Conheça fatos curiosos sobre os 50 anos de O PODEROSO CHEFÃO

 


Um dos maiores filmes de todos os tempos, O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather), dirigido por Francis Ford Coppola, completa 50 anos em 2022. Em uma edição especialíssima, a Paramount Pictures relança o clássico dos clássicos em 4K HDR, exclusivamente nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em 24 de fevereiro.

 

A magistral adaptação cinematográfica de Coppola do romance de Mario Puzo narra a ascensão e queda da família Corleone e a trilogia cinematográfica é justamente vista como uma das maiores da história do cinema. Em preparação para o 50º aniversário do lançamento original do primeiro filme em 24 de março de 1972, a produtora de Coppola, a American Zoetrope, junto à Paramount Pictures, realizou uma restauração meticulosa dos três filmes ao longo de três anos.

 

“Tenho muito orgulho de O Poderoso Chefão, que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa”, disse Francis Ford Coppola. “Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz por O Poderoso Chefão 3 - Desfecho: A Morte de Michael Corleone estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica. Também é gratificante comemorar esse marco com a Paramount ao lado dos fãs maravilhosos que amam a trilogia há décadas, das gerações mais jovens, que ainda o consideram relevante hoje, e daqueles que o descobrirão pela primeira vez.”

 

Um filme tão celebrado como O Poderoso Chefão tem várias curiosidades que o cercam, como, por exemplo, a história de que Albert S. Ruddy tornou-se o produtor do filme depois de apresentá-lo a Charles Bluhdorn como “um filme aterrorizante e frio sobre pessoas que você ama”.

 

Outra informação do bastidor é que Marlon Brando queria fazer Don Corleone parecer “um buldogue”, então ele encheu as bochechas com algodão para a audição. Para as filmagens, ele usava um bocal feito por um dentista; este aparelho está em exibição no Museu Americano da Imagem em Movimento em Queens, Nova York.

 

E o gato segurado por Marlon Brando na cena de abertura? Era um vira-lata que Coppola encontrou nos estúdios Filmways, no Harlem, Nova York. Ele ronronou tão alto durante a cena que o diálogo teve que ser regravado.

 

Naquela época provavelmente não havia cena mais violenta na história do cinema do que a morte de Sonny Corleone. James Caan usou 127 cápsulas explosivas cheias de sangue para simular balas atingindo-o e o carro tinha mais de 200 buracos de bala pré-perfurados.

 

Sabe qual foi a cena mais cara do filme? A morte de Sonny, custando US$100.000. E a fala clássica “Deixe a arma, pegue os cannoli”/ “Leave the gun, take the cannoli”, que é falada por Richard Castellano como ‘Clemenza’, foi improvisada e não está no roteiro.

 

Por fim, Marlon Brando e Robert De Niro são os dois únicos atores a ganhar o Oscar® interpretando exatamente o mesmo personagem, Vito Corleone.

 

“Nós nos sentimos privilegiados por restaurar esses filmes e um pouco admirados a cada dia que trabalhamos neles”, disse Andrea Kalas, vice-presidente sênior da Paramount Archives. “Pudemos testemunhar em primeira mão como a brilhante fotografia, trilha sonora, desenho de produção, figurino, edição, performances e, claro, roteiro e direção tornaram-se notoriamente mais do que a soma de suas partes. Foi nosso compromisso honrar o trabalho excepcional de todos os cineastas.”

 

 


DETALHES DA RESTAURAÇÃO


• Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
• Mais de 4000 horas para consertar manchas nos rolos, rasgos e outras anomalias nos negativos.
• Mais de 1000 horas em uma rigorosa correção de cores, para garantir que as ferramentas de HDR fizessem jus à visão original de Coppola e do diretor de fotografia Gordon Willis.
• Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II foram restauradas.
• Todo o trabalho foi supervisionado por Coppola.

 

 


"O Poderoso Chefão - 50 Anos" (The Godfather - 50 Years)

Exclusivamente nos cinemas em 24 de fevereiro

Nas plataformas digitais em 22 de março
 


ESTRELANDO
Marlon Brando
Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, John Cazale, Diane Keaton, Richard Castellano, Sterling Hayden, Richard Conte, Talia Shire, Al Martino


DIREÇÃO
Francis Ford Coppola

PRODUZIDO POR
Albert S. Ruddy

 

ROTEIRO

Mario Puzo e Francis Ford Coppola

 

TRILHA SONORA
Nino Rota

 

BASEADO NO ROMANCE

O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather), de Mario Puzo

Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba