Cardápio do À LA CARTE da semana tem suspense, comédia e drama

 


Quinta-feira é dia de estreias no Belas Artes À LA CARTE! Na próxima quinta, 23 de dezembro, chegam cinco novos filmes que passam a integrar o catálogo do streaming. A estreia nacional é “Morte e vida severina” (1977), filme escrito e dirigido por Zelito Viana, baseado nos célebres poemas de João Cabral de Melo Neto, “O Rio” e “Morte e Vida Severina”, com trilha musical original composta por Chico Buarque e Ayrton Barbosa. Já a seleção internacional está repleta de estrelas: o suspense “O Terceiro Homem” filme noir britânico de 1940, dirigido por Carol Reed, baseado na obra homônima de Graham Greene e Alexander Korda é estrelado por Orson Welles; a comédia francesa “Uma juíza sem juízo” (2013), de por Albert Dupontel conta com Sandrine Kiberlain no papel de uma juíza que se descobre grávida de um criminoso; o suspense espanhol “Os amantes” (1991), de Vicente Aranda, traz a musa de Almodóvar Victoria Abril e, para fechar, a comédia “A filha do meu amigo” (2011) de Julian Farino, é estrelada por Leighton Meester, Adam Brody e Hugh Laurie.

Confira abaixo as sinopses dos filmes:

O Terceiro Homem (The Third man)

EUA, 1940, Suspense, 104 min, 14 anos

Direção: Carol Reed

Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli e Trevor Howard

Sinopse: O romancista Holly Martins viaja para a sombria Viena pós-guerra, com o objetivo de investigar a misteriosa morte de um velho amigo, Harry Lime.

Curiosidades: O único roteiro original de Graham Greene, jornalista e escritor britânico, autor de grandes livros, como "O Expresso do Oriente", "O Poder e a Glória" e "O Americano Tranquilo". Orson Welles inicialmente se recusou a fazer as sequências nos esgotos de Viena porque estava convencido de que o ar nocivo lhe causaria alguma doença, então seus close-ups foram filmados no London Film Studios, enquanto um dublê de corpo era usado para planos amplos. Um dos filmes de maior sucesso da musa italiana Alida Valli em sua passagem por Hollywood, onde participou de outros grandes filmes, como "Agonia de Amor" (1947) e "O Milagre dos Sinos" (1948), no qual atuou com Frank Sinatra.

Morte e vida severina

Brasil, 1977, Drama, 85 min, 14 anos

Direção: Zelito Viana

Elenco: Tânia Alves, José Dumont, Stênio Garcia, Elba Ramalho, José Dumont e Joffre Soares

Sinopse: Baseado nos célebres poemas de João Cabral de Melo Neto, O Rio e Morte e Vida Severina. Um nordestino resolve tentar mudar de vida e vai em direção ao litoral e ao sudeste do Brasil, esperançoso de que no caminho não encontre mais a fome, a miséria e a opressão com as quais foi forçado a se habituar. No entanto, sua jornada provará que encontrar um novo começo é muito mais difícil do que parece.

Curiosidades: Filme escrito e dirigido por Zelito Viana, baseado no auto homônimo de João Cabral de Melo Neto. A trilha musical original foi composta por Chico Buarque e Ayrton Barbosa. O diretor Zelito Viana teve a iniciativa de adaptar a obra de João Cabral de Melo Neto após ver a sua encenação no teatro, em São Paulo, em 1968.

Uma juíza sem juízo (9 Mois Ferme)

França, 2013, Comédia, 82 min, livre

Direção: Albert Dupontel

Elenco:  Albert Dupontel, Sandrine Kiberlain, Nicolas Marié

Sinopse: Ariane é uma juíza solteira, antiquada e totalmente dedicada ao seu trabalho. Aos 40 anos, recebe, de repente, a notícia chocante de que está grávida de um desconhecido. Mais chocante ainda é o fato de que o pai é um criminoso que está sendo processado. Como Ariane não tem nenhuma lembrança do relacionamento com esse homem, ela tem de tentar descobrir o que exatamente aconteceu e a levou a essa situação surpreendente.

Curiosidades: O diretor e ator Albert Dupontel ganhou fama internacional pela sua atuação em "Irreversível" (2002), o polêmico filme de Gaspar Noé. Na cena em que o personagem masculino principal Bob Nolan foge da prisão, dois outros prisioneiros aparecem brevemente e um deles é o diretor francês Gaspar Noé. A música ouvida repetidamente durante o filme é "Samoa tamourè" cantada pela banda "4 + 4 di Nora Orlandi", a mesma música principal do filme italiano "Os Monstros", de Dino Risi, lançado em 1964.

Os amantes (Amantes)

Espanha, 1991, Suspense, 103 min, 16 anos

Direção: Vicente Aranda

Elenco: Victoria Abril, Jorge Sanz e Maribel Verdú

Sinopse: Paco termina o serviço militar e decide ficar em Madrid para morar perto de sua namorada, Trini. Ao mesmo tempo, ele conhece Luísa, uma viúva que o introduz ao mundo dos prazeres sexuais.

Curiosidades: Na última cena ambientada em Burgos, a equipe estava pronta para usar neve falsa quando, para surpresa de todos, nevou na área pela primeira vez em muitos anos. Segundo o ator Jorge Sanz, a famosa cena de sexo envolvendo um lenço foi ideia de sua partner Victoria Abril. Originalmente "Os Amantes" foi planejado como um episódio para a TV, até que o produtor Pedro Costa decidiu transformá-lo em um longa-metragem para o cinema, após ele conversar com o diretor Vicente Aranda e perceber que aquela história poderia ser um grande sucesso de bilheteria, uma previsão acertada em cheio.

A filha do meu amigo (The Oranges)

EUA, 2011, Comédia, 90 min, livre

Direção:  Julian Farino

Elenco: Leighton Meester, Hugh Laurie, Catherine Keener 

Sinopse: David e Paige são vizinhos e amigos de Terry e Carol. Por conta disso, os filhos do primeiro casal, Vanessa e Toby, se tornaram amigos de Nina. Mas ela sempre foi meio rebelde e acabou saindo de casa logo. Depois de cinco anos, ela retorna. As mães ficaram contentes, porque sempre desejaram que tivesse algo com Toby. Só que Nina não estava lá muito interessada no jovem e acabou se envolvendo com o pai de sua ex-melhor amiga. Começa aí uma relação que vai abalar as estruturas das duas famílias.

Curiosidades: Os atores Leighton Meester (Nina) e Adam Brody (Toby) são casados na vida real. Leighton Meester e Hugh Laurie trabalharam juntos em "Dr. House" (2004) e Ali, a personagem de Meester na série, também tinha um interesse amoroso pelo Dr. House (Laurie). O ator Paul Wesley chegou a fazer teste para o papel de Ethan.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba