Premiado em Tiradentes, SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS, estreia em 23/06

Foi da solidão do isolamento social na fase mais aguda da pandemia que nasceu o filme SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS, primeiro longa solo que o recifense Fábio Leal dirige. Mas o filme vai além de ser apenas sobre o momento da Covid-19. “É também outras ‘solidões’ contemporâneas. Para isso eu resolvi trazer dois personagens do meu último curta metragem, ‘Reforma’. Não é exatamente uma continuação do curta pois não é necessário tê-lo visto para ver o longa, mas o protagonista e seu ‘par romântico’, digamos assim, são os mesmos.” O longa faz parte da edição de 2022 da Sessão Vitrine, e chega aos cinemas em 23 de junho. Antes disso, será exibido no 11o Olhar de Cinema, que acontece entre 01 e 09 de junho. 

Ganhador do Prêmio Helena Ignez, no Festival de Tiradentes de 2022, o filme tem como protagonista Chico, um personagem interpretado também por Leal, que, sozinho em seu apartamento, vê os dias passando, com marasmo e ansiedade em um momento de recrudescimento da pandemia. Em sua solidão, é cada vez mais tomado pelo desejo do contato humano, e, em especial, do sexo. Disso, nascem formas alternativas de reencontros, e a procura de uma maneira de tocarmos uns aos outros com segurança. 

“Foi muito tempo sozinho com medo da morte, medo do desgoverno brasileiro, medo do encontro com o outro. Achei que uma boa forma de enfrentar esses medos todos seria fazendo um filme e tentando achar formas de distensionar através da ficção e da comédia.”

Leal explica que as cenas de intimidade entre os personagens foram filmadas com respeito e delicadeza respeitando a maneira como cada um lida com seu corpo. “Procuro desde a primeiríssima conversa com os atores deixar muito claro o que eu quero com cada cena, a forma como eu filmo, saber os limites de cada um. E a partir disso criar um ambiente de ensaio em que eles se sintam seguros inclusive pra mudar de ideia, voltar atrás. Desde o meu primeiro curta eu me interesso muito por filmar cenas de sexo. Ir além do que geralmente se filma no cinema narrativo tradicional. Sexo é drama também.”

Leal, que já fez curtas, como “O Porteiro do Dia”, explica que não sentiu um peso grande ao dirigir seu primeiro longa sozinho – ele já fez “Deus tem AIDS” (codirigido por Gustavo Vinagre) e o coletivo “Furious Desires”. “Foi um desdobramento natural. Acho que já tinha tanta tensão pelo momento em que estávamos da pandemia, o orçamento restrito do filme e eu dirigir e protagonizar ao mesmo tempo que eu nem me permiti pensar em nada mais.” 

Como ator, Leal trabalhou em seus curtas, e também no longa “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, e conta que atuar o ajuda, como diretor, a compreender que não existe uma fórmula. “Cada ator tem sua forma própria de trabalhar, seu jeito de ser, não dá pra chegar impondo nada. Como diretor eu proponho um norte e juntos vamos chegar onde conseguimos. O fato de ser ator também me dá um senso de improviso muito grande, de ler o momento e às vezes mudar completamente uma cena na hora de filmar se surgir uma ideia melhor do que a prevista antes.”

O filme fez sua estreia no Festival de Tiradentes, que aconteceu de forma on-line em janeiro, e presencial, em abril. SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS foi muito bem recebido. O cineasta Kleber Mendonça Filho disse que não via um filme brasileiro tão engraçado há anos, e completou: “Fábio é um cineasta que entende o que quer fazer e executa as suas ideias com muita autoridade e desenvoltura, mesmo que essa autoridade desenhe um personagem - Chico - incerto e inseguro sobre o que se passa na sua/nossa biologia.”

A Sessão Vitrine 2022 foi contemplada pelo PROAC Direto 38/2021, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS é um lançamento da Sessão Vitrine.

Sinopse

Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.

Ficha Técnica

Direção: Fábio Leal 

Roteiro: Fábio Leal 

Elenco: Fábio Leal, Paulo Cesar Freire, Marcus Curvelo, Lucas Drummond, Vitória Liz, Bruce de Araújo

Gênero: drama, comédia 

País: Brasil

Ano: 2022 

Duração: 75 min. 


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba