OS PREMIADOS “AS INVASÕES BÁRBARAS” E “EM PEDAÇOS” ESTREIAM NESTA QUINTA NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC


Com curadoria do CineSesc, a plataforma Sesc Digital recebe a  partir de quinta-feira, 5/8, as estreias de dois premiados longas internacionais: “As Invasões Bárbaras”, vencedor  do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o drama “Em Pedaços”, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filmes Estrangeiro, além do documentário musical brasileiro “Fevereiros”.

A partir de segunda, 9/8, o CineClubinho recebe uma programação especial de filmes participantes do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021.

A mostra Luta Yanomami: Cinema como Aliado segue em cartaz até 13/8 

Nesta quinta-feira, dia 5/8, a série Cinema #EmCasaComSesc recebe  “As Invasões Bárbaras”, de Denys Arcand que conta a história de um homem a beira da morte que tenta encarar seu passado junto de seus amigos. O filme trata de forma bem humorada temas difíceis como a doença e a morte e marca o retorno dos principais personagens de “O Declínio do Império Americano”, grande sucesso do diretor lançado 17 anos antes. Sucesso de crítica e de público, “As Invasões Bárbaras" recebeu os prêmios de Melhor Roteiro e de Melhor Atriz, para Marie-Josée Croze, no Festival de Cannes em 2003 e foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004. 

Diane Kruger também foi premiada no Festival de Cannes, em 2017, por seu papel no drama alemão “Em Pedaços”. No longa, dirigido por Fatih Akın, ela interpreta Katja, uma mulher que busca vingança pela morte de seu marido e seu filho após um atentado a bomba. Muito bem recebido pela crítica nacional e internacional, o filme foi o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2018.

“Fevereiros”, documentário musical de Marcio Debellian, registra a vitória da escola de samba Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

CINECLUBINHO

A partir de segunda-feira, 9 de agosto, o CineClubinho recebe uma programação especial de filmes participantes do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2021. Realizado pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, em parceria com a Spcine, Sesc São Paulo, Goethe-Institut São Paulo e Fundação Prix Jeunesse International, o evento, que acontece há mais de 18 anos, é um ponto de encontro para produtores audiovisuais com foco e especialidade nos segmentos infantil e juvenil, sempre valorizando a diversidade e a riqueza cultural das obras exibidas. Confira a programação completa do festival em comkids.com.br. No CineClubinho, os filmes ficam disponíveis gratuitamente por 90 dias e podem ser assistidos no site: sescsp.org.br/cineclubinho.


MOSTRA LUTA YANOMAMI: CINEMA COMO ALIADO

Até dia 13 de agosto, a plataforma Sesc Digital recebe a programação especial Luta Yanomami: Cinema como Aliado.  Com curadoria das antropólogas Majoí Fávero Gongora e Ana Maria Machado, em parceria com o CineSesc, a mostra recebe longas, médias e curtas-metragens. Além dos filmes, a mostra traz um ciclo de encontros com especialistas e ativistas indígenas, nos dias 3, 5, 10 e 12 de agosto, terças e quintas,  das 14h às 16h. Os encontros serão fechados e as inscrições já foram contempladas.

A mostra de filmes integrada ao ciclo de encontros tem por objetivo ampliar o alcance das vozes yanomami.

Serão exibidos sete filmes produzidos na última década por diretores yanomami e não indígenas e haverá quatro encontros com a participação de convidados indígenas e aliados da causa, yanomami para aprofundar temas abordados nos filmes e os principais problemas enfrentados pelos yanomami.

Fugindo de estereótipos, os filmes apresentados na mostra registram a vida dos yanomami de uma forma sensível, com olhares voltados à beleza e à diversidade que marca a existência do grupo. Como um mosaico, os filmes trazem ao público temas como mitologia, festa, xamanismo, caçada, vida das mulheres, cotidiano comunitário e abordam problemáticas ligadas à invasão garimpeira, à luta política e à aliança com os não indígenas.

Luta Yanomami: Cinema como Aliado busca visibilizar a situação vivida pelos yanomami e fazer ecoar seus pedidos de socorro que têm sido ignorados nos últimos anos. Em 2020, o Fórum de Lideranças yanomami e ye'kwana liderou a campanha #ForaGarimpoForaCovid pela retirada dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, como forma de impedir a disseminação da Covid-19, a destruição das florestas e dos rios e o ciclo de violências que o garimpo gera nas aldeias. Em 2021, a atividade garimpeira seguiu em franca expansão e a integridade física dos yanomami está gravemente ameaçada, tendo em vista os crescentes ataques armados e o aliciamento promovidos por garimpeiros nas comunidades.

Em tempos de urgência, o cinema, ao estabelecer elos entre povos, possibilita que mais pessoas se aproximem dos yanomami e se sensibilizem por sua luta, transpondo fronteiras e permitindo o surgimento de novas alianças em defesa das florestas e dos povos que as mantêm em pé.

CINESESC DIGITAL - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

### CINEMA #EMCASACOMSESC ###
sescsp.org.br/cinemaemcasa

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba