As oficinas são
gratuitas, acontecem de forma online e as Inscrições podem ser feitas até o
dia 13 de maio |
Em sua décima primeira
edição, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba oferece três
oficinas gratuitas que complementam a experiência cinéfila daqueles que
acompanham o festival, expandindo e aguçando os sentidos dos participantes
para as mais variadas facetas do cinema. Os temas dos encontros são variados:
“QuilomboCinema”
traz uma abordagem crítica e decolonial sobre a presença de pessoas negras no
cinema brasileiro, com Tatiana Carvalho Costa; “A Montagem como Reescrita de um
Filme”, com Tomás von der Osten , propõe pensar a montagem
cinematográfica quanto processo de reestruturação do roteiro, abordando
conceitos de dramaturgia e estratégias de como aplicá-los na montagem de um
filme; “Incorporar
memórias; corporalizar presenças”, ministrada por Abiniel
João Nascimento, usa o corpo como suporte para discutir imagem, memória e
presença. As aulas acontecerão de forma
online e aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no site do festival
(https://www.olhardecinema.com.br/oficinas-2022-inscricoes-abertas/) até
o dia 13 de maio. O 11º Olhar de Cinema -
Festival Internacional de Curitiba acontece de 1° a 9 de junho. Mais informações: Oficina: QuilomboCinema Ministrante: Tatiana Carvalho
Costa Encontros online nos dias 4 e
5 de junho, de 10h às 13h A oficina propõe uma
abordagem à cultura fílmica por meio de um pensamento crítico escurecido numa
perspectiva descolonizadora, promovendo uma aproximação às noções de
aquilombamento e encruzilhada presentes no pensamento de, entre outres, Maria
Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento e Leda Maria Martins. Essa abordagem
colabora para a compreensão da presença disruptiva de pessoas negras que
ampliam a noção de “Brasileiro” no Cinema Contemporâneo. Oficina: A montagem como reescrita de um
filme Ministrante: Tomás von der
Osten Encontros online nos dias 4 e
5 de junho, de 14h às 17h A oficina propõe pensar a
montagem cinematográfica quanto processo de reestruturação do roteiro,
abordando conceitos de dramaturgia e estratégias de como aplicá-los na
montagem de um filme. Será mostrado como as escolhas de montagem podem afetar
a superestrutura narrativa (grande arco dramático), estruturas intermediárias
(relações entre cenas e/ou sequências) e a microestrutura (relações entre
planos, a dramaturgia visual no interior de uma cena). Oficinas: Incorporar memórias; corporalizar
presenças Ministrante: Abiniel João
Nascimento Encontros online nos dias 6 e
7 de junho, de 18h às 21h Como destituir da imagem a
existência? A oficina busca tecer uma artesania de pensamento que,
utilizando-se do corpo enquanto peça motriz, complexifique as relações entre
imagem, memória e presença. Partindo duma perspectiva que visa a uma crítica
ao Arquivo, desdobrar-se-ão as discussões nos direcionamentos que margeiam a
captura da imagem e a representação. |
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