Bate-papo ao vivo com Lauro Escorel e conversa sobre o Oscar na programa

 



A programação do Petra Belas Artes Digital da próxima semana está recheada de cultura, arte e super dicas! A nova plataforma digital com conteúdo gratuito e exclusivo produzido pela equipe do Belas Artes Grupo, leva semanalmente para os apaixonados pelo universo do cinema, cultura e arte, conteúdos exclusivos e indicações preciosas, que contam sobre o fazer cinema, o mercado cinematográfico e muito mais. 

Entre os destaques está uma conversa ao vivo na terça-feira com o diretor Lauro Escorel e André Sturm, presidente do Belas Artes Grupo. A conversa aborda a carreira de Escorel e seus filmes, em especial “Sonho sem fim”, seu primeiro longa como diretor e que completa 35 anos do seu lançamento em 2021. Já na quinta-feira acontece mais um super bate-papo sobre cinema com um time de especialistas que falam sobre a edição do Oscar deste ano. Os jornalistas e cinéfilos Paula Ferraz, Rafael Argemon, Chico Fireman e Ronaldo Junior dão seus pitacos sobre os favoritos ao prêmio nessa semana decisiva.

O Cine Belas Artes também tem uma surpresa para quem faz cinema! Estão abertas as inscrições para a convocatória “Seu curta no Petra Belas Artes Digital'', que tem como objetivo criar um espaço de lançamento e difusão de curtas-metragens, de qualquer gênero, e que não estejam disponíveis no YouTube. Serão selecionados sete curtas-metragens que serão exibidos no canal do Petra Belas Artes Digital no YouTube, de maio a novembro de 2021. Além disso, em dezembro haverá uma grande exibição gratuita no cinema Petra Belas Artes com todos os vencedores desta convocatória. As inscrições estão abertas no nosso site: www.cinebelasartes.com.br

O Belas Artes Grupo agradece o patrocínio da Petra, e o apoio de seus parceiros: Alpha FM, Abraço Cultural, Casa Natura Musical, Galeria Pivô, Etc Filmes, MAM, MASP, MIS e Museu Afro Brasil.

Confira abaixo a programação completa:

19.04 l Segunda-feira l 18h l Mercado | O trabalho de uma distribuidora de filmes - Vídeo 3

O terceiro vídeo da série sobre o universo de uma distribuidora de cinema, Priscila Santos, coordenadora da distribuidora Pandora Filmes, fala sobre os mais de 30 anos de história da Pandora Filmes.  

Priscila Santos é coordenadora da Pandora Filmes, que integra o Belas Artes Grupo. É responsável pela coordenação de curadoria, vendas, formulação de estratégias de distribuição e produção de lançamentos de filmes nacionais e internacionais, tendo atuado no lançamento de mais de 40 longas.

20.04 l Terça-feira l 18h l  Cinema | “35 anos de Sonho sem fim”, ao vivo com Lauro Escorel e André Sturm

Nesta terça-feira, o Petra Belas Artes Digital recebe Lauro Escorel para um bate-papo ao vivo com André Sturm, presidente do Belas Artes Grupo. A conversa aborda a carreira de Escorel e seus filmes, em especial “Sonho sem fim”, seu primeiro longa como diretor e que completa 35 anos do seu lançamento em 2021. 

Sonho sem fim (Dir. Lauro Escorel, Brasil, 1986, Biografia, 93min, 14 anos) com Carlos Alberto Riccelli, Luiz Carlos Arutin, Vicente Barcellos e Débora Bloch foi o filme de estreia do diretor de fotografia Lauro Escorel como diretor e conta a história biográfica do gaúcho Eduardo Abelim, um dos pioneiros do cinema brasileiro. "Sonho Sem Fim" levou o troféu Kikito em 5 categorias no Festival de Gramado 1985: Prêmio Especial do Júri, Melhor Figurino, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Atriz para Marieta Severo e Melhor Atriz Coadjuvante para Imara Reis. "Sonho sem fim" também recebeu o prêmio de melhor filme do ano de 1986 da crítica cinematográfica do Rio de Janeiro.

Lauro Escorel é um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Como cineasta, dirigiu o longa-metragem “Sonho sem fim” (1985), além de curtas e documentários como “Os libertários” (1976), prêmio Margarida de Prata da CNBB. Foi assistente de Dib Lutfi e Affonso Beato, antes de estrear como diretor de fotografia em São Bernardo (1971), de Leon Hirzsman, que recebeu o prêmio de melhor fotografia em Gramado. Seu trabalho em “Ironweed” (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de “Indecency” (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e “Amelia Earhart: The Final Flight” (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, retomou a parceria com Babenco na direção de fotografia de “Coração iluminado”, que representou o Brasil no Festival de Cannes. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

21.04 l Quarta-feira l 18h l Memória Belas: a sua história marcante com o Cine Petra Belas Artes

Convidamos alguns cinéfilos de carteirinha que estão presentes no dia a dia do cinema para dividir um momento marcante de suas vidas que foi vivido em uma sala de cinema do Belas. Essa semana quem conta sua história é a Patty Fang (@coffinfang), que fala sobre uma de suas muitas experiências vividas no Belas: a sessão de “Bacurau”. 

22.04 l Quinta-feira l 18h l 22.04 Cinema | Aquecimento Oscar:  Os favoritos

Nesta quinta-feira, convidamos um time de especialistas em cinema para falar sobre a edição do Oscar deste ano. Paula Ferraz, Rafael Argemon, Chico Fireman e Ronaldo Junior dão seus pitacos sobre os favoritos ao prêmio nessa semana decisiva, baseando nas demais premiações e nos comentários da  imprensa e crítica especializada.

Sobre os participantes: 

Ronaldo Junior: Jornalista e editor do Cinematic Tips, blog especializado em premiações, com previsões e análises, além de coberturas de festivais, críticas de filmes, dicas e listas. Além disso, escreve para os blogs You!Me!!Dancing! e Trash to Tarkovsky. 

Rafael Argemon é jornalista com 20 anos de experiência em passagem por veículos como O Estado de S. Paulo, UOL, R7, Time Out São Paulo e Huffpost Brasil. Atualmente toca o canal do Instagram O Cara da Locadora (@caradalocadora).

Paula Ferraz é assessora de imprensa especializada em cinema desde 2006, formada em jornalismo e pós-graduada em crítica de cinema pela FAAP. Especializou-se em lançamentos de filmes independentes e já lançou mais 600 filmes, entre brasileiros e das mais diversas nacionalidades. Entre os filmes trabalhados estão: A Origem (2010), Intocáveis (2011), Me Chame Pelo Seu Nome (2018), Melancolia (2011), Parasita (2019), O Farol (2019), Praia do Futuro (2013), O Animal Cordial (2017), A Sombra do Pai (2018), A Vida Invisivel (2019), O Filme da Minha Vida (2017), Entre Irmãs (2016), entre outros.

Chico Fireman é jornalista e faz parte da Associação Brasileira dos  Críticos de Cinema. Escreve para o Filmes do Chico desde 2003 e integra a equipe do podcast Cinema na Varanda.

24.04 l Sábado l 13h l Bela Dica da Marina

Todos os sábados a equipe do Belas Artes Grupo dá dicas quentinhas de cultura, entretenimento, mídia e arte. Neste sábado é a vez da Marina de Castro Alves, gerente de comunicação do Belas Artes Grupo, que indica o disco “Carnage”, de Nick Cave e Warren Ellis. Além do novo álbum dos músicos australianos, ela recomenda para os fãs de Nick Cave dois filmes que estão nosso streaming, o À LA CARTE: “Os Infratores” (2012) que tem roteiro e trilha assinados por Cave e  o clássico de Wim Wender “Asas do Desejo” (1979), em que o músico faz muito mais que uma participação especial. 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba