Após dois anos sem integrar a
programação do Olhar de Cinema, a mostra Olhar Retrospectivo está de volta à
11ª edição do festival, que acontece de 1º a 9 de junho, destacando, pela
primeira vez, o trabalho de uma cineasta mulher: a estadunidense Su
Friedrich, importante nome do cinema de invenção e referência indispensável
para o pensamento das autorias lésbicas na produção de imagens. A programação
é composta por 7 filmes de Friedrich, oriundos de distintos períodos de sua
carreira, em diálogo com outras 8 produções de realizadoras incontornáveis de
diferentes países e épocas. Para expandir e complementar as exibições, fazem
parte desta que será a maior mostra já realizada em torno da obra da diretora
no Brasil, também uma mesa de debates no Seminário de Cinema de Curitiba e
uma entrevista gravada com a realizadora disponível no site do festival. “É com grande alegria que
trazemos para esta edição a mostra Olhar Retrospectivo Su Friedrich e outras
imagens para o invisível, apresentando uma expressiva parte da obra de
Friedrich e propondo diálogos com outras cineastas que, em sua maioria,
realizaram seus trabalhos buscando a invenção e reinvenção da linguagem
cinematográfica”, afirma o diretor artístico do Olhar de Cinema, Antônio
Junior. “Sempre com um olhar contestador e reflexivo frente às diversas
questões do nosso mundo, propomos um verdadeiro mergulho em cinematografias
que impactam diretamente na evolução da expressão cinematográfica”, completa. Nascida em 1954, Friedrich
começou sua carreira em Nova Iorque, no fim da década de 1970, e, desde
então, transita entre diferentes suportes, formatos e linguagens. Realizou 25
filmes, atuando como diretora, fotógrafa e montadora na maioria deles. Ao
nadarmos e afundarmos em seu trabalho, pareceu-nos que lançar um olhar que
torna visível o que, antes, permanecia invisibilizado, é um desejo que
mobiliza e atravessa toda a sua cinematografia. Ressoando e perseguindo esse
mesmo gesto, colocamos seu cinema no centro de uma constelação de imagens
formada tanto por filmes de cineastas já amplamente reconhecidas, quanto por
filmografias ainda pouco investigadas no contexto brasileiro. Desse modo,
junto à obra de Friedrich, na Olhar Retrospectivo deste ano, o público poderá
assistir a sessões formadas por filmes de Germaine Dulac, Maya Deren, Chantal
Akerman, Barbara Hammer, Leontine Sagan, Cheryl Dunye, Thirza Cuthand e
Zeinabu Irene Davis. Olhares Clássicos A mostra Clássicos,
importantíssima conexão do programa contemporâneo do Olhar de Cinema com a
história da sétima arte, volta a acontecer depois de dois anos de intervalo
por conta das edições online na pandemia. A ideia da mostra, afinal, sempre
foi colocar alguns importantes filmes de volta na sala escura, para
apreciação coletiva, em cópias restauradas ou no mínimo em ótimo estado. Os
seis títulos que compõem a mostra em 2022 vão na direção de alguns dos
caminhos que os Clássicos do Olhar acostumaram o público a seguir: a
celebração de um filme capital da história do cinema numa data significativa
(o centenário de "Nanook"), a descoberta de filmes menos conhecidos
no Brasil realizados por cineastas ou cinematografias nacionais em geral
menos exibidas por aqui (Sara Gómez, de Cuba; Ousmane Sembène, do Senegal); e
a homenagem a grandes nomes do cinema dos quais nos despedimos recentemente
(Peter Bogdanovich, Arnaldo Jabor, Geraldo Sarno). No conjunto, um poderoso
mergulho no cinema mundial de variados momentos históricos e propostas
estéticas e narrativas. Confira a lista completa de
filmes: MOSTRA OLHAR RETROSPECTIVO -
SU FRIEDRICH E OUTRAS IMAGENS PARA O INVISÍVEL PELO RIO ABAIXO (GENTLY DOWN
THE STREAM, Estados Unidos da América, 1981), de Su Friedrich, 13’, cópia
digital OS LAÇOS QUE UNEM (THE TIES
THAT BIND, Estados Unidos da América, 1984), de Su Friedrich, 55’, DCP PARA SEMPRE CONDENADAS
(DAMNED IF YOU DON’T, Estados Unidos da América, 1987), de Su Friedrich, 42’,
cópia digital NADE OU AFUNDE (SINK OR SWIM,
Estados Unidos da América, 1990), de Su Friedrich, 48’, cópia digital ESCONDE-ESCONDE (HIDE AND
SEEK, Estados Unidos da América, 1996), de Su Friedrich, 63’, cópia digital AS CHANCES DE REGENERAÇÃO
(THE ODDS OF RECOVERY, Estados Unidos da América, 2002), de Su Friedrich,
65’, cópia digital NÃO POSSO TE DIZER COMO ME
SINTO (I CANNOT TELL YOU HOW I FEEL, Estados Unidos da América, 2016), de Su
Friedrich, 42’, DCP Todos os filmes de Friedrich
foram fornecidos pela própria cineasta. Também fazem parte da mostra
os seguintes filmes de outras autorias: A CONCHA E O CLÉRIGO (LA
COQUILLE ET LE CLERGYMAN, França, 1928), de Germaine Dulac, 40’, cópia
restaurada fornecida pela Light Cone AT LAND (Estados Unidos da
América, 1944), de Maya Deren, 15’, cópia restaurada fornecida pela Re:Voir BEIJOS DE NITRATO (NITRATE
KISSES, Estados Unidos da América, 1992), de Barbara Hammer, 67’, cópia
remasterizada fornecida pela Electronic Arts Intermix CICLOS (CYCLES, Estados
Unidos da América, 1989), de
Zeinabu Irene Davis, 17’, cópia digital fornecida pela Women
Make Movies LIÇÕES NA TEORIA BABY DYKE
(LESSONS IN BABY DYKE THEORY, Canadá, 1995), de Thirza Cuthand, 3’, cópia
digital fornecida por Thirza Cuthand NOTÍCIAS DE CASA (NEWS FROM
HOME, França, Bélgica, 1977), de Chantal Akerman , 85’, cópia restaurada
fornecida pela Chantal Akerman Foundation - Cinematek SENHORITAS EM UNIFORME
(MÄDCHEN IN UNIFORM, Alemanha, 1931), de Leontine Sagan, 88’, cópia
restaurada fornecida pela Beta Film GmbH THE WATERMELON WOMAN (THE
WATERMELON WOMAN, Estados Unidos da América, 1996), de Cheryl Dunye, 90’,
cópia restaurada fornecida pela Jingletown Films MOSTRA OLHARES CLÁSSICOS DE CERTA MANEIRA (DE CIERTA
MANERA, Cuba, 1977), de Sara Gómez, 78’ LUA DE PAPEL (PAPER MOON,
Estados Unidos da América, 1973), de Peter Bogdanovich, 105’ MANDABI (MANDABI, Senegal,
França, 1968), de Ousmane Sembene, 92’ NANOOK DO NORTE (NANOOK OF
THE NORTH, Estados Unidos da América, 1922), de Robert Flaherty, 78’ OPINIÃO PÚBLICA (OPINIÃO
PÚBLICA, Brasil, 1965), de Arnaldo Jabor, 65’ VIRAMUNDO (VIRAMUNDO, Brasil, 1965), de Geraldo Sarno, 37’ SERVIÇO 11º Olhar de Cinema -
Festival Internacional de Curitiba 1º a 9 de junho Locais: Cine Passeio,
Cinemark Mueller, Teatro da Vila, Cinemateca de Curitiba, Museu Oscar
Niemeyer Ingressos: R$ 14 (inteira) e
R$ 7 (meia) |
Olhar Retrospectivo traz Su Frederich e outras imagens para o invisível
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