Canção tema do filme Valentina é lançada nas plataformas digitais pela banda Tuyo.

A inserção de vozes marginalizadas em grandes centros sempre foi um movimento muito natural na construção da Tuyo. Assim, Lio, Lay Soares e Jean Machado vão ecoando pelos lugares certos e deixando as portas abertas. Em Valentina, o trio assina a trilha sonora original, com destaque para a canção “Eu Nasci Ali”, uma coautoria com a cantora e compositora Xan, uma artista trans, na faixa que sintetiza a potência do longa. A trama conta a história de uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe para um recomeço, e acaba por lidar com uma série de processos, infelizmente, comuns a pessoas trans no ambiente escolar. Agora, após ganhar 15 prêmios em festivais pelo globo, o filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 19 de agosto, e a canção tema chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 20 de agosto  (ouça aqui). 

"O processo de criação da música ‘Eu Nasci Ali’ foi muito importante pra mim, pois eu já conhecia a Thiessa Woinbackk há tempos. Lembro de assistir aos vídeos dela no YouTube e como aquilo influenciou na minha transição também”, relata Xan, que também já nutria um vínculo com Lio, Lay e Machado quando dividiam o microfone na banda Simonami, o primeiro grupo do trio antes de formarem a Tuyo. “Esse é o primeiro feat com os três juntos, já tinha feito algo com cada um deles depois da nossa banda, mas com a Tuyo mesmo é o primeiro. Eles acompanharam a minha transição de perto, lembro que as primeiras pessoas que eu contei foram a Lio e o Jean, lá em 2010”, lembra.

O convite para a co-autoria da canção partiu da Tuyo, “foi muito prazeroso dar um passo pra trás e criar para nossa melhor amiga um ambiente em que ela se sentisse segura o suficiente para dividir sua experiência pessoal e transformar isso em poesia”, conta Lio sobre um dos maiores objetivos com a canção, de trazer a artista para frente dos holofotes. E Xan finaliza: “Parece que é um ciclo que cresce cada vez mais e eu fico muito feliz que a minha história seja contada dessa maneira para que outras pessoas possam me ver como exemplo e ver que você pode ser quem você é”.

Ouça “Eu Nasci Ali”, de Tuyo e Xan, aqui
Programação completa aqui


Sinopse:
Valentina, uma menina trans de 17 anos, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe Márcia. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família começa a enfrentar problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. Com o apoio de sua mãe e a ajuda de dois amigos inseparáveis, Valentina precisa enfrentar os haters de plantão e superar o maior desafio de sua vida.

Ficha Técnica:
2021 | Brasil | Drama | 95 min.

Roteirista / diretor: Cássio Pereira dos Santos
Estrelado por Thiessa Woinbackk (Valentina), Guta Stresser (Márcia, mãe de Valentina), Rômulo Braga (Renato, pai de Valentina), Letícia Franco (Amanda), Ronaldo Bonafro (Júlio), Pedro Diniz (Marco) e João Gott (Lauro).
Distribuidora: Anagrama Filmes.


Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba