Com a proposta de exaltar e desenvolver os
aspectos sonoros do cinema contemporâneo, a BIS - Bienal Internacional do
Cinema Sonoro chega a 3ª edição com ações e exibições de filmes de forma
exclusivamente online. De 2 a 5 de dezembro, o público pode conferir
gratuitamente os 15 curtas e 13 longas-metragens brasileiros que integram as
mostras competitivas através do serviço de streaming Petra Belas Artes À La
Carte. A programação traz, ainda, quatro produções recentes do Equador,
Índia, Bélgica e Reino Unido que compõem a Mostra Panorama Internacional,
além de oficinas e a série de lives Cinemando,
que aborda cases, trajetória de carreira, mercado, produção e pós-produção de
áudio. Com o desafio de redesenhar a edição para o
formato virtual em 2021, a BIS anuncia a parceria com o Petra Belas Artes À La Carte,
serviço de streaming que faz parte do Belas Artes Grupo com curadoria
especial de produções com a marca do tradicional Cine Belas Artes, em São
Paulo. A exibição dos filmes começa no dia 2 de
dezembro (quinta-feira), às 17 horas, com sessões das mostras competitivas de
longas e curtas-metragens. Na sexta-feira (3), a transmissão das mostras
seguem das 17 às 00 horas. No sábado, dia 4, a programação começa mais cedo,
às 15 horas. Já no domingo (5), o público pode assistir às produções a partir
das 14 horas. Para conferir a lista completa de filmes selecionados para as
mostras competitivas, acesse bis.art.br. A organização pensou uma mostra competitiva
diferente desta vez: um conselho de jurados de diversas associações de
profissionais da área (ABRA, A3pS, API, AMC, Edt.Rio e Musimagem)
votaram nos filmes após a inscrição e a primeira triagem do festival. Da
mesma forma, o júri jovem, formado por estudantes de audiovisual da
Universidade Estadual de Goiás (UEG), também votaram nos filmes dessa
primeira triagem. Os mais votados de cada categoria são as produções que
serão exibidas na mostra competitiva. Os ganhadores serão revelados no último
dia de evento, tanto para o júri oficial, quanto para o júri jovem. A SELEÇÃO Entre curtas e longas-metragens, 28
produções brasileiras competem nas mostras competitivas da 3ª BIS. Em 'Luz nos Trópicos', de
Paula Gaitán, Igor é um indígena Kuikuro nascido no interior que resolve
retornar à terra de seus ancestrais trazendo as cinzas de seu avô e o
registro sonoro de sua voz gravada pouco antes de morrer. A cineasta tece uma
densa estrutura de histórias e linhas do tempo, enredados por cosmogonias
indígenas, cadernos de viagem e literatura antropológica. O filme passou
recentemente pelo Filmadrid (Espanha), pela 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
e recebeu prêmio de Melhor Filme Ibero Americano no Lima Alterna Festival
Int. de Cine, do Peru. Em 'A
Primeira Morte de Joana', de Cristiane Oliveira, Joana, uma
menina de 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem
nunca ter namorado alguém. A partir daí, percebe que todas as mulheres da sua
família guardam segredos. O longa-metragem Ainda
Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão, reúne um time de
talentos, com destaque para o produtor musical norte-americano Lee Ranaldo,
fundador da icônica banda Sonic Youth, a produtora brasileira Sara Silveira e
o production designer alemão Tamo Kunz (o mesmo dos filmes de Faith
Akin). Os curtas e longas-metragens selecionados para
esta 3ª edição concorrem em nove categorias competitivas: Melhor Som; Melhor
Direção de Som; Melhor Som Direto; Melhor Edição de Som; Melhor Mixagem de
Som; Melhor Efeitos Sonoros; Melhor Música Original; Melhor Desenho de Som e
Melhor Edição de Diálogos. PANORAMA INTERNACIONAL Além dos filmes competidores, a BIS 2021
traz quatro produções internacionais e inéditas no Brasil. No primeiro dia de
exibições no Petra Belas Artes À La Carte, a programação conta com a
produção indiana That
Cloud Never Left (2019), dirigido por Yashaswini Raghunandan. No
dia seguinte, sexta-feira, é a vez de Ailleurs
Partout (2020), filme de Isabelle Ingold & Vivianne
Perelmuter, da Bélgica. No sábado, a Mostra
Panorama Internacional exibe Ouvertures (2020), dirigido por Louis
Henderson e Olivier Marboeuf, do Reino Unido. Já no domingo, o festival exibe
Iwianch, the Devil Deer
(2020), de José Cardoso, do Equador. CONVERSAS E OFICINAS Além dos filmes, a edição 2021 da BIS
promove a série de lives Cinemando,
com transmissão simultânea no perfil do Instagram da bienal (@biscinemasonoro) e no
canal do YouTube da
F64 Filmes. Hoje (29), às 17 horas, Rosana Stefanoni e Daniel Sasso comandam
uma conversa sobre sobre Pós-produção
de Som e a A3pS (Associação dos Profissionais de Pós-Produção
de Som). Na terça-feira, 30 de novembro, quem comanda a live Construindo Narrativas Sonoras
é Ana Luísa Marquito, às 18 horas; já no dia 1º de dezembro, Mauricio Ruiz é
o convidado para falar sobre Sound
Design para Games & Mercado a partir das 17 horas. A
série Cinemando teve início no dia 23 de novembro. A BIS volta a promover atividades
formativas e profissionalizantes. Ainda é possível se inscrever para o Curso de Pro Tools, ministrado por Belém
de Oliveira, que aborda desde os elementos mais básicos de interface e
configuração até elementos como automação, plugins, ferramentas de mixagem e
edição. O FESTIVAL Desde a sua estreia na cidade de Goiânia,
em 2017, a BIS propõe uma visão original do cinema contemporâneo, focada no
desenvolvimento dos aspectos sonoros, valorização dos profissionais de som e
formação da escuta do público. O festival, concebido pela F64 Filmes, é uma
realização da F64 Filmes e Idéia Produções, com apoio de SoundTalk, A3pS,
Petra Belas Artes à la Carte, ABRA, API, ABC, Edt.Rio, Guardiã do Ser,
Musimagem Brasil. O projeto foi contemplado pelo Edital de fomento a festivais
de cinema do Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2018. |
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Serviço: 3ª BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro de 2 a 5 de dezembro de 2021 Transmissão: Petra Belas Artes À La Carte Lives Cinemando 29 e 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro Transmissão: Instagram da BIS (@biscinemasonoro) e
canal do YouTube da F64 Filmes. Acompanhe: Instagram: @biscinemasonoro Facebook: @bissonoro |
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