“ALVORADA”, DE ANNA MUYLAERT E LÔ POLITI, TEM TEASER DIVULGADO


Filme é um retrato intimista da presidente Dilma Rousseff, durante o período de reclusão no Palácio da Alvorada para enfrentar o processo de impeachment, que a destituiu do cargo

Com estreia apontada para o primeiro semestre de 2021 e selecionado para estrear mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Havana “ALVORADA”, novo filme das diretoras Anna Muylaert e Lô Politi, narra, com uma proximidade e intimidade sem precedentes, o dia a dia de um chefe de estado em sua residência oficial - a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Alvorada - no período mais tenso e dramático da história recente do Brasil: O processo de impeachment que acabou por afastar a primeira mulher eleita presidente do Brasil.  

“ALVORADA”, foi filmado durante o período de julgamento do impeachment de Dilma Roussef em 2016, feito no calor da hora, em tom de urgência e emergência.  Cientes de que outros filmes já estavam sendo feitos sobre os fatos que se desenrolavam  no Congresso e na sociedade civil  (a maioria deles dirigidos por mulheres), as diretoras e equipe de “ALVORADA”, optaram por abrir a câmera exclusivamente no espaço fechado do Palácio residencial da presidente.  “Nossa ideia era registrar o movimento de todos os andares, como num microcosmos que de alguma forma, refletisse as consequências do golpe em cada setor de nossa estrutura social. “, diz Anna Muylaert, que completa, “O resultado acabou sendo surpreendente também para nós. O que vimos ali, além do melancólico epílogo de um período de governo popular, também e paradoxalmente, o fortalecimento de uma mulher, que embora estivesse sendo o alvo de todo o tipo de violência, não esmoreceu, nem tomou os acontecimentos contra ela de forma pessoal, sempre mantendo uma visão lúcida da história e ciente da onda de retrocesso que estava por vir e veio.”.  

Embora o veredito final demore a chegar, o filme mostra a aproximação do impeachment através dos corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, acompanhando o vai de vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, os sussurros, os telefonemas sem fim, uma tensão crescente da Presidente, dos funcionários, assessores e ex-ministros, perplexos e quase sem ação. “O mais impressionante para mim era o silêncio do palácio, aqueles espaços enormes, claros e arejados desenhados por Niemeyer, preenchidos por um silêncio denso, pesado - parecia que a nuvem negra que envolveria o país a partir do impeachment estava se formando ali, naquele momento, na frente da nossa câmara.”, diz Lô Politi.

E durante esse período, conforme os dias vão passando, o filme vai revelando aspectos inéditos da personalidade de Dilma, na medida em que retrata a Presidente em conversas informais sobre política, história, literatura e, principalmente, sobre si mesma. “ALVORADA” não é um documentário que se propõe a explicar detalhadamente todo o processo de impeachment, mas sim um filme que observa o lado humano deste processo de dentro da residência oficial da sua personagem principal. Como diz Anna Muylaert, “ALVORADA” não é apenas um documento sobre o golpe de 2016, mas principalmente sobre como a presença de uma mulher valente no topo de um sistema patriarcal pode ser perigosa para suas estruturas.”

 

Sinopse:

O filme narra de um ponto de vista íntimo, o dia a dia da Presidente Dilma Rousseff na sua residência oficial, o Palácio do Alvorada, enquanto aguardava o veredito de impeachment que acabou afastando a primeira mulher presidenta do Brasil.  Retratando os corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, vemos o vai de vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, sussurros e telefonemas sem fim.  Sentimos a tensão crescente dos funcionários, assessores,  ex-ministros, perplexos e quase sem ação. Um grupo ou outro chega para dar apoio à presidente que cai.  Mas o naufrágio parece inevitável.



Ficha Técnica:

Direção: Anna Muylaert e Lô Politi

Distribuição: Vitrine Filmes

Produtores: Lô Politi, Anna Muylaert e Ivan Melo

Gênero: Documentário

Duração: 80 min

Classificação: a definir


Nenhum comentário:

Smiling Friends: segunda temporada estreia na Max e no Adult Swim

 A animação de comédia SMILING FRIENDS retorna para sua segunda temporada de oito episódios no domingo, 12 de maio, na Max, e a partir do di...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba