ucesso do Festival Varilux, NOTRE DAME, estreou nesta quinta-feira (11/02)


Uma comédia romântica que é uma verdadeira declaração de amor a Paris

“Uma história sobre um fracasso relacionado à arquitetura.“, é assim que a diretora Valérie Donzelli, define NOTRE DAME, que estreia nos cinemas brasileiros, nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro. O filme acompanha Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, que conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame.

Maud é uma versão mais adulta e madura de Adèle, da Rainha de Copas (La Reine des pommes): uma parisiense, que agora tem emprego e filhos, é cheia de energia cuida de tudo: seus filhos e seu ex, Martial, que vem e fica em casa toda vez que briga com sua nova namorada; e está constantemente correndo por todo o lugar. Uma mulher contemporânea que não para por um minuto e sempre se mantém ocupada - embora ela realmente não saiba o motivo, é totalmente incapaz de parar por um segundo para dar uma boa olhada nas coisas e tomar as decisões que precisariam ser feitas para que sua vida fosse mais fácil. “Maud carrega dentro de si essa força motriz, esse impulso neurótico que a impede de parar. Maud Crayon sou eu até certo ponto, mas também todas as mulheres em ambientes urbanos, que trabalham e assumem tudo.”, explica a diretora Valérie Donzelli.

NOTRE DAME, é acima de tudo, uma fantástica declaração de amor a Paris. Já que a diretora filma a cidade com o amor de quem nasceu e cresceu naquele mundo, em suas palavras: “Paris tem passado por um período muito difícil desde os ataques de 2015, e agora é como se estivéssemos em um estado permanente de caos. Até parece diferente. A cada cinco minutos, podemos ouvir o som áspero das sirenes da polícia soando. Então, sim, eu queria trazer sua beleza de volta ao primeiro plano, mas sem minimizar sua violência e pobreza, incluindo todas as pessoas que têm que viver e dormir nas ruas ...”.

O filme foi um dos destaques do Festival Varlix de Cinema Francês de 2020, e foi exibido no Locarno Intenational Film Festival, agora chega aos cinemas com distribuição da Califórnia Filmes.

Sinopse

Maud Crayon, arquiteta e mãe de duas crianças, conquista – graças a um mal-entendido – o grande concurso promovido pela prefeitura de Paris para reformar o pátio diante da catedral de Notre-Dame... Às voltas com essa nova responsabilidade, ela se vê em meio a uma tempestade ao ter de lidar ao mesmo tempo com um antigo amor da juventude que reaparece de repente e com o pai de seus filhos, a quem não chega a abandonar completamente.

Ficha Técnica 

Direção: Valérie Donzelli

Elenco: Valérie Donzelli, Pierre Deladonchamps, Thomas Scimeca

Gênero: Comédia

País: França

Ano: 2019

Duração: 90 min

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba