cemitério da América Latina, dois sepultadores brasileiros se apegam em suas distintas religiões.


ESPERANZA (Brasil, 2022), de Hugo Lobo Mejía, 14’

Recém chegado ao Brasil, Julen, um jovem cozinheiro venezuelano, vai a uma entrevista de emprego no refinado restaurante Esperanza. Ele se questiona se deve preparar uma pisca andina ou uma clássica omelete francesa. No restaurante, percebe que a chef espera que ele prepare algo de suas origens. Ávido pelo seu objetivo, ele cede e entra no jogo proposto.


FALTA POUCO (Brasil, 2022), de Wellington Sari, 23’

Monique tenta fazer um podcast sobre duas jovens que sumiram no Panamá, em 2014. Wellington busca recuperar imagens gravadas durante um Ano Novo recente. Mas falta alguma coisa.


O HÁBITO DE HABITAR (Brasil, Chile, Haiti, 2021), de Nicolás Pérez, 16’

Ale e Santi, uma família de estudantes bolivianos residentes no Brasil, convivem no dia a dia com lembranças de onde moravam no passado. Juntos, um dia, eles decidem desenterrar essas memórias.


OS DIAS DEPOIS (Brasil, 2021), de Thiago Bezerra Benites, 21’

Sandra é uma professora acadêmica confinada em seu apartamento durante a pandemia que assola o país. Com a morte de sua mãe, ela precisa lidar com a volta do irmão mais novo e com a burocracia do luto.


QUARENTENA (Brasil, 2021), de Adriel Nizer e Nando Sturmer, 6’

Brasil. É noite. Mãe e filho descobrem que não estão sozinhos durante a quarentena.


ÚLTIMO ENSAIO (Brasil, 2021), de Bruno Costa, 14’

Como foi que chegamos até aqui? Anos e anos desenvolvendo técnicas de auto sabotagem.


VALENTINA VERSUS (Valentina Versus, Brasil, 2022), de Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo, 14’.

Era uma vez, em uma quest não tão distante, um grupo de gamers se reuniu em uma batalha épica para enfrentar Haters, Mi-mi-minotauros e Trolls na mais grandiosa e assustadora das masmorras: uma balada.


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba