ÁFRICA DO SUL É UMA DAS MOSTRAS DO FESTIVAL GRIOT

 Um olhar diferente sobre a África


Até o dia 20 de dezembro estará disponível na plataforma TODESPLAY obras selecionadas a dedo para compor o Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo. Uma das Mostras traz um destaque para obras da África do Sul que em meio a tantos estereótipos, assistir aos filmes da Mostra será possível produzir um novo olhar sobre a percepção africana nas telas.

“Mthunzi”, de Tebogo Malebogo, trouxe um recorte de como a sociedade, branca – eurocêntrica, apresenta resistência em descontruir estigmas em relação ao povo negro. Esta perspectiva é levantada porque mesmo o personagem Mthunzi agindo em proteção à pessoa ferida, sofre pelo julgamento de não pertencimento daquele local. 

“Story of A Baked Brownie”, de Elelwani Netshifhire, é um curta-metragem que lembra muito a trajetória de “Black is King”, de Beyoncé, em referência a imponência, majestosa e beleza da pele negra, só que direcionada às mulheres negras retintas.

As questões raciais se afastam um pouco da lente em “2 Grams and a Sunrise”, de Malusi Bengu, quando acompanhamos a saga de Zee, uma estrela de pop Gqom, em busca de seu Pai, em Hillborw e acaba indo de encontro com memórias profundas da infância. Seria um resgate dela ou do Pai? É uma discussão após o filme.


 
Em “The Initiate”, de Keitumetse Qhal, a obra vai de encontro a desconstrução de tradições. O dilema de uma jovem que volta para a casa do Pai e tem de participar de uma cerimônia para provar a sua virgindade. Uma história de afeto familiar, prioridades da vida adulta e sobretudo de amor próprio. 

Uma maneira conceitual de mostrar a vivência de um filho dependente químico e a ação da Mãe frente ao problema é apresentada em “Son of the Soil”, de Siyabonga Mbele. Entre danças, narração, sons de frustação e uma fotografia primorosa o diretor nos permite mergulhar em meio a angústia de um possível despertar do doente em contraponto com a possível perda de uma Mãe.


 
Para assistir aos filmes é só acessar a plataforma TODESPLAY, mas fique atento, pois as obras fazem parte de uma programação podendo ficar de 24h a 48h disponíveis. Toda a programação completa está no site do Festival.

O Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo tem o apoio da TODESPLAY, Olhar Distribuição, O2 Pós, Mubi, Projeto Paradiso, AVEC-PR, ABRACCINE. Incentivo da Celepar e Ebanx. Projeto realizado com apoio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Serviço:

Realização:  Cartografia Filmes.

Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo.

De 11 a 20 de dezembro.

Conheça a programação completa em: www.festivalgriot.com.br

Assista aos filmes na Plataforma da TODESPLAY.

Evento Gratuito.


Sobre a Cartografia Filmes:

A Cartografia Filmes é uma produtora paranaense vocacionada para o audiovisual negro que une trajetórias diversas. Desse território de encruzilhada, nossa atuação se movimenta pelo desejo de compartilhar novas formas de acesso e produção dos bens culturais, fortalecendo e criando espaços coletivos nos eixos de DIFUSÃO, FORMAÇÃO E PRODUÇÃO do audiovisual, de maneira a abrir caminhos na reconstrução de imaginários onde as múltiplas subjetividades sejam livres para exercer sua existência com plena autonomia e potência.

Conheça a Cartografia Filmes

Sobre o Griot - Festival de Cinema Negro Contemporâneo:

O Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo começou em 2018 como Mostra de Cinema Negro Brasileiro com o objetivo de criar um espaço onde pudessem exibir filmes pensados, realizados e protagonizados por pessoas pretas em território nacional. Nas edições anteriores foram exibidos com lotação máxima de público 61 curtas, dois longas e um média. As edições aconteceram com financiamento coletivo.

www.festivalgriot.com.br

 


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba