"LOS LOBOS", filme premiado em Berlim, estreia nesta quinta (16)

 


Dirigido por Samuel Kishi Leopo, LOS LOBOS estreia no cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. O filme teve sua premiére mundial na mostra Geração do Festival de Berlim, onde conquistou o Grande Prêmio do Júri Internacional para Melhor Filme. No Brasil foi exibido no 9o Festival Olhar de Cinema de Curitiba, onde também recebeu a premiação de Melhor Filme da mostra. 

LOS LOBOS é inspirado na história de vida do próprio diretor, e acompanha a história dos irmãos Maxy e Leo, que junto com sua mãe Lúcia, cruzam a fronteira do México com os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. “Quando eu tinha cinco anos, minha mãe deixou meu pai e levou eu e meu irmão de três anos para os EUA. Cruzamos a fronteira com visto de turistas ao declarar que íamos para a Disneylândia. Minha mãe não tinha nenhum emprego, não falava inglês e não tínhamos um lugar seguro para morar. Ao viajar às pressas nossas posses eram apenas algumas roupas, alguns brinquedos e um gravador de fitas.”, conta o diretor Samuel Kishi Leopo.

Assim, como na vida real, Lúcia encontra um lugar para ficar, de acordo com o pouco dinheiro que tem, e ainda precisa sair para trabalhar e assim deixar as duas crianças sozinhas no pequeno apartamento recém alugado. Utilizando a imaginação como ferramenta para passar o tempo, as crianças criam uma visão do mundo através dos obstáculos da saudade e do tédio que os rodeiam. Enquanto esperam a mãe voltar, pensam na promessa que ela fez sobre ir para a "Disneylândia".

A nova vizinhança de Maxy e Leo é composta por vários imigrantes, entre eles latinos, chineses, todos na mesma situação que a sua, sinalizando uma imposição de um tipo de vida onde aceitam as atuais conjunturas por falta de melhores caminhos a seguir naquele momento. 

“Foi muito importante para mim basear-me nas histórias e vivências da comunidade imigrante de Albuquerque para a produção deste filme. Fiz uma mistura de elementos ficcionais e documentais em LOS LOBOS, e fui compondo caracteres fictícios em locais reais, seus arredores e o multiculturalismo que se construiu para a comunidade de imigrantes.”, diz o diretor Samuel Kishi Leopo. 

LOS LOBOS é um singelo retrato sobre uma família imigrante em terras estrangeiras onde não são exatamente bem-vindos e sobre como laços improváveis podem ser feitos quando encontra-se um denominador comum. Como um abraço, o filme mostra o acolhimento entre mãe e filhos que precisam crescer para entender o mundo ao seu redor, e as decisões de uma mãe solo, para fazer com que tenham um futuro melhor do que o seu.

LOS LOBOS, estreia nos cinemas com distribuição da Vitrine Filmes

Sinopse:

Max e Leo, têm 8 e 5 anos, e acabam de imigrar para os Estados Unidos com a mãe. Seus dias passam dentro de um minúsculo apartamento, enquanto esperam sua mãe voltar do trabalho, com a esperança de viajar para a Disney e finalmente conhecer o mundo lá fora. Porém, os meninos terão que crescer prematuramente para entender as motivações de sua mãe.

Ficha Técnica:

LOS LOBOS (The Wolves)

Direção: Samuel Kishi Leopo

Roteiro: Samuel Kishi Leopo, Luis Briones e Sofía Gómez-Córdova

Elenco: Martha Reyes Arias, Maximiliano Nájar Márquez, 

Leonardo Nájar Márquez e Cici Lau

Ano: 2019

País: México

Gênero: Drama

Duração: 95 min.


Nenhum comentário:

Fuga Fantasma: "Ghostbusters - Apocalipse de Gelo" ganha aplicativo de realidade aumentada

Alerta de frio intenso: o Arrepio da Morte está dominando a cidade e os Ghostbusters precisam da sua ajuda! ‘Ghostbusters - Apocalipse de Ge...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba