Marieta Severo será homenageada no Inffinito Film Festival, com mostra de filmes online nos EUA e Brasil

 


Na 25ª edição do Inffinito Film Festival, o maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, Marieta Severo será homenageada com uma mostra especial dedicada à sua obra. Seis filmes emblemáticos estrelados pela atriz serão exibidos no Brasil e em todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca: “A Dona da História”, de Daniel Filho; “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati; “Cazuza: O Tempo Não Para”, de Walter Carvalho e Sandra Werneck; “Com Licença, Eu Vou à Luta”, de Lui Farias; “Vendo ou Alugo”, de Betse de Paula; e seu mais recente longa, recém-lançado nos cinemas brasileiros, em junho deste ano, “Noites de Alface” (foto), de Zeca Ferreira.

Para assistir gratuitamente aos longas-metragens, será necessário apenas fazer um cadastro simples na plataforma de streaming www.inff.online.

Marieta Severo foi a primeira convidada da primeira edição do Inffinito Film Festival, em 1997, e apresentou em Miami o então recém-lançado “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati, filme-símbolo da Retomada do Cinema pós governo Collor. Agora, 25 anos depois, as diretoras da Inffinito, Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli homenageiam a atriz, que tem em sua filmografia 34 longas-metragens. “A Marieta representa a força do cinema brasileiro. A força da retomada, simbolizada pelo filme 'Carlota Joaquina', e também a força feminina, com papeis tão marcantes e potentes. Pra gente é uma honra levar a obra da Marieta para todos os Estados Unidos e também para o público brasileiro, numa mostra online gratuita”, diz Adriana L. Dutra.

Marieta Severo vai participar também de uma live, no dia 14 de setembro, às 20h, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), e conversa com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro nesses últimos 25 anos.

O Inffinito Film Festival, que começa no dia 4 de setembro e vai até dia 18 do mesmo mês, terá uma extensa programação, em formato híbrido, com exibições de filmes e shows presenciais ao ar livre em Nova York e Miami e sessões de cinema online através do site www.inff.online.

 

MOSTRA HOMENAGEM MARIETA SEVERO

 

* os filmes ficam disponíveis por 24 horas a partir das datas abaixo

 

5 de setembro (domingo), às 23h

Vendo ou Alugo
Comédia | 2013 | 88 min

Sinopse
Bisavó, avó, mãe e filha dividem uma casa luxuosa que não podem mais manter, e pela proximidade da favela, também não conseguem vender ou alugar. Possíveis compradores vem ver a casa. Durante a visita começa um tiroteio, deixando todos encurralados. Diante da ameaça de vida, pequenos pecados são revelados e situações tragicômicas tomam forma.

Ficha técnica
Produção: Mariza Leão , Marco Aurélio Marcondes e Heloisa Rezende 
Direção: Betse de Paula
Roteiro: Betse de Paula, Maria Lúcia Dahl, Adriana Falcão, Julia de Abreu, and José Roberto Torero
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Elenco: Marieta Severo, Marcos Palmeira, Nathalia Timberg, Silvia Buarque, Beatriz Morgana, Maria Assunção, Nicola Lama e André Mattos
Classificação indicativa: 16 anos

 

9 de setembro (quinta-feira), às 23h

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Comédia | 1995 | 100min

Sinopse
Um painel da vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

Ficha técnica
Produção: Bianca De Felippes
Direção: Carla Camurati
Roteiro: Carla Camurati, Melanie Dimantas, Angus Mitchell
Direção de Fotografia: Breno Silveira
Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira, Ney Latorraca, Vera Holtz, Bel Kutner
Classificação indicativa: 12 anos

 

10 de setembro (sexta-feira), às 23h

A Dona da História
Comédia Romântica | 2004 | 84min

Sinopse
Carolina está em crise e passa a questionar seu percurso, suas ações e expectativas. Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos. Na maturidade, Carolina tem o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido.

Ficha técnica
Produção:  Daniel Filho
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Daniel Filho, João Falcão, João Emanuel Carneiro
Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer
Elenco: Marieta Severo, Débora Falabella, Antônio Fagundes, Rodrigo Santoro, Fernanda Lima, Giulia Gam.
Classificação indicativa: 10 anos

 

11 de setembro (sábado), às 23h

Cazuza: O Tempo não Para
Drama | 2004 | 96min

Sinopse
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids. 

Ficha técnica
Produção:  Daniel Filho
Direção: Walter Carvalho, Sandra Werneck
Roteiro: Fernando Bonassi, Victor Navas
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Elenco: Marieta Severo, Daniel Oliveira, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão, Leandra Leal, Emílio de Mello, André Gonçalves
Classificação indicativa: 16 anos

 

16 de setembro (quinta-feira), às 23h

Noites de Alface
Drama | 2021 | 87min

Sinopse
Ada (Marieta Severo) e Otto (Everaldo Pontes) passaram a vida toda em uma bucólica cidade no interior, onde todos se conhecem. A rotina pacata do casal e de seus vizinhos ganha contornos de mistério com o sumiço repentino do carteiro.

Ficha técnica
Produção: Marcelo Pedrazzi, Alexandre Rocha
Direção: Zeca Ferreira
Roteiro: Zeca Ferreira
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Elenco: Marieta Severo e Everaldo Pontes
Classificação indicativa: 12 anos

 

17 de setembro (sexta-feira), às 23h

Com Licença, Eu Vou à Luta
Drama | 1986 | 84 min

Sinopse
Mãe, pai, avó, filho e filha fazem parte de uma família de classe média espremida em um pequeno apartamento em Nilópolis, subúrbio do Rio de Janeiro. Eliane é uma adolescente de quinze anos e contra a vontade da mãe, insiste em namorar Otávio, um homem de trinta e três. O filme trata com humor e drama, a neurótica relação de uma família envolta com a possibilidade da perda da virgindade da filha.

Ficha técnica
Produção: Roberto Farias
Direção: Lui Farias
Roteiro: Lui Farias, Roberto Farias e Eliane Maciel (livro)
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Elenco: Marieta Severo, Reginaldo Farias, Carlos Augusto Strazzer, Fernanda Torres
Classificação indicativa: 12 anos

 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba