Festival O NOVÍSSIMO CINEMA DA PARAÍBA


Entre os dias 5 e 18 de agosto, o À La Carte exibe com exclusividade o festival “O Novíssimo Cinema da Paraíba”. A mostra, composta por sete longas e dezessete curtas-metragens, leva aos assinantes e não assinantes do streaming o que há de melhor na produção cinematográfica recente do Estado. O festival é realizado em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, e tem início em uma data importante: no dia 5 de agosto é celebrada a fundação da Paraíba.  Nos dias 10 e 11 de agosto acontecem duas super programações paralelas do festival, com conversas ao vivo sobre os filmes e o mercado de cinema na Paraíba.

“São onze anos da implementação da política pública de produção de obras cinematográficas pela Fundação Cultural de João Pessoa/Funjope, o Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, que leva o nome do cineasta primeiro da nossa Paraíba, que na década de vinte, com uma câmera 35mm, desbravou o Estado da Paraíba, do sertão ao litoral, documentando as mais diversas manifestações da nossa cultura, e em 1929 lança o filme Sob o 'Ceo Nordestino'”, explica Paulo Roberto, Gerente da Divisão de Audiovisual e Curador da Mostra. “Com essa implementação inaugurou-se o Novíssimo Cinema da Paraíba, uma produção alicerçada na organização da classe trabalhadora do cinema local, que conquistou os meios de produção e agora colhe os seus frutos. São filmes de curta e longa-metragem, que, por meio de documentários e ficções,  convidam a descobrir as diversas Parahybas desse Estado alicerçado na sua cultura marcante e multifacetada”, completa.

Entre os destaques do festival estão dois filmes inéditos: o longa “A república da selva”, de Manoel Fernandes Neto, que retrata uma república de estudantes localizada no litoral da Paraíba, meses após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, e o rescaldo de uma ebulição política sem precedentes, e o curta “Cabidela's bar”, de Tadeu de Brito.

Outros destaques são os filmes premiados: “Sol alegria”, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, longa que conta com a participação de Ney Matogrosso no elenco e que teve sua première no Festival de Roterdã, na Holanda, para depois chegar ao Olhar de Cinema, em Curitiba, onde venceu o prêmio especial do júri no Festival;  “Rebento”, de  André Morais, vencedor dos prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz no Diorama Film Festival, na Índia; e “Faixa de Gaza”, com Marcélia Cartaxo, uma história que se passa em um conjunto habitacional de periferia e acompanha Mago, chefe de um bando de jovens os aliciando. O curta participou de 15 festivais e mostras de cinema, entre elas duas participações internacionais nos Estados Unidos e Angola, colecionando dez prêmios.  

+       Programação paralela

Nos dias 10 e 11 de agosto acontecem duas super programações especiais do festival com conversas ao vivo sobre os filmes e o mercado de cinema na Paraíba. As lives são gratuitas e acontecem no canal do YouTube do À La Carte.

 

10.08 l 19h l O Novíssimo Cinema da Paraíba

Com Torquato Joel, diretor de “Ambiente Familiar”, Bertrand Lira, diretor de  “Seu Amor de Volta...”, Tavinho Teixeira, diretor de "Sol Alegria", Eliezer Rolim, diretor de "Beiço de Estrada" e André Morais, diretor de "Rebento", com mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano.

Participe do debate.

 

11.08 l 19h l O Mercado de Cinema na Paraíba

Com Manoel Fernandes, diretor de "A República das Selvas", Rodolpho de Barros, diretor de "A Ética das Hienas", Lúcio César, diretor de “Faixa de Gaza”, Oto Cabral, diretor de "Animais na Pista", Odécio Antônio, diretor de "Continuo" e "Menino Azul", com mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano.

Participe do debate.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba