PROTAGONIZADO POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL DIVULGA CARTAZ


Prestes a completar 91 anos, Fernando Henrique Cardoso está no centro do documentário O PRESIDENTE IMPROVÁVEL, que aborda sua vida, obra acadêmica, atuação política e trajetória desde a juventude, passando pela docência, exílio até a Presidência da República. Dirigido por Belisario Franca (“Menino 23”, “Soldados do Araguaia” e "Amazônia Eterna"), o longa, que chega aos cinemas no próximo dia 31, acaba de divulgar seu cartaz e trailer oficiais. 

Por meio de trechos dos depoimentos presentes no filme, o trailer destaca momentos da vida de Fernando Henrique desde a juventude até a presidência. “Eu gosto de pessoas, eu gosto de gente, senão, não seria sociólogo, nem político”, diz o biografado. Bill Clinton e Gilberto Gil são algumas das personalidades que aparecem no vídeo. “Depois que deixei a presidência, não fui nada, não quis ser. Mas, se não houver vozes que falem, não acontece nada. E a nós só resta falar”, conclui o ex-presidente no trailer. 

Destacando o perfil sorridente de Fernando Henrique, o cartaz tem ao fundo do perfil imagens de momentos cruciais na história recente do Brasil e na carreira do sociólogo, professor e político, como sua participação no movimento estudantil, manifestações contra a Ditadura e na campanha pela Presidência. 

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL é um documentário de diálogos, no qual FHC dialoga com personalidades nacionais e internacionais, algumas das quais é muito próximo e, por meio dessas conversas, relembra sua carreira desde a juventude, passando pelo trabalho universitário, anos de exílio, entrada na carreira política, entre outros temas. 

Além de Clinton e Gil, o longa conta com a participações de Manuel Castells, Ricardo Lagos, Raul Jungmann, Maria Hermínia Tavares, Boris Fausto e Alain Touraine, entre outros e outras. Filmar na Fundação Fernando Henrique Cardoso (SP), considerada pelo ex-presidente sua segunda casa, permitiu a ele não apenas mais conforto, como também maior intimidade com suas e seus interlocutores e protocolos rígidos por causa da pandemia. 

Com produção assinada pela Giros Filmes, o documentário é um olhar abrangente sobre a história do país e a jovem democracia brasileira, por meio da história pessoal e pública do ex-presidente. 

 

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL será lançado nos cinemas pela Bretz Filmes. 

Sinopse

Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro em qualquer lugar do mundo: um intelectual consagrado no meio acadêmico que também teve a oportunidade de governar seu país. Sua dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, representou o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Dois princípios que se materializam na palavra diálogo.

Partindo dessa premissa, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL é um documentário que apresenta a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo. Ao longo de 100 minutos, conversas sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas se misturam a memórias do passado evocadas tanto por FHC quanto por seus interlocutores.

 

Ficha Técnica

Direção: Belisario Franca

Pesquisa e Argumento: Pedro Nóbrega e Carolina Torres

Roteiro: Lyana Peck e Belisario Franca

Distribuição: Bretz Filmes

Ano: 2022

Duração: 100 minutos

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL será lançado nos cinemas pela Bretz Filmes.


Nenhum comentário:

Crítica Filme “Minions 2: A Origem de Gru” por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira, uma das animações mais esperadas do ano. “Minions 2: A Origem de Gru”, dirigida por Kyle Balda (Meu Malvado Favo...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba