25a Mostra de Cinema de Tiradentes - Pré-estreia nacional do longa-metragem "Poropopó" abre a Mostrinha


A programação infantil da 25a Mostra Tiradentes conta ainda com cinco curtas e o longa "Pequenos Guerreiros". Pequenos cinéfilos e toda a família poderão conferir a programação na plataforma mostratiradentes.com.br

A nova geração de espectadores do cinema brasileiro é sempre tratada com muito carinho e respeito na Mostra de Cinema de Tiradentes. Nesta 25a edição do evento, a Mostrinha apresenta para a criançada cinco curtas-metragens e dois longas que tratam sobre perdas, amores, descobertas e resistências. Todas as exibições são gratuitas e podem ser acompanhadas pela plataforma do evento www.mostratiradentes.com.br.

A primeira sessão da Mostrinha acontece neste sábado, dia 22 de janeiro, com a exibição do longa “Poropopó” em pré-estreia nacional. Dirigido por Luís Antônio Igreja, o filme conta a história de Julieta, uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. A vida da garota muda drasticamente quando seus pais decidem deixar o circo e tentar a sorte em uma cidade próxima. Vestindo sempre seus trajes típicos e usando uma linguagem universal que dispensa palavras, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida. A produção ficará disponível de 22 a 29 de janeiro. Para acompanhar a exibição basta clicar no link: https://mostratiradentes.com.br/filme/poropopo/.

No outro final de semana, o público poderá conferir também o longa-metragem “Pequenos Guerreiros”, da diretora Bárbara Cariry. A ficção retrata o casal Cosme e Maria que, acompanhados do filho Bendito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, partem para uma viagem onde vão pagar uma promessa. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade por essa trajetória cheia de aventuras e descobertas. O filme fica disponível das 10h30 do dia 28 até às 23h59 do dia 29 de janeiro, e poderá ser acessado pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/pequenos-guerreiros/.

Curtas-metragens

Os filmes selecionados para a criançada não param por aí. A Mostrinha exibe ainda cinco curtas-metragens. O documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana, tem uma doce narrativa em primeira pessoa. O experimento “A primeira perda da minha vida”, assinado pela diretora e atriz Inês Peixoto e produzido pelo Grupo Galpão, reúne relatos de uma boneca perdida, numa fabulação inspirada em Franz Kafka que mistura teatro e cinema. A animação “Nonna”, de Maria Augusta Nunes, também lida poeticamente com perda, com o crescimento e com a tomada de consciência, numa história que aborda um problema ambiental que nos afeta na contemporaneidade: o excesso de agrotóxicos. Dirigido por Letícia Leão, a ficção “O Fundo dos nossos Corações” traz crianças curiosas numa aula online que buscam entender como nascem os seres humanos. Entre elas está Joana, que vai descobrir de onde veio em uma conversa cheia de encantamento com suas duas mães. E “Rua Dinorá”, dirigido por Natália Maia e Samuel Brasileiro, traz o percurso de uma menina – a Dinorá – pela história de seu bairro. Para que a garotada possa aproveitar o final de semana cinematográfico, o sinal para a exibição de todos os curtas da Mostrinha será aberto no sábado, dia 29, às 10h30, até às 10h30 de domingo, dia 30, em: https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostrinha/. 


SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba