RIO DE VOZES ESTREIA NOS CINEMAS DIA 17 DE FEVEREIRO


Dirigido por Andrea Santana e Jean-Pierre Duret RIO DE VOZES acompanha famílias de pescadores que vivem em diferentes cidades à margem do Rio São Francisco, entre a Bahia e Pernambuco. Observando homens acostumados à construção de barcos, mulheres empresárias gerenciando uma rede de trabalhadores, vendedores de peixes e jovens seguindo os passos dos pais, o filme mostra a importância do grande Rio São Francisco que banha as terras semiáridas do Sertão brasileiro e como a vida dos habitantes da vasta região abarcada por este grande rio está ameaçada.

RIO DE VOZES mostra o orgulho da profissão de pescador, uma atividade ameaçada, mas que tem grande valor junto à natureza, destacando os homens e mulheres que vivem dos rios, transmitindo o conhecimento entre gerações. A vida dos ribeirinhos é afetada na sua integridade mais profunda, assim como sua sobrevivência.

O Rio São Francisco atravessa o Sertão brasileiro, de terras conhecidas pela aridez extrema. Este grande rio outrora impetuoso e generoso está hoje muito fragilizado. O desmatamento de suas margens e a superexploração das terras por uma agricultura intensiva, colocam em perigo a grande diversidade de seu ecossistema.

Em RIO DE VOZES as mulheres estão na vanguarda da resistência. Elas lutam cotidianamente para preservar a possibilidade de um futuro. Seus filhos também reivindicam essa identidade, que cabe a eles renovar e fazer frutificar.

Sinopse

Atualmente fragilizado, o rio São Francisco já foi majestoso. Desmatamento das margens, poluição e outros malefícios da ação do homem colocam em risco a existência desse fluxo vital à existência de tanta gente

Ficha Técnica:

Direção: Andrea Santana e Jean-Pierre Duret

Fotografia: Tiago Santana, Jean-Pierre Duret 

Montagem: Jordana Berg, Laure Gardette

Música: Benjamim Taubkin 

Som: Jean-Pierre Duret, Edson Secco

Produção Executiva : Gel Santana, Bernard Attal

Gênero: Documentário

Ano: 2019

Duração: 93min

Classificação: livre

Distribuição: Pandora Filmes


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba