O
filme Curupira e a máquina do destino, fez sua estreia nacional
na 25ª. Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostra Panorama –
Agora, é a vez da estreia Internacional que será no Kino Pavasaris, em
Vilnius (https://kinopavasaris.lt/en), no final de Março, e em seguida ele vai para o Glasgow Film
Festival (https://glasgowfilm.org/glasgow-film-festival), dentro de um programa sobre Ecologia e fins de mundo, na esteira da
COP26.
O curta foi filmado em 2021 no Amazonas, na
Estrada Fantasma BR-319, Transamazônica BR-230 e na cidade real de Realidade.
Essa é a estreia mundial do filme com a primeira exibição no Brasil.
SINOPSE
“Curupira e a máquina do destino” documenta o encontro no tempo
presente entre uma curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem do
filme “Iracema – uma transa amazônica”. Abertos feito feridas durante a
Ditadura cívico-militar que enredou o Brasil nos brados da ordem e do
progresso, os vergalhões de asfalto que varam o país foram construídos,
destruídos e se afogam agora em um processo de reconstrução. Ruínas mornas de
um futuro viciado. Apaixonada, Iracema fantasma parte nas encruzilhadas das estradas
retilíneas do Amazonas para encontrar Curupira e vingar o futuro.
DIRETORA JANAINA WAGNER
Artista plástica e
realizadora, Janaina Wagner desenvolve suas pesquisas em diversas mídias,
como vídeo, fotografia, desenho, instalações, cenografia e pintura. O
ponto nevrálgico de seu trabalho são as relações de limite, controle
e contenção que o humano estabelece com o mundo.
Atualmente doutoranda no Le Fresnoy-Studio National des Arts Contemporains
(FR), Wagner participou de diversas residências artísticas, como Gasworks
(Londres, UK), FID Campus – Festival International de Cinema de
Marseille (Marseille, FR), Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, BR), Red Bull
Station (São Paulo BR), Casa Tomada (São Paulo, BR),
Anarcademia W139 (Amsterdã, NL) e NES Skagaströnd, na
costa rural da Islândia. Dentre as principais exposições,
destacam-se Ensaio de Tração - Pinacoteca do Estado de São Paulo, 10
Semana de Cinema do Rio de Janeiro, Uma história natural das Ruínas (Pivô,
SP), Fuso Festival – Museu Nacional de Arte Contemporânea
do Chiado (Lisboa, Portugal), Cuando no hay sombra es mediodía, Nube –
Kiosko (Santa Cruz, Bolívia), With burning love – (Villa Belleville,
Paris), Casa Carioca – MAR Museu de Arte do Rio de Janeiro (Rio de
Janeiro, Brasil), Criatura (Oficina Cultural Oswald Andrade, SP),
e Decupagem/ Crônica de um final anunciado (MARP,
SP), Bestiário - Centro Cultural São Paulo - CCSP, Permanências e
Destruições – Torre H (RJ), Hipótese e Horizonte – Observatório (SP),
4o Prêmio EDP nas Artes – Instituto Tomie Ohtake (SP).
Bacharel em Artes
Plásticas e Jornalismo, mestra no Programa de Experimentação em Arte e Política
(SPEAP) e professora de vídeo no Ensino Fundamental, muitas das referências
disparadoras de suas pesquisas derivam dos procedimentos com que o homem vem
registrando e articulando seu progresso e legado. O viés sociológico do
Jornalismo opera para ela como os mecanismos através dos quais uma história é
feita verdadeira – uma constelação de contos, fatos e imagens. Da mesma maneira
que o jornalista parte de fatos para formar narrativas, Janaina desenvolve sua
produção plástica em um processo de decupagem de imagens textuais e visuais já
existentes e em circulação midiática.
Site: www.janainawagner.com
FICHA TÉCNICA
Documentário-ficção
/ Experimental | 24'40'' | DCP | Cor | 16:09 | Brasil e França | 2021
Direção
e roteiro: Janaina Wagner
Empresa
produtora: Le Fresnoy Studio National des Arts
Contemporains
Direção
de produção: Janaina Wagner
Produção
local: Carolina Gesser e Christyann Ritse
Montagem:
Janaina Wagner e Yuyan Wang
Fotografia:
Carine Wallauer
Som
direto: Marcela Santos
Direção
de arte: Janaina Wagner
Edição
de som e mixagem: Yannick Delmaire
Elenco:
Vitória Pereira é Iracema Fantasma +
Ana
Karoline de Moraes
Paula
Fernandes
Raiane
de Lima Tavares
Raylany
de Lima Tavares
Sabrina
Gomes de Sá
Scherley
Alves Meyer de Sousa
Sheron
Meyer de Sousa
Niziê
Ramos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário