Quinta (02/12), programação do À LA CARTE traz cinco incríveis estreias

Na próxima quinta, 02 de dezembro, chegam ao cardápio do À La Carte cinco joias do cinema mundial: o sensacional “Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón” (1980), primeiro longa de Pedro Almodóvar; o raro “Minha Namorada” (1970), de Zelito Viana, com Fernanda Montenegro, aos 40 anos e maravilhosa como sempre; “Otelo” (1951), grande clássico de Orson Welles; “Swing - Ritmos e Desejos” (1999), estrelado pela diva inglesa da música pop, Lisa Stansfield; e o "rock 'n’ roll" islandês “Mudando o Destino” (2013), de Ragnar Bragason.

“Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón”, pérola de Almodóvar, foi rodado apenas em finais de semana, levou dois anos para ser realizado, devido à luta de Pedro Almodóvar para conseguir financiamento naquela época. O filme é um exemplar do movimento chamado "La Movida Madrileña", representando a nova liberdade na esteira da morte do ditador espanhol Francisco Franco, em 1975.

“Minha Namorada” é o filme de estreia do diretor Zelito Viana. O longa também marca a terceira atuação de Fernanda Montenegro no cinema, e a canção-título do filme é uma composição de Carlos Lira e Vinicius de Moraes. O elenco reúne ainda Ana Maria Magalhães, Jorge Dória, e o então modelo Pedro Aguinaga estreando no cinema.

“Otelo”, baseado na clássica peça de William Shakespeare, levou três anos para ser feito, e, para pagar as contas da produção, Orson Welles aceitou papéis coadjuvantes em vários filmes, um dos quais foi "A Rosa Negra” (1950), do qual ele pegou “emprestado” vários figurinos e câmeras, fato que irritou muito o diretor Henry Hathaway durante as filmagens. O elenco conta com pequenas participações não creditadas de astros e estrelas como Joan Fontaine e Joseph Cotten.

"Swing - Ritmos E Desejos", de Nick Mead, é um misto de comédia e romance, e marca a estreia cinematográfica da cantora e compositora ingresa Lisa Stansfield como atriz. O elenco conta com a presença de Clarence Clemons (1942–2011), grande saxofonista e ex-integrante da E-Street Band, de Bruce Springsteen. Este foi o segundo longa de Nick Mead, que estreou no cinema com "Romance Arriscado" (1993), estrelado por Patrick Dempsey e Lisa Bonet.

“Mudando o Destino” foi exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2013. Ragnar Bragason é atualmente um dos cineastas islandeses mais populares e aclamados pela crítica. Depois de dirigir muitos videoclipes para artistas locais e internacionais, ele fez seu primeiro longa-metragem "Fíaskó" ("Fiasco") em 2000, e seu trabalho de direção usa métodos semelhantes aos de Mike Leigh e John Cassavetes, com improvisação dos atores para criar seus personagens.


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba