Festival ANIMAGE anuncia edição em outubro com programação online e sessões presenciais

Um dos principais eventos do cinema de animação no Brasil realiza sua 11ª edição em formato híbrido com mostra competitiva de curtas, longas, oficinas, entrevistas e masterclasses - tudo com acesso gratuito

 

O ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco celebra a produção artística do cinema de animação entre os dias 08 e 17 de outubro. O evento, que é um dos mais importantes do gênero no Brasil, será em formato híbrido, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque, tradicional reduto da cinéfila em Pernambuco, recém-reinaugurado após um minucioso processo de restauração e com equipamentos de som e projeção de última geração.

Em sua 11ª edição, o ANIMAGE trará competição de curtas-metragens, longas inéditos, mostras especiais, oficinas para crianças, iniciantes e profissionais, além de masterclasses, entrevistas e painéis, tudo com acesso gratuito. Entre as mostras especiais de curtas-metragens, exibição de Mostra Africana, Mostra Pernambucana, entre outras temáticas, além da programação para o público infantil.

Em sua Mostra Competitiva, o festival premia os melhores filmes selecionados nas categorias Melhor Curta-Metragem (este com prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00), Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, além da melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

Grande parte da vasta programação do festival será online e poderá ser acessada gratuitamente no site do evento, através da plataforma Shift72. No presencial, o ANIMAGE levará para o Teatro do Parque uma programação focada em longas metragens. A capacidade total do teatro é de 806 lugares, mas durante a pandemia a ocupação está limitada a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção ao Covid-19.

A cada ano percebemos a importância que o festival tem para o público, para os animadores e para toda a cadeia produtiva da animação. A importância de realizar o evento num momento como esse ganha outro significado, principalmente pela possibilidade de retomar as atividades de forma presencial no Teatro do Parque ”, observa Antonio Gutierrez, o Gutie, idealizador do festival.
 

A proposta do ANIMAGE é promover a originalidade e a diversidade da animação. A ideia é trazer ao público a riqueza de técnicas e temáticas da produção de diversos países

"Nosso perfil sempre foi mais artístico e menos industrial e mercadológico. Buscamos oferecer ao público filmes que se destaquem por uma expressão pessoal marcante, autoralidade e uma estética artística evidente, nas mais diferentes técnicas", diz Júlio Cavani, curador do festival.

O festival recebeu este ano mais de 1200 inscrições de realizadores para sua competição de curtas, um número expressivo que reflete a abundante produção audiovisual desse segmento em todo o mundo. A mostra traz ainda trabalhos de países africanos e latino-americanos, como Congo, África do Sul, Chile, Argentina, México e Brasil.

A arte oficial desta edição é assinada pela ilustradora e artista plástica paulista Elisa Carareto, anualmente o festival convida um artista para esta criação que representa a edição.
 

O ANIMAGE tem incentivo do FUNCULTURA, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e patrocínio Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, via SIC. Realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.


Serviço:
Animage – 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 08 a 17 de outubro de 2021
Exibições online pelo site do evento e sessões presenciais no Teatro do Parque, no Centro do Recife. 
Acesso gratuito em todas as atividades. 
A programação será divulgada em breve.
www.animagefestival.com

Nenhum comentário:

MUBI promove conversas entre realizadores e acadêmicos em outubro

Para conectar ainda mais estudantes com o universo do cinema, a MUBI, distribuidora e serviço global de streaming com curadoria, promove de ...