Clássicos do Cinema Mundial, Helena Ignez e muito mais esta semana no Sesc Digital

                                              “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini 

A plataforma Sesc Digital recebe a  partir de quinta-feira, 23/9, a estreia de dois clássicos da história do cinema: “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini, e “Belíssima”, de Luchino Visconti, além do documentário “Chá com Damas”, de  Roger Michell,  e do longa brasileiro “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira.

O Cineclubinho recebe a estreia do filme brasileiro “Guigo Offline”, de René Guerra.

“The Case Of You”, de Alison Kuhn, é a segunda estreia da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, correalizada com o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Na quarta, 22/9, o CineSesc realiza uma live em homenagem a Helena Ignez, com participação da artista, do crítico Ismail Xavier e mediação dos pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira, autores do livro “Helena Ignez, Atriz Experimental”. O encontro acontece às 19h, no canal do CineSesc no Youtube. “O Bandido da Luz Vermelha”, estrelado por Helena, e “Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, dirigido por ela, estreiam na série Cinema #EmCasaComSesc.

 

Com curadoria do CineSesc, os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa

Na próxima quarta-feira,  22/9, às 19h, O CineSesc realiza uma live em homenagem a Helena Ignez, atriz, roteirista e diretora brasileira, celebrando o lançamento do livro “Helena Ignez, Atriz Experimental” (Edições Sesc SP), dos pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira. O encontro acontece no canal do CineSesc no Youtube (youtube.com/cinesesc), com participação da artista, dos autores e do crítico Ismail Xavier. A homenagem se completa com a estreia dos filmes “O Bandido da Luz Vermelha” e “Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, na série Cinema #EmCasaComSesc.

Quinta-feira, 23/9, a série Cinema #EmCasaComSesc recebe “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini, que traz Anna Magnani numa Roma ocupada pelos nazistas em 1944. O longa foi sucesso de crítica e recebeu o Grande Prêmio no Festival de Cannes, além de ser considerado obra fundamental do Neorrealismo Italiano. O movimento cultural que marcou a Itália pós-guerra também tem em Luchino Visconti um grande expoente. “Belíssima”, outra estreia da semana, foi filmado por Visconti em 1951 e também traz Magnani como protagonista, mas, desta vez, no papel de uma mãe que faz de tudo para que sua filha vire uma estrela mirim do cinema. 

Outro destaque da programação é o simpático documentário “Chá com Damas”, de Roger Michell, que mostra as veteranas atrizes e amigas inglesas Maggie Smith, Judi Dench, Eileen Atkins e Joan Plowright em uma tarde de chá com muitas lembranças e risadas. O longa brasileiro “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira, conta a história de uma adolescente que precisa aprender a se relacionar com o pai cego após a morte da avó, enquanto descobre sua sexualidade. 

O Cineclubinho recebe o premiado “Guigo Offline”, de René Guerra (Melhor Filme no Festival Mix Brasil 2017). No filme, Guigo, um menino de 12 anos, está perdidamente apaixonado por sua colega Sabrina. Certo dia, ele viaja para uma pescaria e descobre que está completamente sem sinal de internet. A impossibilidade de trocar mensagens com Sabrina o deixa ansioso.  Além disso, ele ainda terá de lidar com outra situação: Guigo descobre que seu pai tem um namorado. 

Nesta quinta, a plataforma  recebe “The Case You”, que mostra seis jovens aspirantes a atriz, incluindo a diretora Alison Kuhn, dispostas a falar sobre  o teste traumático que realizaram para um filme, no qual foram abusadas e filmadas pelos supostos cineastas. O documentário é a segunda estreia da Mostra Alemã de Cinema: Elas dirigem!, correalizada entre o  Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e o Sesc SP e segue até 27 de outubro, sempre com uma nova estreia todas as quinta-feiras. 

  

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA 

ESTREIAS 22/9

### CINEMA #EMCASACOMSESC ###

sescsp.org.br/cinemaemcasa


Nenhum comentário:

MUBI promove conversas entre realizadores e acadêmicos em outubro

Para conectar ainda mais estudantes com o universo do cinema, a MUBI, distribuidora e serviço global de streaming com curadoria, promove de ...