Dirigido por Maria Clara Escobar, DESTERRO está no Festival do Rio



Maria Clara Escobar escreveu e dirigiu o longa metragem DESTERRO, sua primeira ficção, que acaba de ser selecionada para o Tiger Awards Competition no 49o Festival Internacional de Cinema de Roterdam, que acontece em janeiro. 

O filme acompanha Laura (Carla Kinzo) e o que se passa dentro dela, as coisas não se encaixam. O mesmo desencaixe que está entre os corpos de Laura e Israel (Otto Jr.). DESTERRO é uma atmosfera que acompanha esses corpos em desencontro. 

"DESTERRO é esse embate, essa falha. Penso que o próprio gesto de fazer um filme é sempre um pouco isso, se elaborar um desejo, pensar em imagens e nunca conseguir exatamente realizar aquilo, realizar outra coisa. Pensar o cinema e os modos de visibilidade a partir da ideia do descompasso é para mim a única forma de pensar o cinema.", diz Maria Clara Escobar. 

Depois de dirigir o documentário OS DIAS COM ELE, sobre sua relação com seu pai, a diretora cria seu primeiro longa de ficção, DESTERRO, construído a partir de um argumento poético, com referências de poemas e poetas, em parceria com alguns colaboradores como da própria protagonista do filme Carla Kinzo e o cineasta Caetano Gotardo. O filme nasce por conta de um desejo de olhar para o que é poesia no concreto, do que é material e pensar na palavra e na imagem como um caminho de ligação com as coisas concretas. 

DESTERRO tem citações de poemas, e não se prende a vida real. Quando foi escrito, no próprio roteiro Maria Clara Escobar sinalizou em cada cena um poema como referência, ou uma imagem. "Para mim o trabalho do roteiro é pegar uma ideia ou um sentimento, transformar em palavras e depois transformar essas palavras em ideias e sentimentos de novo. Me parece que ficar restrita à ideia de que as palavras têm que gerar imagens específicas para quem vai ler o roteiro é um dogma que talvez não sirva para todo filme.", explica a diretora.

O elenco é composto por Carla Kinzo e Otto Jr. e conta ainda com a participações de atrizes importantes do cinema nacinal como Georgette Fadel (O Banquete), Isabél Zuaa (As Boas Maneiras), Bárbara Colen (Bacurau) e Maria José Novais Oliveira (Temporada). A fotografia é de Bruno Risas, coreografia de Flávia Meirelles, fundamental na preparação física dos atores, e direção de arte de Juliana Lobo e produção da Filmes de Abril, em co-produção da Terratreme Filmes e Frutacine. No Brasil o filme tem distribuição comercial da Embauba Filmes. 

Sinopse: 

Uma casa está em chamas. Todas as casas.
Uma viagem resulta em várias viagens e essa é sem regresso. Muitas mulheres falam. Contam suas histórias.
A perda, a morte e a luta por ser, ao lado dos outros. 

Ficha técnica: 

Direção e Roteiro MARIA CLARA ESCOBAR 

Direção de Fotografia BRUNO RISAS 

Direção de Arte JULIANA LOBO 

Montagem PATRÍCIA SARAMAGO 

Som TALES MANFRINATO 

Edição de Som NAHUEL PALENQUE 

Mistura de Som LEANDRO DE LOREDO 

Produção FILMES DE ABRIL 

Co-produção TERRATREME FILMES e FRUTACINE 

Produtores PAULA PRIPAS JOÃO MATOS
IVAN EIBUSZYC 

Distribuidora EMBAÚBA FILMES 

Duração: 123 minutos 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba